Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
LMP3 no WEC: Um sonho que não vai rolar. PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 08 December 2014 02:08

Quando O Automobile Club de l'Ouest anunciou no primeiro semestre de 2014 a criação de uma nova categoria de protótipos – a LMP3 – para ser homologada e começar a competir em 2015, muitos dos fãs da categoria de protótipos de endurance encheram-se de esperanças de que uma nova categoria viesse a se somar ao grid do Mundial de Endurance. Contudo, Jeff Carter, Delegado de Mídia da FIA na categoria tratou de cortar pela raiz os anseios – e especulações – em torno desta pseudo possibilidade. A categoria de chassis aberto que será exclusiva do campeonato Europeu e do Campeonato Asiático da Le Mans Series.

 

 

O propósito da nova categoria é servir de entrada com custo reduzido (conceito um tanto quanto relativo no mundo do automobilismo) nestes dois torneios continentais em substituição à Formula Le Mans (LMPC) classe, uma fórmula única de make que foi projetado para impulsionar as entradas nos campeonatos europeus e asiáticos alguns anos atrás, mas que não conseguiu “empolgar” potenciais candidatos, não conseguindo reunir mais do que três carros da mesma no grid. O tal “custo reduzido” da LMP3 foi fixado em 150 mil Euros. Em ambos os campeonatos continentais, os carros da LMP2 continuarão sendo a categoria principal do evento.

 

Jeff Carter nos explicou que há todo um processo envolvendo a criação, homologação e plano de consolidação da nova categoria, a cargo do departamento de Gestão de Desporto do Automobile Club de l'Ouest (ACO), liderado por Vincent Beaumesnil, ainda em 2013.  A “Fórmula Le Mans” não vai acabar no final deste ano ou mesmo em 2015 (a princípio). Continuará como uma das categorias do SportsCar Championship United, disputado nos Estados Unidos e que conta com outras quatro categorias envolvidas.

 

Embora a transição do LMPC para LMP3 venha a se dar já em 2015 para o Campeonato Europeu de Endurance (ELMS), haverá um período de transição na série asiática. No próximo ano, será possível correr com os carros FIA CN-homologados – um requisito é um chassis de fibra de carbono – e que tenha sido autorizado a competir em 2014. Estes carros correrão ao lado dos LMP3. No caso da Ásia, inicialmente os carros da nova categoria só serão obrigatórios em 2016.

 

A filosofia por trás deste carro é ter as restrições menor número possível, se a partir de um orçamento, técnico, dirigindo ou ponto de vista em execução. Qualquer construtor, já estabelecido na categoria ou não,  poderá construir um novo carro para participar da categoria LMP3. Assim como todas as categorias de Le Mans, o carro deve seguir estritamente à determinados regulamentos. Os carros LMP3 terão a mesma largura dos carros das categorias LMP1 e LMP2 (189,99 cm), mas serão alguns centímetros mais baixo (177,1 cm).  O carro terá direção hidráulica e uma prancha de madeira sob o chassi para controlar a altura do solo.

 

Os carros deverão ser construídos com um chassi baseado em fibra de carbono com um cockpit fechado, com o “roll bar” como item de segurança obrigatório, um corpo alongado, de “barbatana de tubarão-adornado”, no estilo dos Audi R-18, com uma margem de peso entre 1900 e 2000 libras. Como parte do barateamento da categoria, os regulamentos técnicos do carro ficarão congelados durante três anos no mínimo e este conjunto de regulamentos estará em vigor durante pelo menos seis anos.

 

 

Motor são menos de um “free-for-all”, uma vez que haverá apenas uma opção de motor: um V8, de 420cv que serão vendidos para as equipes interessadas pela Oreca, um grupo de corrida francesa associado da Nissan, que por sua vez é associado da Renault.. Cada equipe terá uma unidade por temporada e esta deve durar 10.000 quilômetros (6.213 milhas) sem manutenção. A caixa de câmbio será seqüencial de seis velocidades e sistema de gestão do motor virá da Magneti Marelli.

 

Os pneus também serão de padronização de baixo custo, sem o desenvolvimento de um composto ou construção especial, usando compostos semelhantes aos utilizados na Copa Porsche. Cada campeonato (europeu e asiático) pode chamar o fabricante da sua escolha e os participantes da série terão de usar estes pneus.

 

Vincent Beaumesnil: o "pai da criança".

 

Um certo número de outras partes comuns serão impostas para os diferentes construtores e equipes para fabricação de peças e custos de funcionamento. Estes podem incluir rodas, freios, tanques de combustível, elementos de segurança, etc.

 

Como a finalidade é ter uma categoria de baixo custo, para limitar os mesmos com pessoal técnico para os circuitos, no caso do campeonato europeu (ELMS) a organização se encarregará de reabastecer os carros em a corrida (mas não troca de pneus). Dentro dos boxes, um máximo de quatro pessoas serão necessárias/autorizadas para cuidar de um carro da categoria durante uma corrida. Seis a oito pessoas serão o autorizadas para um fim de semana. Como referência, para a LMP2, são oito em corrida e cerca de vinte para final de semana na LMP2.

 

 

 

De acordo com os estudos feitos em computador, o carro da categoria deve ter um desempenho em torno de 2 segundos mais rápido por volta do que a de um LM GTE em um circuito normal. Além disso, a categoria deverá servir como porta de entrada para pilotos e equipes que um dia queiram disputar o Mundial de Endurance com protótipos LMP1 e LMP2. A tecnologia da nova classe Le Mans pode vir a fazer o seu caminho para o desenvolvimento em carros de produção em série, como o sistema de turboalimentação elétrica do R18 e-tron de Audi que está sendo implantado no SUV Q7.

 

Last Updated ( Tuesday, 16 December 2014 01:17 )