No seu terceiro ano de atividades o SKB, Super Kart Brasil, por seus idealizadores: Sergio Jimenez, Ruben Carrapatoso, Renato Russo, Dennis e Danilo Dirani, Paulo Carcasci e Andre Nicastro, atingiram o seu objetivo original que era o de promover o kart nacional, trazendo para as pistas os melhores pilotos, o melhor equipamento nas melhores pistas. Foram dois anos com 13 etapas e que deram novo ânimo e abriu novos caminhos ao kart paulista. Foi redescoberto Interlagos para provas locais e foi também reativado o verdadeiro Campeonato Paulista de Kart, campeonato este que se tornou evento oficial do Município de São Paulo, em conjunto com o Campeonato Paulista de Automobilismo. De alguma maneira esvaziou um pouco a Granja Vianna que no decorrer dos anos foi se revelando uma pista com traçado ultrapassado e com regulamentos próprios, nem sempre voltados ao kartista. O evento foi abrilhantado pelas presenças dos Campeões Mundiais Davide Forè (à esq) e Jordon Lenox (à dir) com Gaetano Di Mauro no centro. Porém compromissos particulares fizeram com que os diretores do SKB deixassem de fazer uma temporada inteira e optaram por organizar prova única no ano de 2014. Prova essa que foi grande sucesso e a abertura oficial do kartismo nacional. Os Membros do SKB entregando troféu em homenagem a Gustavo Sondermann, representado pelo mestre Waltinho Travaglini. Nos dias que antecederam a prova e no fim de semana de corridas pudemos observar e projetar algumas coisas para o ano que se inicia: - Uma nova geração de pilotos esta aparecendo e alguns valores começam a se destacar. Não sou jornalista, não sou assessor de imprensa e não recebo nada para promover piloto. Aqui eu listo alguns pilotos que me agradam pela sua rapidez e dedicação ao esporte e naturalmente pelas pessoas que são. Eu tendo a torcer pelos meus amigos, ocorre que meus amigos são realmente muito bons... Nas categorias de base destaco: Rafael Câmara, Leonardo Rufino, Breno Forte, Gariel Betoletto. Rafael Araujo, Pedro Braga e Guilherme Oliva este que acompanho desde o carrinho de bebê e terá sempre meu apoio. Caio Collet. Felipe Drugovich e Caio Collet são meninos especiais que serão grandes kartistas. Gosto também do Gianlucca Petecoff, Pedro Cardoso e do Paulo Coelho. Gosto do Giuliano Raucci que esta se destacando e vai disputar sua terceira temporada europeia. Luca Travaglini ,João Vieira, Olin Galli, Yurik Carvalho, Vitor Batista, Bruno Bertoncello e Arthur Fortunato são muito rápidos e gosto de vê-los guiar. Gaetano Di Mauro.
Agora Guilherme Salas e Gaetano Di Mauro estão sobrando na turma, atingiram o mais alto grau de qualidade para um piloto emergente e tinham que ir embora para o exterior, tentarem a sorte grande. Para ser coerente com minha opinião externada nas colunas anteriores, onde eu demonstro ceticismo quanto a uma carreira de piloto profissional, o Gaetano e Guilherme são exceções. O Fran fez tudo certo... Dennis Dirani. Destaco ainda: A grande evolução dos Birel, dominando as primeiras colocações em quase todas categorias. Mérito do incansável Onassis. - Menor representação da Thechspeed na pista. Gaetano Di Mauro (ao centro) com a equipe CRG. - Equipe Quake2 que mostrou sua qualidade ao vencer na estreia com os seus novos CRG. - Apagada aparição dos Karts Mini. - Ausência da Thunder, do grande Jamil, que tem focado a Copa São Paulo na Granja e que recentemente equipou com exclusividade a Corrida das Estrelas no Beto Carreiro. - Ausência da Mega que domina o mercado do interior de SP mas pouco se preocupa com as provas na Capital. Nelsinho Stanisci. A Mega terá Nelsinho Stanisci como piloto de fábrica na Rotax DD2 Bi-campeâo Brasileiro da modalidade. Ruben Carrapatoso.
- A constante evolução da ART Grand Prix do competente Carrapatoso que terá Danilo Dirani como seu piloto na KZ. Kart Praga
- Apresentação do Praga Kart, chassis sofisticado e de esmerado acabamento, que será representado pelo Fernando Guzzi na Rotax DD2, Campeão Sulamericano Rotax. - Com a polêmica desistência do Velopark em sediar o Brasileiro de Kart deste ano, abre possibilidade para que o certame seja disputado na Raceland em Curitiba e em Interlagos. Kart Kantan.
- Acredito no Kantan Kart como opção para os jovens pilotos dos 11 aos 16 anos. Campeonato super equilibrado que utiliza equipamento Italiano PCR e é gerida pelo Walter Savaglia. O formato possibilita que os meninos conheçam novas pistas e desenvolvam outros tipos de habilidades, tais como economia de pneus e equipamento e ultrapassagens em condições adversas. Seguem abaixo dois links bacanas do final de semana. Guilherme Salas https://www.youtube.com/watch?v=hSBlsPKCMGY Giuliano Raucci https://www.facebook.com/photo.php?v=589381521136082&set=vb.100001927188028&type=2&theater Nota triste: Kartódromo de Interlagos.
Soube que a Prefeitura esta por ceder o glorioso e histórico Kartódromo de Interlagos aos interesses de mercenários que vão explorar o kart de locação em espaço público. Lamentável e passível e recurso e embargo jurídico. Perde o Kart de Competição e os valores éticos da política, os valores do esporte e da preservação do patrimônio histórico Municipal. FATO RELEVANTE! Stefano Pastore, piloto da Super F4.
A grandeza e o crescimento do kart do Interior é limitada pela falta de integração e conversa entre os organizadores e kartódromos do interior de São Paulo. O kart no Interior tem característica própria, a começar que é a categoria F4 com motores Honda que dominam e fascinam os pilotos paulistas. Existem acirrados campeonatos em todo estado, porém com pouca ou nenhuma divulgação e integração entre eles. Os que percorrem as várias praças são os inteligentes preparadores de motores e a Mega que domina as provas de F4, Super F4 e Sport 400 e Força Livre. Os Kartódromos de Itu, Paulínia, Guaratinguetá, Aldeia da Serra e Praia Grande, fazem provas com grids grandes e de qualidade. Se houvesse algum tipo de integração, com Campeonato Paulista de F4 disputado em algumas pistas chave, este seria o maior polo kartista do Brasil, com aproximadamente 200 pilotos de uma única categoria. Um abraço, Dionísio Pastore
Fotos: Mauricio Vilella |