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Preparação do Motor: Precisão e tecnologia. PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 10 March 2015 21:45

Olá amigos do site dos Nobres do Grid,

 

Vamos dar continuidade neste mês ao nosso trabalho para a preparação de um carro de autorama para competições. Vamos focar agora no trabalho da parte mecânica, que assim como os carros de corrida dos dias de hoje, carregam uma enorme quantidade de recursos tecnológicos e eletrônicos.

 

Para quem está querendo se iniciar no mundo das competições de autorama, procurar entesder os fundamentos de como fazer seu carro ficar rápido é fundamental. Assim como nos carros de competição em escala real, o motor tem uma enorme importância.

 

Combinações de coroa e pinhão.

 

A relação de coroa e pinhão, influência no torque ou no giro final do carro lembrando que o diâmetro do pneu também.

Quanto maior o pneu: mais giro, menos torque;

Quanto maior o pinhão: mais giro, menos torque;

Quanto maior a coroa: menos giro, mais torque.

 

A conta é simples C / P / D = R

Onde: C é o número de dentes da coroa;

P é o número de dentes do pinhão;

D é o diâmetro do pneu em polegadas;

R é o resultado: quanto maior o valor mais torque, quanto menor o valor mais giro (Final).

EX: 38 / 8 / 0.765 = 6,209.

Esta fórmula também é válida desconsiderando o diâmetro do pneu, já que normalmente o pneu é usado o mais baixo possível que o regulamento permite, para se obter um desempenho melhor nas curvas. 

 

Esta tabela que segue abaixo tem por finalidade auxiliar na escolha da relação a ser utilizada.

 

 

Ela foi elaborada levando em conta o número de dentes do pinhão e o número de dentes da coroa. Basta dividir o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão. Os números resultantes se relacionam ao torque e à velocidade. Quanto maior o número, maior o torque e menor a velocidade final. Quanto menor o número, menor o torque e maior a velocidade final.

 

Caso 1: Carro com pouca final e muito torque. Deve-se usar uma relação mais longa. Localize na tabela o valor resultante do cruzamento do valor da coroa e do pinhão que está sendo utilizado. Escolha uma relação cujo valor seja menor.

 

Existem diversos modelos de coroas, com várias opções de número de dentes.

 

Caso 2: Carro com pouco torque e muita final. Deve-se usar uma relação mais curta. Localize na tabela o valor resultante do cruzamento do valor da coroa e do pinhão que está sendo utilizado. Escolha uma relação cujo valor seja maior.

 

Regra geral: O efeito obtido pelo aumento ou redução do número de dentes do pinhão é maior que o efeito obtido pelo aumento ou redução do número de dentes da coroa. Muitas vezes é necessário alterar o valor da coroa e do pinhão ao mesmo tempo para se obter um melhor desempenho.

 

Assim como as coroas, os pinhões também tem opções de número de dentes.

 

A relação a ser escolhida deve considerar a potência do motor, o comportamento do carrinho na pista e a facilidade para pilotar.

 

Regule a pressão das molas do seu motor.

 

A pressão das molas do motor é muito importante para obter um maior desempenho do seu motor, e seguem regras simples.

 

Quanto menor a pressão das molas, mais torque (até certo ponto).

Quanto maior a pressão das molas, mais giro (até certo ponto).

 

Quase todas as molas, sejam elas Heavy, light, 3 voltas ou 5 voltas podem ser reguladas para qualquer motor.

 

O ajuste de tensão das molas pode ser a diferença entre ser rápido ou não.

 

Quanto mais voltagem e amperagem a pista fornecer para o motor, maior pressão nas molas pode ser colocada.

Quanto menor voltagem e amperagem a pista fornecer para o motor, menor pressão nas molas pode ser colocada.

 

Se a pista é mais "travada", ou seja necessita mais torque, coloca-se menos pressão nas molas.

Se a pista é de "alta" velocidade e o carro só fica com o giro alto, sem grandes freadas, coloca-se mais pressão nas molas.

 

A pressão usada normalmente:

em um G-0 varia de 50 a 90 gramas;

em um G-12 de 60 a 110 gramas;

em um G-20 de 70 a 120 gramas;

em um G-27 de 80 a 130 gramas;

em um G-7 de 100 a 150 gramas.

 

A pressão é medida com um dinamômetro ou tensímetro, mas você mesmo pode fazer o seu com uma vareta de aço uma mola (uma mola como as usadas nos aceleradores nacionais) e um tubo de antena de carro. Faça a escala com riscos na vareta (de preferencia a usar a escala comparando com um tensímetro).

 

Lembramos que a pressão também depende do avanço do coletor, do "gap" usado nos imãs, do tipo do imã, do pneu utilizado, da quantidade do glubs utilizado na pista em spray ou em gotas, da carroceria utilizada, etc.

 

Estas são regras básicas, a serem seguidas em 99,9% dos casos.

 

Balanceamento do induzido do motor.

 Aqueles furos que você vê nos três blank's do induzido do seu motor é o balanceamento. O balanceamento utilizado no AUTORAMA retira material (peso) ao invés de colocar peso, o inverso do balanceamento de uma roda do seu carro de verdade.

 

Acima. alguns exemplos de induzidos. São eles que giram e fazem o pinhão girar. É a "alma" do motor.

 

O balanceamento também é mais delicado, além da dificuldade do tamanho, também tem nível de balanceamento esquerdo e direito.

 

Existem dois tipos de balanceamento: o Estático e o Dinâmico.

 

O Estático você pode conseguir algum resultado (depois de muito treino) com um par de imãs extremamente fortes em paralelo e colocando o induzido com o eixo afiado entre eles, ao afastar o imã um ou dois milímetros o induzido ficará no ar, e ao gira-lo delicadamente a parte que ficar para baixo acusará o blank mais pesado, onde você terá que retirar peso. Infelizmente este sistema dinâmico arcaico só lhe apontará o Blanc mais pesado, não lhe dando dicas sobre o lado do blank nem a quantidade a ser retirada, por isso esta forma não permite o balanceamento de todos os casos, obtendo sucesso em apenas 10% dos casos.

 

Motores montados com seus induzidos, prontos para a montagem.

 

O Dinâmico o resultado é perfeito para a nossa necessidade, para isso é necessário você ter uma máquina de balancear especifica para balancear induzidos de autorama. A máquina consiste em um sistema eletrônico que gira o induzido da forma que ele trabalha dentro do motor, e através de sistemas de sensores e Strobo, a máquina acusa a quantidade a ser retirada de cada blank e o que é mais importante... de que lado do blank por isso esta forma  permite o balanceamento de todos os casos, obtendo sucesso em  100% dos casos.

 

Você pode ter acesso a máquinas confiáveis em pouquíssimas lojas.

 

Prepare seu motor.

 

Quando você for regular o "jogo" do induzido dentro do motor, alguns cuidados são muito importantes. Os espaçadores tem que ser em bronze fosforoso (que diminuí o atrito), e tem que ser apertados contra o induzido, evitando assim que ao fechar o motor, os espaços entre os espaçadores lhe enganem, dando a falsa impressão de que o "jogo" é menor do que realmente é abrindo jogo durante a corrida.

 

Um fato comum é que quando você retira os espaçadores de um motor, para fazer uma limpeza, os espaçadores que estão em contato com o induzido estão convexos, parecendo um chapéu chinês, isto é porque o induzido não está com a parede em relação ao eixo em 90º geralmente por ter resina, fazendo inclusive que o "jogo" fique aumentando durante o uso do motor, exatamente por que a resina se desgasta, outro fator é que isto acaba provocando vibração no induzido, parecendo que está desbalanceado.

 


Sem transmissão o carro não anda, certo? Use uma peça diamantada para o eixo.

 

A solução para isto é muito simples quando se tem uma Ferramenta Diamantada para Eixo, não se esqueça de passa-la no lado do coletor também, não é necessário desgastar o induzido em demasia, apenas deixando-o perpendicular ao eixo e retirando toda a resina que está no eixo do induzido, verifique antes de usar a ferramenta, qual o lado da ferramenta que é de 2 mm, o outro lado é de 3/32, a medida do eixo traseiro do "carrinho”, o lado 3/32 é para você passar nas buchas traseiras, com o mesmo fim.

 

Como soldar o pinhão.

Um problema comum para iniciantes e até para os mais experientes, é como soldar bem um pinhão no eixo do motor.

 

Retire o excesso de solda antiga do eixo do induzido com um estilete, com o motor ligado em uma fonte em 5,0 volts. Lixe com uma lixa 600 um pouco o eixo do induzido com cuidado de não afinar o eixo, e sim apenas retirar material antigo e principalmente retirar a oleosidade do eixo, fazendo que a solda nova "pegue" mais facilmente.

 

Pincele um pouco de acido (fluxo de solda) na parte do eixo que será soldada, e com o ferro de solda, já com a solda, faça a solda "pegar" em todo o contorno do eixo, caso a solda não fique em todo o contorno do eixo, repita o processo até ter sucesso, isto é muito importante. Cuidado também para não soldar o eixo na bucha ou rolamento, passe o acido a no máximo 2 milímetros da bucha ou rolamento.

 

O "trabalho de oficina" é algo que necessita ser preciso, como em qualquer carro de corrida.

 

Coloque o pinhão no começo do eixo e pincele-o por dentro, tendo cuidado de não colocar acido em excesso e nem nos dentes, pincele o eixo também.

 

Esquente com o ferro de solda bem quente o pinhão até derreter a solda e coloque o pinhão na posição desejada, novamente com cuidado para que a solda não escorra para dentro dos dentes do pinhão.

 

Caso tenha entrado solda nos dentes do pinhão, jamais tente retirar com um estilete, pois você arranhará os dentes que machucará os dentes da coroa, com isso você perderá a coroa rapidamente. O certo é esquentar o pinhão novamente e ligar o motor na fonte apenas um segundo, fazendo a solda em excesso voar.

 

Motor A-54, 16ds montado.

 

É sempre bom após fazer isto, esquentar novamente o pinhão para deixar a solda forte novamente.

 

Se preferir muitos utilizam solda com prata para reforçar, pois ela tem uma temperatura de fusão mais alta, mas ela é mais quebradiça. Algumas pessoas que perderam corridas por que o pinhão soltou a poucas voltas do final por causa de alguma trinca provocada por uma batida, ou pela temperatura do motor, partem por uma soldagem mais radical. Seria tudo quase igual, mas enchem de solda no pinhão fazendo uma bola de solda e esquentam bem, e depois limpam o excesso com a fonte da forma descrita anteriormente. Eu pessoalmente não gosto muito desse método, pois sempre sobra um pouco de solda nos dentes.

 

Motor B-16 RJR Kof Pslot

 

Obs.: Jamais cole o pinhão com superbonder ou travadores da loctait, além de não funcionarem estragam o pinhão e a coroa.

 

PEDRO SILVA SEGUE VENCENDO NA GUDUXUS

 

Foi realizada a primeira etapa do campeonato de Porsche na pista da Guduxus, no Rio, com a vitória – de novo – de Pedro Silva que conseguiu superar Bruno Mora na última fenda, resultado que não parecia possível.

 

Resultado da etapa da Copa Porsche. Mais uma vitória de Pedro Silva.

 

Cerca de  17 pilotos se apresentaram para a prova que é dividida em Light e Pró com  Leandro Marino ficando com a pole na Light e Jean na Pró.

Bruno Mora ficou em segundo enquanto o “chinês voador” Ten Zi Li ficou em terceiro.

 

Acima, os vencedores da categoria PRO.

 

Na categoria de iniciantes, Light, a vitória mais uma vez foi de Leandro  Marino com Maurício Silva em 2º e Vanise em 3º.

O campeonato terá  10 etapas terminando em julho.

 

Abraços,

 

Jorge Ramos


Last Updated ( Wednesday, 11 March 2015 00:50 )