Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Brasil na liderança na Europa! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 22 June 2014 22:06

Desde o início, este espaço é reservado para apresentar as carreiras e os acontecimentos de brasileiros no automobilismo mundial, sem um foco central, seja quanto ao país, continente ou campeonato.

 

Seguindo esta linha este que a vós escreve (digita) traz nesta matéria o jovem Bruno Bonifácio. Paulista de 19 anos, se destacou no kart desde os 9, obtendo títulos e boas classificações nas categorias em qual disputou, com destaque para os canecos levantados na Copa Petrobrás de 2006 (Junior Menor) e 2007 (Junior) e a Copa São Paulo de 2010 (Graduados A).

 

Mudando para os monopostos, sagrou-se campeão na F-3 Sulamericana Light em 2011. Campeão ainda no meio do ano! Mas não só pelas vitórias na categoria, mas principalmente pela fragilidade na qual se encontrara a finada F3. Com muitos problemas, grids vazios, equipes trocando de pilotos, autódromos sem público... o paulista não perdeu tempo e rumou para o Velho Continente, certo de sua qualidade e potencial poderem ser melhor aproveitados e exibidos por lá.

 

Bonifácio na F-3 Sulamericana Light, em 2011.

 

Boni aterrissou na terra das massas, mas não para comer e nem visitar Felipe Massa, e sim competir na Formula Abarth, ainda em 2011 e para disputa-la integralmente em 2012. Correndo pela Prema Powerteam, fez um ótimo campeonato, chegando para a última rodada tripla em condições de faturar os títulos. Sim, tanto o Europeu quanto o Italiano. Mas com dois abandonos e um oitavo lugar, acabou em 5° e 3°, respectivamente. Nada que ofusque o brilhante ano do Bruno, em que conquistou 4 vitórias e 9 pódios, ficando atrás do campeão Nicolas Costas, o qual trouxe ambos os títulos para o Brasil.

 

Em seu processo de aprendizagem, ele também foi um dos brasileiros a pilotarem no fim do mundo. Não, nada de Carpocalyse. Disputara em 2012 e 2013 no competitivo Toyota Racing Series, na Nova Zelândia e seus circuitos praticamente desconhecidos. Como já relatado outrora neste espaço, o TRS tornou-se um dos principais caminhos para jovens talentos em busca de carreiras internacionais e vagas no mesmo ano, já que a categoria tem seu desenrolar no mês de janeiro de cada ano (clique aqui e leia mais). Guiando o carro #5 da Giles Motorsport nas duas oportunidades, Bruno acumulou 30 corridas, duas vitórias e três terceiros lugares, tendo a melhor classificação final em 2013 com a quinta colocação, na frente do conterrâneo Pipo Derani e de Dennis Olsen, seu futuro companheiro de Prema.

 

Com seu #2 da Prema Powerteam, no Red Bull Ring, onde vencera uma corrida em 2012 na F-Abarth.

 

E a Prema viu e vê no jovem brasileiro grande potencial. Prova disto é a oportunidade dada para disputar a Formula Renault Alps, em 2013 e 2014 (na 2.0 Eurocup). Seguindo a linha cronológica, ano passado Bonifácio começara voando nas pistas, faturando de cara a vitória na primeira prova da primeira rodada do campeonato, em Vallelunga (ITA). O mesmo feito repetira em Spa-Francochamps (BEL)  e Misano (ITA). Mas 3 abandonos e uma última rodada muito abaixo do seu nível o deixaram novamente em um terceiro lugar no campeonato. E sua pontuação ajudou muito ao time italiano na conquista pelo título por equipes.

 

Bruno Bonifácio liderando na largada em Vallelunga, 2013 – Formula Renault Alps.

 

Na primeira corrida do ano, os primeiros colocados no grid de largada terminaram nas mesmas posições, dando ao piloto do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren, o holandês Nicky de Vries, a vitória, seguido do russo Egor Orudzhev e o nosso brazuco em terceiro. Na prova número 2 em Aragão, Bonifácio largou em terceiro mas perdeu a posição para o holandês após um erro cometido no hairpin. Colado ao líder do campeonato, não perdera o foco e após brava batalha conseguiu a ultrapassagem e a subida mais uma vez ao pódio. A consistência apresentada pelo piloto e carro foram vitais para chegar novamente ao terceiro lugar. 

 

Um campeonato extremamente competitivo chegando em Spa Francochamps, não poderia apresentar nada mais do que grandes corridas. E assim foram as duas provas realizadas na 2.0 Eurocup. Na primeira, uma vitória norueguesa, graças a pilotagem do companheiro do Boni, Dennis Olsen. Líder e polo, De Vries bem que lutou mas chegou em segundo. Bruno mais uma vez conquistou o terceiro lugar, pela terceira vez seguida (poderia pedir música no Fantástico???). Mas nada de moleza. Vindo de trás, teve de mostrar muita competência nas aproximações e ultrapassagens, em uma pista conhecida pela alta velocidade e acidentes. Na prova de encerramento da rodada, Bonifácio largou agora em melhor posição, em quarto e dividindo segunda fila com Olsen. Na alça de mira estavam De Vries (Koiranen GP) e Aurélien Panis (ART Junior), este filho do ex-piloto de Formula 1 Olivier Panis. Na largada, a dupla da Prema partiu pra cima do holandês, deixando Panis pra trás. Na volta 3 o brasileiro sentira o gosto do primeiro lugar. E não largaria até o final, se aproveitando da luta entre Olsen e De Vries para abrir vantagem. O finlandês chegou ao segundo lugar na volta 8, passando a tirar vantagem pro Bonifácio. Mas com apenas 4 voltas para o término, Bruno conquistou seu primeiro triunfo no certame, justamente em seu circuito favorito.

 

Comemoração com a vitória em Spa, Formula Renault Eurocup 2014.

 

Além da vitória, Bruno empatou na liderança do campeonato com De Vries, com 70 pontos. Em terceiro vem Dennis Olsen, com 27 pontos. E com dois pilotos entre os 3 primeiros, a Prema Powerteam dispara na liderança da tabela por equipes, com 123 pontos contra 75 da finlandesa Koiranen. Apesar de termos poucas mídias cobrindo o automobilismo internacional, seguimos na torcida por aqui das Américas. Mais informações e acompanhamento dos eventos, pode-se acessar o site oficial http://www.worldseriesbyrenault.com.

 

Saudações do Rio de Janeiro, o estado sem autódromo,

 

Fabiano Esteves