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Written by Administrator   
Sunday, 17 May 2015 23:23

Olá leitores!

 

Esse ainda não foi o grande final de semana do automobilismo mundial – esse final de semana será o próximo, onde todo fã de automobilismo tem o dever cívico de passar o domingo defronte à TV, assistindo primeiro o GP de Mônaco, depois as 500 Milhas de Indianápolis e por fim as 600 Milhas de Charlotte – mas teve um bocado de coisa interessante.

 

Começando pela manhã de sábado, onde o WTCC visitou o Nordschleife, marcando a volta de uma corrida de um campeonato mundial ao tradicional traçado alemão. Na primeira corrida nenhuma novidade no pódio: 1-2-3 da Citroën, respectivamente López, Loeb e Müller. A surpresa foi o chinês Qing Ma em 5º lugar. A grande dama de Nürburgring, Sabine Schmitz, terminou em décimo. Na segunda corrida a vitória ficou com o francês Yvan Müller, apenas 2 décimos à frente do companheiro de equipe e atual campeão mundial “Pechito” López, com o português Tiago Monteiro levando o Honda Civic ao 3º lugar.

 

À noite tivemos o All-Star Race da NASCAR. Vocês podem estranhar em uma categoria com tantas corridas durante o ano ter uma prova extra campeonato – afinal, as corridas extra campeonato da F-1 acabaram conforme o calendário foi ficando mais recheado de eventos. Mas o norte americano tem uma visão diferente do esporte, e é uma ótima oportunidade de fazer aquilo que eles sabem fazer muito, muito bem: espetáculo. Sim, espetáculo. Antes da prova é montado um palco, onde os pilotos participantes da “corrida das estrelas” (apenas 20, você precisa ao menos ter vencido uma corrida no ano anterior para participar dela) são apresentados um a um, assim como os mecânicos que participam das paradas de troca de pneus e reabastecimento. É uma chance única de ver quem é aquele pessoal que ajuda o piloto a conquistar o resultado, e que não existe em nenhuma outra categoria. Muito interessante. Para os pilotos não existem pontos, mas o vencedor leva 1 milhão de dólares. OK, você pode conquistar até mais que isso durante a temporada regular... mas não tem aquele apelo de levar a bolada de uma única vez. E o vencedor dessa grana toda, que depois evidentemente é dividida também entre a equipe, foi Denny Hamlin. Que por sinal também foi o pole position. Chegou a perder a liderança no meio da corrida, mas no final se recuperou e se defendeu muito bem dos ataques de Kevin Harvick.

 

Já na manhã de domingo tivemos a prova de MotoGP em Le Mans, no Circuit Bugatti (o curto), uma pista que é ótima para motos mas que com carros não funciona. E a corrida foi muito boa, desde que não se resolvesse prestar atenção apenas ao Jorge Lorenzo. Afinal, Lorenzo assumiu a ponta logo no começo da corrida e lá ficou sem ser incomodado. Rossi largou bem, assumiu o segundo lugar após ultrapassar Doviziozo... e lá ficou tentando alcançar Lorenzo, mas sem conseguir. Doviziozo  também ficou em 3º sem ser incomodado, nem incomodar. Como então a corrida foi emocionante? Simples, do 4º lugar para trás o bicho pegou de verdade. O final da prova, com o ótimo duelo entre Márquez e Iannone, foi de assistir em pé, muito bom mesmo, ambos deram um show.

 

Saindo da Europa e vindo para o Brasil, tivemos a etapa de Londrina da F-Truck. Vitória maiúscula de Felipe Giaffone (VW), desde o começo da prova, seguido por Leandro Totti (VW) e Paulo Salustiano (Mercedes). Fechando os 5 primeiros, tivemos André Marques (MAN) em 4º e Wellington Cirino (Mercedes) em 5º. O melhor Iveco chegou em 6º (Jaidson Zini) e o melhor Ford em 8º (Djalma Fogaça). A liderança do campeonato ainda está com Totti, mas a briga entre os companheiros de equipe vai até a última corrida, com certeza.

 

E a corrida do WTCC foi na manhã do sábado pois a pista alemã tinha outro evento para esse final de semana: as 24 Horas de Nürburgring, tradicional prova de carros GT que é um enorme desafio seja para os carros, seja para os pilotos. O brasileiro Augusto Farfus participou pela BMW, fez a pole position, mas teve alguns problemas no começo da corrida e depois a equipe teve de se desdobrar em uma corrida de recuperação, portanto o 4º lugar na final foi um bom resultado. A vitória ficou com o Audi R8 do quarteto Vanthoor/Miles/Müller/Sandstrom.

 

E sim, eu sei que o site é sobre automobilismo, a coluna é sobre automobilismo, mas não posso deixar passar em branco a morte do rei do Blues, B. B. King. Vá em paz, Mestre.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini