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Dois Felipes e muitas pedras no caminho. PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 11 September 2013 01:57

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Esta semana não está sendo nada fácil para o automobilismo brasileiro, não é mesmo? Mas temos que tentar não deixar nos abater, que os nossos pilotos não se deixem abater e não deixar o caldeirão do acarajé embolotar a massa.

 

Depois de lermos em todos os sites de automobilismo da Europa, reproduzidos aqui no Brasil em todos os sites e blogs nacionais de que, nesta semana a Ferrari anunciaria o novo piloto da equipe que se juntaria à Fernando Alonso, com todos apostando – e alguns afirmando – que este piloto é Kimi Raikkonen, ninguém tem como falar “eu sabia, eu sabia” quando na tarde de ontem Felipe Massa tratou de acabar com o suspense e parte das especulações anunciando ele mesmo, através das redes sociais, que não será mais piloto da Ferrari em 2014.

 

Na hora do jantar, marido chamou a atenção para uma triste coincidência: terça-feira (ontem) foi dia 10 de setembro... e foi num dia 10 de setembro, em Monza, palco da última corrida, o mesmo palco e o mesmo dia do primeiro título brasileiro na Fórmula 1, conquistado por Emerson Fittipaldi, 41 anos atrás.

 

Aonde Felipe errou para não ter o contrato renovado? Se nos dois anos anteriores a equipe produziu um carro pouco competitivo no início da temporada, que foi melhorando ao longo de cada uma delas, em 2013 o carro começou melhor, mas as atualizações não acompanharam a eficiência da Red Bull de Adrian Newey. E aí, nesta hora, onde é que o piloto tem culpa?

 

Fernando Alonso é um fora de série, um piloto capaz de tirar mais do equipamento que a grande maioria dos demais pilotos, Felipe Massa inclusive. Nesta horas é injusto cobrar de um piloto bom, mas não um fora de série, um desempenho “fora de série”, sem assumir as suas limitações. Por outro lado, não podemos fechar os olhos aos erros cometidos por Felipe em Mônaco e no Canadá, que certamente pesaram muito na “decisão não anunciada” até eu enviar esta coluna para ser publicada, mas como querer cobrar de um piloto resultados quando a equipe erra e o faz, como no GP do último domingo, perder o pódio na parada de Box?

 

Que Felipe Massa seja corajoso o suficiente para, nestas 7 corridas restantes, ignore as ordens de equipe (afinal, não é mais sua equipe) e corra para vencer, que consiga, se puder, andar na frente de Fernando Alonso e deixe claro que é piloto para qualquer grande equipe investir e confiar.

 

Quem também levou um “rabo de arraia” neste final de semana na Itália foi Felipe Nasr. Deu tudo errado na rodada dupla de Monza e a disputa pelo título ficou muito distante com a combinação de resultados e com o fato dele não ter marcado nenhum ponto.

 

Felipe pagou caro pela falta de pontos nas últimas duas rodadas duplas, onde marcou apenas 1 ponto e viu os pilotos mais experientes na categoria e que estavam bem atrás na pontuação como Sam Bird e Fabio Leimer avançarem e liderarem o campeonato. Não vai ser fácil recuperar os 29 pontos de desvantagem nas quatro provas restantes das rodadas duplas de Singapura e Abu Dhabi.

 

Não bastasse esta queda no campeonato e no rendimento da equipe, esta semana Felipe tomou mais um baque: com seu nome especulado – pelo menos aqui no Brasil – para a vaga da Toro Rosso, neste final de semana o “angu de caroço” do Helmut Marko tratou de jogar por terra as pretensões de uma chance na equipe B da empresa, afirmando que o futuro piloto da equipe sairá do programa de formação de pilotos (Antônio Felix da Costa ou Carlos Sainz Junior), que inclusive estiveram nos testes para jovens pilotos de Silverstone.

 

O risco de ficarmos sem piloto na Fórmula 1 em 2014 é grande. Caso nosso Felipes não consigam um lugar no grid, será o primeiro ano, desde 1970, que não estaremos representados no campeonato mai importante do mundo.

 

Até semana que vem e muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça