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Final de semana com rodas cobertas. PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 03 May 2015 22:30

Olá leitores!

 

O feriado nacional em plena sexta feira significou um descanso mais longo para muita gente... mas não para os pilotos, que estiveram na pista em diversas categorias diferentes pelo mundo afora. Para muitos é um feriado triste, pois marca a morte do Ayrton Senna, mas devemos lembrar também outras mortes ocorridas nessa época do ano. Por exemplo, dia 29/04 morreu o arrojo do Rubens Barrichello (o piloto sobreviveu, felizmente, mas o arrojo ficou naquele alambrado de Imola, restando apenas o piloto “burocrático”), dia 30/04 morreu Roland Ratzemberger, um jovem iniciante que realizava seu sonho de pilotar na categoria máxima do automobilismo, dia 02/05 marcou os 29 anos da morte do Henri Toivonen, a morte que selou o destino do Grupo B do rali, uma das mais radicais competições a motor já realizada (não vou escrever que foi A mais radical, pois a concorrência com a Can-Am do início dos anos 70 e com as provas de dragster Top Fuel alimentadas a nitrometano é forte) após a Segunda Grande Guerra. Por falar nisso, nesse 01/05 faleceu um dos pioneiros do Mundial de Motovelocidade, Geoff Duke “The Duke”, 4 títulos na 500 e 2 na 350, o pioneiro no uso de macacão de pilotagem em uma única peça.

 

Mas vamos ao que interessa: corrida! Sábado tivemos WEC, as 6 Horas de Spa, com uma magnífica apresentação da Porsche nos treinos e a vitória da Audi na corrida, graças a um espetacular trabalho de boxes e a reconhecida competência do trio Marcel Fässler, Andre Lotterer e Benoit Tréluyer. À Porsche restou o consolo de preencher o resto do pódio, com Dumas/Jani/Lieb em 2º e Bernhardt/ Webber/Hartley em 3º. O melhor dos Toyota ficou em 5º (Wurz/Sarrazin/Conway). E não posso esquecer de dar os parabéns ao brasileiro Fernando Rees, vencedor da classe LMGTE-Pro com Aston Martin Vantage. Parabéns pelo ótimo trabalho!

 

Também no sábado a primeira prova do DTM, com vitória do Jamie Green (Audi), que além de fazer a pole dominou a corrida de forma maiúscula, de ponta a ponta mesmo com 2 intervenções do safety-car, com Wehlein e Di Resta (ambos de Mercedes) fechando o pódio. Augusto Farfus largou em 23º e terminou em 10º, o que se pode dizer que foi uma bela corrida. Já no domingo a segunda corrida foi completamente diferente, começando pelo tempo: a prova começou no seco, mas depois veio uma chuva fraca e então uma tempestade digna da Inglaterra ou do verão paulistano – isso é, de quando chovia no verão paulistano... Debaixo daquela água toda, quem brilhou foi Mattias Ekström (Audi), que navegou com maestria pela pista e conquistou a vitória com autoridade, sendo seguido por Mortara (Audi) e Paffett (Mercedes). Paffet, por sinal, fez uma corridaça: saiu em último e terminou em 3º a menos de 1 segundo do 2º colocado. Farfus teve uma apresentação para esquecer, largou em 16º e terminou em 21º, jamais encontrando um bom ritmo durante a parte molhada da corrida. O jeito é procurar se recuperar nas próximas etapas.

 

Nesse domingo aconteceu também a primeira das 3 corridas da MotoGP na Espanha, na pista de Jerez de la Frontera. Vitória do Jorge Lorenzo, primeira no ano, corrida que talvez marque a reação dele no campeonato. Se continuar pilotando como pilotou nesse domingo, pode ser considerado candidato ao título. Em segundo chegou Marc Márquez e em terceiro “Il Dottore” Valentino Rossi, conquistando seu ducentésimo pódio na carreira, ultrapassando a marca da lenda viva Giacomo Agostini. Resultado positivo para Rossi, que ampliou sua vantagem no campeonato para Doviziozo, que cometeu um erro relativamente bobo, caiu para o fundo do pelotão mas conseguiu se recuperar até o 9º lugar. Infelizmente parece que aquele ótimo início de temporada dele foi mais fogo de palha que qualquer outra coisa. Vejamos como ele se comporta daqui para diante. Em tempo: não o considero um mau piloto, até porquê se você não for muito bom não chega na MotoGP, mas... daí para o considerar no mesmo nível do Rossi, do Márquez, do Lorenzo, vai uma distância.

 

Também teve corrida de WTCC na Hungria, no mega kartódromo chamado Hungaroring. Enfim, para quem correu naquela pista minúscula de 2400m em Pequim (uma tal de Goldenport Park, se tiverem curiosidade mórbida podem pesquisar), deve ser coisa fina. Na primeira corrida, vitória do atual campeão, José “Pechito” López, seguido pelo seu companheiro de equipe Yvan Muller em segundo e pelo francês Hugo Valente em 3º. Na segunda corrida (grid invertido para os 8 primeiros colocados da primeira corrida) o piloto local Norbert Michelisz fez valer a posição de honra na largada e liderou de ponta a ponta a prova, dando para a Honda a sua primeira vitória esse ano. Aliás, um pódio composto apenas de pilotos de equipes independentes (sem apoio oficial de fábrica), com o 2º lugar para o simpático holandês Tom Coronel e o 3º para o Tom Chilton, ambos de Chevrolet Cruze. Sugiro começarem a procurar meios para assistir a próxima corrida, que será dia 16/05. Motivos? Uma palavra apenas: Nordschleife. Se precisarem de mais algum, esta praticamente certa a presença da grande dama do Nordschleife, Sabine Schmidt, ex piloto do RingTaxi. Precisa de mais algo?

 

Cansaram de tanta corrida? Calma, ainda tivemos a etapa de Talladega da NASCAR. Para uma prova de superspeedway com placa limitadora, admito que foi um pouco chata essa corrida. Isso do ponto de vista do espectador, claro, pois Dale Earnhardt Jr. não achou nada chato e venceu pela 6ª vez a corrida de Talladega. Completaram o Top 5 (na ordem) Jimmie Johnson, Paul Menard, David Blaney e Martin Truex Jr. Semana que vem voltamos à rotina de ovais de uma milha e meia, dessa vez no Kansas.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini 
Last Updated ( Sunday, 03 May 2015 22:35 )