A coluna Radar vem este mês um pouco diferente, buscando um brasileiro responsável por feito inédito para nosso automobilismo e uma lenda viva inspiradora para as atuais gerações e as próximas. Brasileiro campeão na Euro Nascar! A NASCAR segue expandindo seus horizontes, tendo se estabelecido rapidamente em solo europeu. Com todo o marketing e diversão extra para os espectadores, a Whelen Euro Series é sucesso de público e garantia de grande disputas. Com o formato de duplas por carros, mas correndo em provas separadas, a categoria distribui títulos para as divisões Elite 1 e Elite 2, além de Junior (Elite 1) e Gentlemen (Elite 2). E logo no primeiro ano do Team Brasil já proporciona alegrias para os brasileiros. Aliás, esta coluna já mencionara a empreitada nacional pelo Velho Continente. Campeão na Audi DTCC (2012) e vice na GT3 Premium (2013), Marçal Melo atravessou o Atlântico para desbravar um novo certame. Concorrendo contra pilotos experientes e com milhares de quilômetros rodados nos circuitos do calendário. Guiando o #82 na Elite 2, tendo Victor Guerin dividindo o assento na Elite 1, Marçal evoluiu no aprendizado com Toyota Camry, despontando como principal nome da Gentlemen Trophy. Chegando na mítica Le Mans, o brasileiro se distanciou dos demais concorrentes na sua classe, competindo de igual para igual com os da geral. Largando em 4°, Melo foi consistente e terminou em 7° na geral, primeiro na Gentlemen. Na prova deste domingo (12/10), o desempenho foi superior e por pouco não subiu no pódio da Elite 2, com o quarto lugar e novamente vitória na classe.  Campeão na Audi DTCC (2012) e vice na GT3 Premium (2013), Marçal Melo atravessou o Atlântico para desbravar um novo certame. Concorrendo contra pilotos experientes e com milhares de quilômetros rodados nos circuitos do calendário. Guiando o #82 na Elite 2, tendo Victor Guerin dividindo o assento na Elite 1, Marçal evoluiu no aprendizado com Toyota Camry, despontando como principal nome da Gentlemen Trophy. Chegando na mítica Le Mans, o brasileiro se distanciou dos demais concorrentes na sua classe, competindo de igual para igual com os da geral. Largando em 4°, Melo foi consistente e terminou em 7° na geral, primeiro na Gentlemen. Na prova deste domingo (12/10), o desempenho foi superior e por pouco não subiu no pódio da Elite 2, com o quarto lugar e novamente vitória na classe.  Marçal Melo em segundo, no pódio da etapa de Umbria Com o domínio absoluto de Marçal Melo, o troféu da Gentlemen foi erguido pelo piloto, superando na tabela de pontos Simone Laureti. O italiano foi incluído na classe na reta final, gerando polêmica pois o mesmo competia no Elite 2 geral. Apesar de não estar na ponta da tabela antes da etapa final, por conta desta manobra, Marçal Melo demonstrou sua habilidade e foco, promovendo uma das cenas mais emblemáticas para os fãs brasileiros do automobilismo: nosso Hino Nacional tocando no alto do pódio em Le Mans! Além do título na Gentlemen, Marçal Melo terminou em 4° na geral da Elite 2. Confiram os vídeos da P1 Filmes na etapa de Valencia, abertura com campeonato 2014: http://youtu.be/AnUzzY2zEbI?list=UUb2bUx8ZQX7gumV1r32T5GA Uma lenda viva chamada Ingo Hoffmann!  Em Interlagos, 100ª vitória de Ingo, sendo reverenciado pelo campeão da Stock Car em 2006, Cacá Bueno. O maior nome da Stock Car brasileira, Ingo Hoffmann, nos presenteou com grandes atuações e vitórias, além dos incríveis 12 títulos da categoria. Nascido em 1953, a paixão pelos carros de competição começou bem cedo para o mais velhos dos 4 irmãos, criados no bairro de Campo Belo, na Zona Sul paulista. O patriarca da família tinha uma kombi e um fusquinha, com o qual Ingo aprendeu a dirigir com 12 anos. Ávido para entrar nas provas de kart, o jovem Hoffmann não pode iniciar sua trajetória no kart. Seus pais não deram a autorização para guiar, algo necessário até os dias de hoje para menores de idade. Paixão declarada e na espera até 1972, pilotando um Fusca 1500 por conta própria. O ano seguinte inaugurou o espaço na estante do "alemão" reservado para os troféus de campeão. Já com patrocínio, obtido através do apoio de seu pai, administrador de empresas, conquistou o Brasileiro Divisão 3 (Classe A), repetindo a dose em 1974. E aquele rapaz loiro que tanto esperou, logo disparou na sua carreira e em 1975 já cruzara o Atlântico para disputar a F3 Inglesa, subindo para tão sonhada Formula 1 no ano seguinte, após 4 anos no automobilismo. Na categoria máxima da FIA, Ingo fez sua última participação em 77, conseguindo correr em 3 etapas, com a melhor classificação final no GP Brasil daquele ano, em 7° lugar. Antes de seu retorno ao Brasil, Ingo competiu na Formula 2 européia e subiu 3 vezes ao pódio. Em 79 desembarcou na Stock Car Brasil, duelando com Paulo Gomes, Alencar Jr, Affonso Giaffone, Raul Boesel, Luiz Pereira Bueno, Artur Bragantini e muito outros grandes de sua geração. O início da década de 80 marcou o início da galeria de títulos na Stock, terminando em 2002. E ainda faturou os louros da vitória nas Mil Milhas Brasileiras de 2003, ao lado de Ricardo Etchenique e Alexandre Funari Negrão. É o maior campeão de todos os tempos, e sem dúvidas um dos melhores pilotos brasileiros. Entre as pistas que mais o marcaram, destaque para a mítica Nurburgring. Nas palavras de Ingo "É uma pista extremamente seletiva, longa, e com um numero incontável de curvas, um verdadeiro desafio". Com os longos anos nos autódromos e inúmeros pilotos, mecânicos, engenheiros, o "alemão" mantém grande amizade com o piloto, hoje na Formula Truck, Valmir Benavides, mais conhecido como Hisgué. Atualmente, Hoffmann coordena o Mitsubishi Racing Center, gerindo as diversas atividades no Autódromo Velocitta (Mogi Guaçu/SP), além de pilotar frequentemente os Lancer Evo R e RS, mantendo o habitual prazer em guiar um veículo de competição, mas hoje sem a pressão de outrora. Entre suas atividades, pode curtir bastante os netos e a família, além de tocar o Instituto Ingo Hoffmann, voltado para apoio a crianças com câncer e seus familiares. Um verdadeiro campeão, dentro e fora das pistas!  Ingo Hoffmann em sua estréia na F1, GP do Brasil de 1976, guiando o Fittipaldi FD03 Antes de seu retorno ao Brasil, Ingo competiu na Formula 2 européia e subiu 3 vezes ao pódio. Em 79 desembarcou na Stock Car Brasil, duelando com Paulo Gomes, Alencar Jr, Affonso Giaffone, Raul Boesel, Luiz Pereira Bueno, Artur Bragantini e muito outros grandes de sua geração. O início da década de 80 marcou o início da galeria de títulos na Stock, terminando em 2002. E ainda faturou os louros da vitória nas Mil Milhas Brasileiras de 2003, ao lado de Ricardo Etchenique e Alexandre Funari Negrão. É o maior campeão de todos os tempos, e sem dúvidas um dos melhores pilotos brasileiros. Entre as pistas que mais o marcaram, destaque para a mítica Nurburgring. Nas palavras de Ingo "É uma pista extremamente seletiva, longa, e com um numero incontável de curvas, um verdadeiro desafio". Com os longos anos nos autódromos e inúmeros pilotos, mecânicos, engenheiros, o "alemão" mantém grande amizade com o piloto, hoje na Formula Truck, Valmir Benavides, mais conhecido como Hisgué. Atualmente, Hoffmann coordena o Mitsubishi Racing Center, gerindo as diversas atividades no Autódromo Velocitta (Mogi Guaçu/SP), além de pilotar frequentemente os Lancer Evo R e RS, mantendo o habitual prazer em guiar um veículo de competição, mas hoje sem a pressão de outrora. Entre suas atividades, pode curtir bastante os netos e a família, além de tocar o Instituto Ingo Hoffmann, voltado para apoio a crianças com câncer e seus familiares. Um verdadeiro campeão, dentro e fora das pistas!  Ingo sendo entrevistado por Fabio Cirello, no jantar beneficente Atletas Solidários (12/08/2014) - Foto: P1 Filmes Estatísticas do Alemão + 450 corridas + 100 vitórias (a 100ª na corrida de encerramento da temporada 2006 da Stock Car) + 140 pódios 12 vezes campeão da Stock Car Brasil (80,85, 89-94, 96-98, 2002) 2 vezes Campeão Brasileiro Div 3 Classe A (73 e 74) 2 vezes Campeão Paulista Div 3 (73 e 74) 1 vez Campeão das Mil Milhas Brasileiras (2003) 1 vez Campeão da Formula Fiat Brasil (93) 1 vez Campeão Brasileiro de Rallye Cross Country, categoria Protótipos (2006) 1 vez Campeão Sul Americano de Formula 2 (78) 1 vez Vice-Campeão Do Rally dos Sertões (2004) Saudações do Rio de Janeiro, o estado sem autódromo, Fabiano Esteves |