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Como preparar seu carro de autorama para competição PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 08 February 2015 23:20

Olá amigos do site dos Nobres do Grid,

Irei começar neste mês uma série de artigos sobre preparação de carros de autorama para competições. Assim como os carros que vão para os autódromos pelo mundo passam por um meticuloso processo de preparação para conseguir dar o máximo nas corridas, os carros de autorama também passam por esta preparação. Pode ser a diferença entre vencer ou não, independente de quão bom piloto você seja.

 

Parte 1

1 - Melhore o tempo de volta do seu carrinho 
Uma estratégia muito simples é utilizar um pneu mais duro ou mais cortado. É claro que a pista deve estar pulverizada com glubs pelo menos nos pontos de freada. O pneu mais duro vai liberar o carro com maior facilidade nas retas. Ainda fará com que o motor trabalhe mais solto e, consequentemente, mais frio, aumentando assim a durabilidade durante uma corrida. Mesmo que o uso de um pneu mais duro prejudique um pouco as curvas (até certo ponto é claro).

 

A dureza que está sendo usada atualmente para carros do G-0 e do G-12 está em torno de 21 a 27. Isso corresponde a um pneu Alpha "médio" (escolhendo os mais duros) e os "hard" cortando-os nos cubos sempre que a glubagem da pista permitir. A altura de torneamento dos pneus gira em torno de 18,40 milímetros. Aviso importante: nunca deixe de tornear os pneus para competir. 

 

2 - Informações úteis básicas  

Os induzidos mais comumente usados no Brasil, de grupo-0,12 ou 20, têm o diâmetro de 0.513 de polegada; 
As ferramentas diamantadas usadas para estes induzidos, variam de 0.520 polegadas a 0.530 polegadas. Quanto mais aproximado mais torque e quanto mais afastado, mais giro no motor; 
Imãs com "ponta" (MURA ou PROSLOT novo) dão mais torque e menos giro no motor (o motor puxa mais amperagem). Imãs sem ponta (RJR, RJR quad, PROSLOT antigo) dão mais giro e menos torque no motor (o motor puxa menos amperagem);

Quanto mais avanço do coletor, mais giro no motor. Quanto menos avanço no coletor, mais torque.  

 

3 - Motor: colagem de imãs com aproximação 
1. Feche o seu setup (conjunto de caixa e cabeçote) com o induzido que vai ser utilizado. 
2. Sem os imãs, ajuste com espaçadores o ponto mais apropriado segundo o coletor em relação à casa de carvão. 
3. Em seguida, abra o setup e coloque os imãs (grudados magneticamente no induzido). Feche novamente o setup. 
4. Marque com uma caneta a posição definitiva dos imãs. Retire novamente o induzido e utilize um induzido velho fora de uso da mesma categoria. Cole com superbonder (use o suficiente apenas para fixar temporariamente) os imãs ao induzido velho. 
5. Em seguida, cole os imãs na caixa com cola magnética (pode ser araldite 24h com um pouco de pó de imã), respeitando a posição marcada anteriormente com o induzido novo. 
6. Após 24h bata no eixo do induzido levemente a fim de quebrar a pouca superbonder que une o induzido velho aos imãs retirando-o. Raspe o excesso de superbonder da face interna dos imãs. Pegue a sua ferramenta diamantada para imãs (da medida de sua preferência) e coloque-a no lugar do induzido, parafusando o cabeçote na caixa com a ferramenta dentro. 
7. Em seguida, com a sua Dremel ou furadeira em velocidade de aprox. 500 RPM (nunca utilize velocidade superior, sob pena de danificar a ferramenta empenando o eixo ou pior), segure com força o setup debaixo de uma torneira (com a água o trabalho nos imãs fica mais perfeito), com movimento (sempre) de puxar. 
Com este trabalho de usinagem dos imãs você equaliza o campo magnético, muda à curvatura dos imãs e obtém mais torque do motor, além de poder obter curvas de "giro x torque" variando o diâmetro da ferramenta diamantada.

 

 

4 - Prepare seu motor 3 
Nunca se esqueça de limpar ou até polir sempre a casinha de carvão do seu motor. Lembre-se de alinha-las em relação ao coletor. Não aconselhamos que você adiante as casinhas de carvão para obter mais giro do motor, pois, fica mais difícil de fazer um bom alinhamento. 

 

Para fazer um bom alinhamento, aconselhamos o uso de um alinhador diamantado para, além de polir a casa de carvão, você poder deixá-la do tamanho do carvão. Lembre-se que alguma casa de carvão das marcas RJR e PROSLOT vem apertadas demais prendendo o carvão quando o motor aquece. 

 

 

5 - Prepare seu motor 4 
Sempre amacie bem seu motor na fonte, mas antes não se esqueça de passar uma ferramenta diamantada de carvão, nos carvões montados no set up (conjunto de caixa e cabeçote), com isso você pode diminuir o tempo de amaciamento na fonte do seu motor, não sacrificando tanto o coletor do induzido. 

 

 

6 - Prepare seu motor 5 
Sempre amacie bem seu motor na fonte, coloque-o por 30 min. em 2,0 volt. Depois mais 30 min. em 3,5 volts. Depois mais 3 min. em 5,0 volts. e termine com mais 20 min em 2,0 volts.

 

Lembre-se de deixar o motor esfriar na hora de mudar a voltagem e lubrifica-lo. Importante os tempos e voltagens dependem muito das características da pista que você vai correr, estes tempos e voltagens são apenas uma referencia básica para você se guiar no amaciamento de G-0, G12 e G-20. 

 

 

7 - Prepare seu motor 6 
Um especialista dá uma dica sobre o assunto e aconselha basicamente o mesmo amaciamento da dica "Prepare seu motor 5" que vamos repeti-la abaixo, mas, com uma diferença no início do amaciamento, ele aconselha aos internautas que quando começarem a amaciar o motor comece com os mesmos 2,0 volt, e ir aumentando a voltagem imediatamente até o motor sair da "faixa de vibração", isso ocorre dependendo da qualidade do balanceamento do induzido, nos 3.5 volts. Aproximadamente.

 

Sempre amacie bem seu motor na fonte, coloque-o por 30 min. em 2,0 volts. Depois mais 30 min. em 3,5 volts. Depois mais 3 min. em 5,0 volts. e termine com mais 20 min em 2,0 volts.

 


Lembre-se de deixar o motor esfriar na hora de mudar a voltagem e lubrifica-lo. Importante os tempos e voltagens dependem muito das características da pista que você vai correr, estes tempos e voltagens são apenas uma referencia básica para você se guiar no amaciamento de G-0, G12 e G-20. 

 

No próximo mês, continuaremos o assunto.

 

PEDRO SILVA MAIS UMA VEZ CAMPEÃO

 

O piloto carioca Pedro Silva – 5 vezes campeão brasileiro – continua sua carreira conquistando o Campeonato de Fórmula G-Track, realizado na Guduxus Track, com 3 primeiros lugares em cinco etapas.  Jean Christophe foi o vice-campeão e Carlos Alberto o 3º colocado.

 

 

Vejam o incrível currículo desse piloto, onde estão suas conquistas desde 1990 em: http://www.silvaramos.com.br/pedro%20curriculum.htm

 

Abraços,

 

Jorge Ramos

 

 

 

Last Updated ( Saturday, 14 February 2015 06:10 )