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Agora é pra valer! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 01 March 2015 22:35

Olá leitores!

 

Felizmente aquela sensação de vazio que ficamos por ocasião do Natal, Ano Novo e mesmo durante uma parte razoável do mês de janeiro (não é todo mundo que gosta de rali) está se dissipando, já que algumas categorias já estrearam e outras estão em vias de começo de temporada. Isso sempre é muito bom, afinal para nós, fãs do esporte a motor, quanto mais corridas melhor.

 

Com a proximidade da corrida de abertura da temporada de Fórmula 1 (15/03, em Melbourne, na Austrália) as equipes passaram mais alguns dias fazendo experiências com novas peças ou desenvolvimentos antes de chegar a hora do “vamos ver”. Agora, com o pessoal “levando a sério” os testes, podemos ver que a temporada não deve ser muito diferente da do ano passado.

 

A Mercedes continuará sendo o adversário a ser batido, a Williams deve continuar como segunda força do campeonato (com o Bottas continuando sendo mais rápido em volta lançada que o Massa), e a Ferrari parece que acertou a mão e não ficou longe da Williams, se colocando como a terceira força do campeonato. Williams e Ferrari conseguiram fazer seu melhor tempo no mesmo segundo que as Mercedes. O resto do pelotão, ao menos nas configurações de treinos livres (que, como já disse algumas vezes, não querem necessariamente dizer grande coisa), levou mais de 1 segundo da Mercedes.

 

Nesse grande cesto de gatos rivais se encontra uma surpreendentemente veloz Sauber (a conferir no início de temporada), a Toro Rosso andando mais rápido que a Red Bull com o mesmo motor, a Force India mostrando que seus problemas financeiros afetaram a capacidade do carro andar bem em relação aos anos anteriores, a Lotus (agora com motor Mercedes) andando bem com Grosjean e batendo com o “Maldanado” (aproveitando a frase do ótimo personagem Groo, do cartunista Sergio Aragonéz, Maldonado faz o que Maldonado faz melhor), e Red Bull e McLaren sofrendo com seus carros. Agora é esperar para ver o que os treinos do GP da Austrália nos trarão.

 

Enquanto a F-1 continua fazendo testes, o campeonato brasileiro de Fórmula Truck começou. Quase que a coisa dá errado, afinal os caminhões das equipes enfrentaram um bocado de manifestações dos caminhoneiros contra o aumento no preço do diesel e (muito justamente) reclamando do valor do frete. Houve um atraso na chegada prevista dos caminhões, mas conseguiram chegar e a corrida pode ser disputada sem problemas. E nessa temporada, lembrando dos tempos em que na Indy corriam juntos Mario Andretti (que fez aniversário esse fim de semana, por sinal) e Michael Andretti, na equipe Muffatão o Pedro Muffato correrá com o filho David Muffato, Pedro com o caminhão “bicudo” e o David com o “cara chata”.

 

E a temporada começou praticamente como terminou a do ano passado: com pole position e vitória da VW, no caso o caminhão do Afonso Giaffone, que fez uma corrida perfeita e arrebanhou todos os 53 pontos possíveis na etapa. Leandro Totti (VW) tentou pressionar o líder até ter problemas, tarefa ingrata que depois ficou com Wellington Cirino (Mercedes), mas sem grande sucesso. Em 3º, a grata surpresa do Djalma Fogaça (Ford), com André Marques (VW) em 4º e Diogo Pachenki (Volvo) em 5º completando o pódio da categoria.

 

Tivemos também NASCAR, onde aconteceu um fato, digamos, inusitado: o Travis Kvapil não pôde correr em Atlanta. Motivo? O caminhão com o carro e as peças foi furtado na madrugada de sexta feira do estacionamento do hotel onde a equipe estava hospedada na viagem a caminho do autódromo. Na manhã do sábado o carro foi encontrado abandonado na beira de uma estrada, a equipe o recuperou, mas não foi possível para o piloto participar da corrida. Não se tem notícia até agora dos equipamentos que estavam no trailer roubado, entre eles o motor reserva do carro.

 

E a corrida? Bom, após um atraso de 1 hora por causa de chuva, os espectadores tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação de gala do Jimmie Johnson, que venceu após largar em 37º lugar. O que ele fez na última relargada da corrida, pós bandeira vermelha, foi para mostrar aos detratores dele o motivo dele ter 6 títulos na categoria, perfeito. Logo atrás chegou Kevin Harvick, 2 corridas, dois segundos lugares e a 3ª posição no campeonato (logo atrás dos vencedores das primeira e segunda etapas), nada mau. Completando o Top-5, tivemos Dale Jr. em 3º (após uma bela briga com o Harvick nas voltas finais), o líder do campeonato Joey Logano em 4º e o competente Matt Kenseth em 5º, melhor não Chevrolet da prova. Gosto do estilo do Kenseth pilotar.

 

Até a próxima!

 

 

Alexandre Bianchini