Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Dona Renô ôôô ôôô / Cadê Motor ôôô ôôô PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 02 March 2014 18:14

Olá leitores!

 

Agora acabaram os preparativos: com o final dos treinos de pré-temporada nesse domingo no Bahrein, os carros só voltam para a pista nos treinos classificatórios para o GP da Austrália, daqui a 2 finais de semana. Quem corrigiu os problemas ótimo, quem não corrigiu terá que fazer isso com a temporada em andamento, e aí convenhamos que a coisa fica um pouco mais difícil.

 

Quem tem muitos motivos para se preocupar é a Red Bull. Eles simplesmente não conseguem fazer o carro andar no ritmo que deve. Nenhuma das equipes que utilizam motores da Renault está feliz, mas o caso da Red Bull é mais marcante, pois eles foram a equipe dominante nos últimos anos e agora estão com sérias dificuldades e fazendo tempos de volta muito abaixo do esperado. OK, não devemos levar muito a sério esses testes de pré-temporada (não me sai da memória as diversas vezes em que a Ferrari foi a mais rápida nesses treinos e quando começava a temporada o carro não acompanhava os ponteiros), mas não acredito que se deva “esconder o jogo” fazendo tempo 4 segundos pior que o líder. Enfim, como tem gente que não acredita que o Vettel seja “tão bom assim”, 2014 parece ser uma ótima oportunidade para ele mostrar o que sabe com um carro menos competitivo que os outros.

 

As equipes que correrão com motor da Ferrari não têm muito do que reclamar, pelo número de voltas que eles vêm dando com os carros o motor parece ser bastante resistente. O que já joga o problema no colo do projetista, dos engenheiros e dos pilotos, afinal se o carro não andar como deve a culpa deve ser dividida entre eles. A própria Ferrari está muito confiante no novo motor, e esperam com ele acabar com o jejum de títulos – afinal de contas, apenas contratar o Fernando Alonso, o piloto que acabou com a sequência de títulos do Michael Schumacher (mesmo que com uma ajudinha da FIA, OK, mas a FIA também volta e meia ajuda a Ferrari) e dar a ele plenos poderes dentro da escuderia não pareceu ser o suficiente. Já diminuíram o poder do “Choronso”, digo, Alonso e trouxeram de volta o Räikkönen, um piloto muito rápido, para ver se “empurram” o espanhol rumo ao título. Isso se o finlandês não nos surpreender positivamente e ficar na frente do espanhol (eu adoraria isso).

 

Agora, quem está sorrindo feito o Coringa é a Mercedes e as equipes que usam seu motor. Com um pouco de maldade, eu diria que o motor é tão bom que faz até a Williams voltar a andar na frente. Imaginem só o Hamilton fazendo alguma bobagem na primeira volta da corrida, caindo lá para trás e vindo recuperando posições com aquela usina toda empurrando... vai ser uma delícia de ver! Rosberguinho está colocando panos quentes na coisa, dizendo que precisam ver ainda como o carro vai se comportar nas corridas, mas para mim parece claro que a dupla da Mercedes deve estar na disputa pelo título. Button, com o mesmo motor, deve entrar nessa disputa também. Quanto ao Massa, não me pronunciarei ainda. Nos treinos o carro está ótimo, mas devemos lembrar do quanto a equipe estava perdida ultimamente e também do exemplo dos carros da Mercedes de 2012 e 2013 – rapidíssimos nos treinos, mas aí era dada a largada e eles perdiam rendimento conforme as voltas passavam. O próprio Massa está muito confiante, mas será que essa confiança não irá embora ao primeiro revés e voltaremos a ter o Massa de 2012? Torço para que tudo dê certo, mas não vou alimentar grandes esperanças.

 

Agora uma “cornetadinha” em um assunto que aconteceu enquanto eu estava viajando de férias: então quer dizer que precisa a corrida levar 10 horas para acabar, tendo até ameaça de furacão no meio desse tempo todo, com aviso para o público evacuar as arquibancadas e tudo mais, para o Dale Earnhardt Junior voltar a vencer a Daytona 500??? Que dificuldade, hein? Aliás, deixo público meu desagrado com a transmissão da categoria: Tudo bem, não existe mais espaço para se fazer um canal exclusivo apenas para automobilismo (como o saudoso Speed), mas fazer o que o Fox Sports fez – deslocar a transmissão para o recém lançado Fox Sports 2, que não está em nenhuma das grandes operadoras de TV por assinatura (até a presente data está na grade apenas na GVT, Neo TV e Oi TV) é um certo desrespeito com o fã do esporte. Aliás, a propósito, em todas as propagandas que vi do canal só aparece referência ao futebol, que já monopoliza o canal principal. Parece-me que estão seguindo a filosofia já adotada pelo SporTV, de comprar os direitos de transmissão de um campeonato e não o passar. Não adianta contratar profissionais competentes para cuidar de automobilismo se a emissora não transmite, ou transmite um VT na madrugada de 2ª para 3ª feira, que é para ninguém assistir mesmo. Corneta acionada. Ainda bem que existe internet banda larga...

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini