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Autorama: Uma Paixão! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 08 January 2015 03:36

 

No final da década de 50 e início da década de 60, os então automodelistas de competição com seus micromodelos a controle remoto encontravam dificuldade nas disputas, pois muitas vezes acabavam enroscados com os cordões umbilicais que ligavam os controladores (direção, aceleração e frenagem) aos seus micromodelos. Baseados na observação do ferro-modelismo imaginaram criar a semelhança de trilhos, fendas (Slots) que servissem de guia para a direção de seus automodelos; criaram inicialmente pinos fixos nos chassis para seguir a fenda, e os contatos eram fixados   ao fundo dos mesmos chassis. Posteriormente,   adotaram sapatas móveis (pickup-shoes) com os contatos, já com cordoalhas fixados nas mesmas, o que permitiria aos contatos permanecerem alinhados com as tiras de cordoalhas fixas ao longo da pista. Para a transmissão da corrente elétrica, introduziram duas sapatas flexíveis (lâminas de latão ou niquelina) que entravam em contato com dois trilhos metálicos ligados aos controladores, reostatos, que eram manejados pelos competidores. O sistema foi aperfeiçoado com a adoção da sapata móvel e a instalação de cordoalhas na pista, em substituição aos frisos metálicos. 

 

O automodelismo de fenda nasceu nos EUA sob o nome de “Slot car” e posteriormente com a industrialização do Japão recebeu o nome comercial de autorama. Sob licença passou a ser produzido no Brasil pela fábrica Estrela, mantendo a denominação japonesa e sendo divulgado como brinquedo. Com essa denominação o automodelismo de fenda quase foi jogado ao abandono das caixas de brinquedos em quartos de crianças.   Em 1961, o autorama já era um brinquedo difundido nos Estados Unidos. Em Porto Alegre, alguns comandantes da Varig trouxeram a novidade para o Brasil. Na mesma época em São Paulo, o grupo de senhores, Felício Cavalli, Bié, Alfredo Araujo, Ewaldo Pacini de Almeida, José Alvares Moraes e outros todos do signo de escorpião começaram se interessar também pelo esporte e fundou a primeira escuderia, a "SCORPIUS" que treinava e competia numa pista montada num quintal do Brás. A pista foi feita com martelos e talhadeiras, os carrinhos eram preparados por eles mesmos. Em 1963 a loja Mobral Modelismo de São Paulo, começou a importar equipamentos e carrinhos de autorama,   no ano seguinte a Estrela lançava seu primeiro autorama no festival realizado no DEFE, no qual Emerson Fittipaldi tiraria o terceiro lugar. Alguns pioneiros, que eram automodelistas de "carteirinha" entusiasmados com a oportunidade, iniciaram com a desculpa de "manutenção e testes" passaram a dedicar-se de corpo e alma ao novo ESPORTE-MODELISMO. Assim começaram a surgir casas especializadas. 

 

Surgiram algumas pistas de competição amadoras, subsequentemente algumas profissionais. Iniciou-se  assim um movimento espontâneo de retorno às origens do automodelismo de fenda. Com isso pais e filhos passaram a dedicar-se juntamente com amadores e profissionais no desenvolvimento desse esporte modelismo. Nesses anos que convivemos com o lado esportivo tanto quanto com o lado modelista, aprendemos o valor da sua prática. O automodelismo, como todas as outras formas de hobbies, demonstraram a função catalisadora de coparticipação e desenvolvimento sociocultural de seus participantes, a importância significativa na formação do caráter e da personalidade de quem prática. 

 

 

O autorama ou slot car, como é conhecido nos EUA, é um carro em escala 1/24 ou 1/32 que anda em uma pista de madeira, geralmente com 48m de comprimento, ou como foi mais conhecido no Brasil como o autorama residencial amador, com peças de encaixar de plástico. Os carros andam em uma fenda que possui duas cordoalhas e alimentadas com 13.8 volts de corrente contínua (baterias). O carro em escala possui um guia para andar na fenda, chassis em aço, carroceria em lexan ou acetato, pneus de borracha relação de coroa e pinhão em aço e nylon, e motor elétrico de 13.8 volts (corrente continua) de escovas (carvões) e imãs permanentes. 

 

Estes "carrinhos" nos seus modelos mais sofisticados chegam aos inacreditáveis 160 km/h !!! Estes carros necessitam de muito reflexo, em uma pista oficial com traçado "Blue king" de 48 metros, o recorde mundial de tomada de tempo, (dar uma volta completa no circuito) informatizado, era de 1.590 segundos !!! É o segundo esporte em reflexo perdendo apenas para a esgrima. Nas corridas quem ganha é quem der mais voltas, (com tempo determinado) revezando nas oito fendas que as pistas têm, identificadas por cores que acompanham a cordoalha, Os pegas são eletrizantes.

 

Algumas pistas têm seis fendas e outras quatro fendas e, hoje, com a informatização, tudo é controlado pelo computador que tem inclusive uma URA “cantando” melhores voltas, vencedor, etc.

 

 

 

Nesse esporte temos hoje os campeonatos locais, entre as lojas, brasileiro e mundial.

 

Muitos pilotos brasileiros são campeões mundiais e, há pouco, em dezembro, dois pilotos brasileiros se tornaram os campeões alemães correndo em pista na Alemanha.

 

 

O campeonato brasileiro de hoje traz ao nosso País muitos pilotos estrangeiros, havendo vários que são campeões brasileiros.  Esse certame se tornou um mini mundial, sendo realizado em duas etapas em cidades diferentes divididos em categorias, pois não é possível realizar um certame com todas as categorias existentes, sobre as quais falaremos oportunamente.

 

Os Campeonatos de 2014 no Rio de Janeiro.

 

O ano de 2014 viu alguns campeonatos serem realizados no Rio de Janeiro.

 

Na Guduxus foram realizadas corridas de Grupo 12, S16D, Clio e Turismo Light, a mais concorrida.  Estas provas tiveram os pilotos divididos em classes: os mais experientes eram Pró e os demais Light.

 

Pela primeira vez na história – ao que se sabe – pai e filho ganharam seus campeonatos numa mesma temporada: S Ramos na Light e Pedro Silva na Pro.

 

Na GTR foram os certames de GT NSR, GT SCX, Turismo SCX, Nascar SCX, Turismo Falcon e S16D.  Estes dois últimos são carros de Slot em tamanho 1/24 enquanto os demais são carros de réplicas em 1/32.

 

 

 

Aqui estão alguns dos campeões das várias categorias na GTR:

 

Acima, a foto dos 'pilotos' que disputam o Campeonato da GTR. Abaixo, o Pódio do Campeonato da NASCAR.

 

Pistas do Rio de Janeiro

Depois de uma época de ouro onde tivemos mais de cinco pistas cariocas e umas sete em todo o Estado, hoje o autorama no RJ vive à míngua com uma pista profissional em loja, a GTR; uma pista de réplicas num Shopping, a Point e uma pista residencial onde só entram convidados, a Guduxus onde, todavia, são realizados os melhores campeonatos.

 

GUDUXUS TRACK – é uma pista particular com quatro fendas onde se corre em regime de “deck”, ou seja, os demais entram um de cada vez na primeira fenda enquanto um sai na ultima. As corridas normalmente são às 4ªs feiras depois das 21hs e podem ser vistas na Internet, ao vivo, em www.guduxus.com.br/aovivo

 

 

 

POINT DE AUTOMODELISMO – fica no Shopping Boulevard Rio, 2º piso sendo apenas para réplicas; ainda não foram realizadas corridas.

 

 

 

 

GTR - Rua Santo Quintiliano 46 - Jacarepaguá - Tel. 21 7851-6833 – tem oito fendas e grande extensão permitindo corridas de réplicas e de slot.  www.oficinadoautorama.com.br 

 

 

 

Abraços,

 

Jorge Ramos


 

Last Updated ( Sunday, 08 February 2015 23:19 )