Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Feliz por Valentino, triste pelos ingleses. PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 19 October 2014 23:18

Olá leitores!

 

Em um final de semana marcado pelo início do horário de verão (alguns não gostam, eu aprecio) e pelas altas temperaturas na região Sudeste do Brasil (esse vosso colunista quase derreteu com o calor em São Paulo) o fã do esporte a motor não ficou com sede de velocidade.

 

Na madrugada de domingo tivemos a prova da MotoGP na Austrália, no belíssimo circuito de Phillip Island, aonde dependendo do lugar onde você está assistindo a corrida é possível relaxar no intervalo entre uma prova e outra olhando o mar. A corrida estava na mão do campeão antecipado da temporada, Marc Márquez, mas aí a corrida estava tão fácil para ele, tão isolado na ponta, que com cerca de 2/3 da corrida a roda dianteira escapou e ele comprou um belo terreno na Austrália, abandonando a corrida e deixando a vitória da corrida cair no colo do Valentino Rossi, que fez um corridão largando de 8º lugar e galgando as posições até o 2º. Como ele fez ultrapassagens e estava no lugar certo na hora certa (viu, Felipe Massa???), herdou a vitória liderando uma trinca de Yamahas, com Lorenzo em 2º e Bradley Smith, da Tech3 Yamaha, em 3º. Ah, em 4º chegou a Ducati oficial de Dovizioso e em 5º a Ducati particular da Avintia com o Hector Barberá. “E as Honda?”, perguntará o atento leitor. Bom, Pedrosa, o “sortudo”, teve a moto avariada por um toque do Iannone e teve que abandonar, e Márquez caiu. As melhores Honda a terminar a corrida foram as da equipe Gresini, com Bautista em 6º e Redding em 7º.

 

Nota triste o acidente do Eric Granado na classificação da Moto3: o brasileiro no treino livre já tinha fraturado o dedinho da mão direita, e na classificação sofreu um forte tombo e achatou 4 vértebras do tórax. Não corre riscos, mas obrigatoriamente precisará passar por um período de repouso. Com certeza está fora da etapa da Malásia e é dúvida para a etapa final em Valência. Um ano para ele esquecer, afinal sempre andou mais para trás do que seu talento indica.

 

Tivemos também a etapa final do campeonato do DTM em Hockenheim, com os carros da Audi dando as cartas na pista: dominaram a classificação e o pódio, com Mattias Ekström em 1º, Rockenfeller em 2º e Jamie Green em 3º. O melhor Mercedes chegou em 4º (Di Resta) e o melhor BMW em 5º (o campeão antecipado Wittmann). O brasileiro Augusto Farfus deixou para usar os pneus duros no final, perdeu muito rendimento, foi tocado, rodou e terminou fora da zona de pontos em 16º lugar. Na pista foi 17º, mas o piloto que o tocou (Wickens, da Mercedes) recebeu uma punição de 30 segundos ao final da corrida por causa do toque (atitude antidesportiva) e acabou atrás do Farfus. DTM, agora, só no ano que vem – e esperemos que o ano seja melhor para o Farfus, já que esse ano o carro não se entendeu nem com ele nem com a equipe, e o 13º lugar na classificação do campeonato é muito abaixo daquilo que o brasileiro pode produzir.

 

E o Chase for the Cup continua na NASCAR. Esse fim de semana a corrida foi na mais absurdamente fantástica pista da temporada, Talladega, “pequeno” oval de 2,66 milhas (cerca de 4,28 km), e teve a vitória de Brad Keselowski, mantendo-o vivo na disputa pelo título. Quem não deve estar feliz é o patrão da Hendrick Motorsports: até o momento, dos seus 4 pilotos só um continua na luta pelo título (o tetracampeão Jeff Gordon), três deles (Jimmie Johnson, atual campeão, 5 títulos), Kasey Kahne e Dale Jr. (vencedor da Daytona 500 e herdeiro de um dos sobrenomes mais “pesados” do automobilismo norte americano, Earnhardt) caíram fora nessa corrida. O Top 5 da prova teve Matt Kenseth em 2º, Clint Bowyer em 3º, Landon Cassill em 4º e Ryan Newman em 5º. Infelizmente passaremos da pista mais legal para a mais chata, já que a próxima corrida é em Martinsville.

 

No Brasil, tivemos prova do Brasileiro de Marcas em Curitiba (aproveitem o autódromo antes que vire condomínio), com a primeira prova sendo vencida pelo Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze), seguido por Denis Navarro e Galid Osman, ambos de Toyota Corolla. A segunda corrida teve vitória do Felipe Gama (Toyota Corolla), que fez uma largada magistral e assumiu a liderança logo no começo para não mais a perder. Completando o pódio tivemos Gabriel Casagrande em 2º e Denis Navarro em 3º.

 

Para completar, uma noticia ruim repassada pelo ótimo jornalista Rodrigo Mattar: o Campeonato Inglês de Fórmula 3, aquele em que tantos e tantos brasileiros brilharam em seu caminho para a Fórmula 1, acabou. Após 63 anos, as conjunturas econômicas adversas e a concorrência de outras categorias com custo menor acabaram com o certame. Triste, muito triste.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini