Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
E viva as férias da F1! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 03 August 2014 23:07

Olá leitores!

 

Muita coisa boa no esporte a motor esse fim de semana, e vamos começar com a notícia mais relevante: Rubens Barrichello (Full Time – Chevrolet) venceu a Corrida do Milhão (sua primeira vitória na Stock Car) e não chorou!!!! Sim, ele não chorou!! OK, teve a sambadinha que parece ataque epilético, mas considero não ter chorado um avanço gigantesco. O final da prova foi emocionante, com um retardatário que não facilitou exatamente a vida do Rubens e com o Tiago Camilo cruzando a linha de chegada quase grudado no para choques traseiro dele. A corrida tivesse mais uma volta, sei não... completando o pódio chegou o companheiro de Tiago Camilo na equipe RCM – Chevrolet, o Galid Osman. Muito bom voltar a ver corrida no ótimo circuito de Goiânia, o traçado brasileiro que mais gosto descontando o Interlagos original. Com essa vitória Barrichello assume o 4º lugar na classificação de pilotos, que é liderada pelo Átila Abreu (que terminou a Corrida do Milhão em 4º lugar).

 

Continuando nas categorias de turismo, tivemos também a etapa austríaca do DTM no Red Bull Ring. Numa corrida com boas disputas o pódio foi todo da BMW, com Marco Wittmann em 1º, Augusto Farfus em 2º e Timo Glock em 3º. O massacre da BMW ainda teve o Martin Tomczyk em 4º. O melhor Audi apareceu em 5º (Timo Scheider) e o melhor Mercedes em 9º (Christian Vietoris). Com a vitória, Wittmann ampliou sua vantagem na liderança do campeonato.

 

No turismo norte americano tivemos corrida no meu grande oval favorito, o tri-oval de Pocono (2,5 milhas de extensão, como Indianapolis), com vitória de Dale Earnhardt Jr, para felicidade de metade dos torcedores do sul dos EUA, que o veem como legítimo herdeiro da história do pai. Não sei se ele chega aos calcanhares do “The Intimidator”, mas ele tem uma enorme e fiel torcida, quase tão grande quanto a torcida contra o Kyle Busch – que dessa vez foi um dos primeiros a abandonar. Completaram os 3 primeiros o Kevin Harvick em 2º (impressionante, já que ele se envolveu em um “big one” e ainda levou uma punição por excesso de velocidade no pit lane) e o Joey Logano em 3º.

 

Também tivemos pelo WRC o tradicionalíssimo Rali da Finlândia, antigo Rali dos 1000 Lagos, terra dos melhores pilotos de rali que existem, com saltos que parecem feitos para o espetáculo e com trechos muito velozes. E a vitória ficou com um piloto “da casa”, Jari-Matti Latvala, que dessa vez não foi parar na vala nem outro lugar fora da pista, suportou a pressão do colega de equipe VW Sebastién Ogier e conseguiu sua segunda vitória perante sua torcida. Venceu mesmo tendo enfrentado problemas de freio no sábado, o que não deixa de ser algo que dá mais valor ainda à vitória. Completando o pódio chegou Kris Meeke com seu Citroën. Não preciso informar que Kubica bateu, né? Manchete requentada...

 

Na Argentina, no belíssimo circuito de Termas de Rio Hondo, tivemos mais uma etapa do WTCC, onde o domínio da Citroën continuou. Nas duas etapas vitória do herói local, José Maria “Pechito” López, que ganhou até homenagem do governo argentino por divulgar o país no exterior, ou algo assim. Ganhou a primeira corrida de ponta a ponta, com Norbert Michelisz em segundo e Yvan Müller em terceiro. Na segunda corrida ele foi acompanhado no pódio pelo Robert Huff em segundo e novamente Yvan Müller em terceiro. Loeb terminou a primeira corrida em 4º e a segunda em 6º.

 

Indo para os monopostos, etapa de Mid-Ohio da Fórmula Indy, com uma demonstração monumental de azar por parte dos pilotos brasileiros: Hélio Castroneves teve problemas no carro na volta de apresentação e o Tony Kanaan logo na largada tentou ganhar a 2º posição de Newgarden, não teve espaço para os dois carros na curva, ele rodou e foi atingido pelo Marco Andretti, que não teve a menor chance de desviar dele. Fim de prova para ambos. O Hélio nesse momento estava nos boxes tentando consertar o carro, e voltou para a corrida com 4 voltas de atraso. Terminou a prova, mas em 19º lugar e sem conseguir descontar uma única voltinha para o líder. A vitória ficou com Scott Dixon (Ganassi), que largou lá atrás e, auxiliado por uma boa estratégia e pelo fato de gostar e se entender bem com a pista, galgou posições para alcançar sua 5ª vitória nessa estreita e seletiva pista. Completaram o pódio o Sebastien Bourdais (KV Racing) e segundo lugar, outro que adora um circuito misto, e o James Hinchcliffe (Andretti) em 3º.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini