Há pouco tempo a FIA tomara as rédeas da promoção e organização de um dos principais eventos para carros de gran turismo. Reformulando o formato e regulamento, atraiu as principais montadoras e nomes conhecidos do cenário automobilístico internacional. Talvez a maior prova do sucesso seja a recente associação com provas de longa duração, no caso a já estabilizada Blancpain Endurance Series, na qual alguns pilotos e equipes competiam em ambas. Unindo o útil ao agradável (redução de custos também), vemos a fábrica de relógios patrocinando e agrupando em um único certame as provas de enduro e sprint (FIA GT), sendo esta última rebatizada de Blancpain GT Series. É sabido da presença brasileira na GT Series, de forma ampla tanto em pilotos quanto a termos uma equipe própria (BMW Sports Trophy Team Brasil), com a participação dos pilotos Cacá Bueno, Valdeno Brito, Nelsinho Piquet, Matheus Stumpf e Sergio Jimenez. Cacá Bueno mostrou ser bem mais do que o filho do Galvão Bueno e hoje é um dos melhores pilotos brasileiros em ação. Afinal de contas, 5 títulos na Stock Car não é para qualquer um. Valdeno é o expresso da Paraíba, bicampeão da GT3 Brasil e sempre candidatos as vitórias na Stock. Nelsinho é outro que luta para mostrar ser bom piloto, e está em vias de, após passagem conturbada na F1, mas atualmente um dos favoritos ao título no Global Rally Cross. Matheus Stumpf tem 25 anos e é figura conhecida pelo sul do país, com os 4 títulos na Formula 1.6 RS e parceiro de Valdeno Brito nas conquistas da GT3 Brasil, na equipe de Antonio Hermann. #30 Matheus Stumpf/Valdeno Brito, na corrida classificatória de sábado, no Slovakia Ring - © Brecht Decancq Photography Sergio Jimenez é paulista de 30 anos é um daqueles pilotos que não temem o novo. Iniciado no Kart e aos 16 anos disputando campeonatos mundiais, migrara para os monopostos da F-Renault (campeão na versão brasileira em 2002), F3, GP2 e A1GP. Em 2009 começara a saga nos carros de turismo, guiando o Chevrolet Astra da Scuderia 111. Apenas 5 corridas na Copa Vicar, ou Stock Light, mas ainda assim conquistou uma vitória e terminou em 10° na temporada. Teve experiências também na GT3 Brasil, inclusive terminando em 3° na classificação do ano de 2012. Conquistando aos poucos seu espaço na Stock Car, ele é hoje o 3° colocado na tabela de pontos, guiando um dos carros da equipe Voxx Racing. #0 Cacá Bueno/ Sergio Jimenez na corrida principal de domingo, no Slovakia Ring - © Brecht Decancq Photography Sua experiência adquirida nos carros e disputadas de GT o levou a fazer parte do esquadrão nacional, ambos presentes desde o ano passado na competição, antes FIA GT, hoje Blancpain GT Series. A equipe capitaneada por Antonio Hermman conquistou o 3° lugar por equipes no ano passado e este ano time e pilotos estão mais encorpados para as disputas, já obtendo com a dupla Bueno/Jimenez 4 pódios em 8 provas, sendo na última o melhor resultado até então, com o 2° lugar da dupla do carro #0, no Slovakia Ring. Cacá Bueno e Sergio Jimenez no pódio, no Slovakia Ring - © Brecht Decancq Photography A vitória esteve muito perto, após liderarem boa parte da segunda metade da prova principal (a que conta mais pontos para o campeonato). Jimenez assumira o comando do BMW #0 e encostou na Mercedes #84 do alemão Götz, importunando o adversário até o momento certo para ultrapassagem e obtenção da primeira colocação. O paulista seguiu na manutenção da 1° posição até duas voltas para o fim, quando um problema com o combustível reduziu a performance do carro e permitiu o retorno de Götz para a ponta. O sentimento da vitória escapando entre os dedos não chegara a ser tão frustrante, pois a dupla do #0 iniciara o final de semana com problemas e no final saíram com um pódio e 18 pontos a mais na tabela. O voo de Tomas Enge, um dos mais incríveis do ano no mundo do automobilismo! - © Brecht Decancq Photography Obs: Na prova de sábado, da prova qualificatória, o tcheco Tomas Enge protagonizou um dos acidentes mais incríveis do ano, porém sem maior gravidade para o piloto ... já para seu carro ... foi game over para o Lamborghini FLII #88 da Reiter Engineering, e 'folga forçada' para seu companheiro anfitrião desta etapa, Stefan Rosina. Cesar Ramos e Laurens Vanthoor - © Brecht Decancq Photography Os frutos de árduo trabalho do time brasileiro começam a dar resultados, colocando o #0 (Cacá Bueno e Sergio Jimenez) em 4° na classificação da Sprint Cup por pilotos e equipe também. A próxima etapa é no circuito português de Algarve, para seguirá nossa torcida para vermos a bandeira brasileira tremulando mais uma vez no alto do pódio. Em tempo: César Ramos vencera duas vezes nesta temporada, na corrida classificatória (tendo vencido a corrida de sábado na Eslováquia), e ocupa a 7ª posição com Audi R8 LMS Ultra #1, dividindo com o belga Laurens Vanthoor, do time Belgian Audi Club Team WRT. Saudações do Rio de janeiro, o estado sem autódromo, Fabiano Esteves
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