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Written by Administrator   
Sunday, 21 June 2015 23:23

Olá leitores!

 

Após a reforma sofrida na metade dos anos 90, nunca mais Österreichring, ops, Red Bull Ring produziu uma corrida verdadeiramente emocionante. Esse ano não foi exceção. Tivemos, claro, alguns momentos de genialidade na corrida, mas daí para dizer que “a corrida foi emocionante” desculpem-me, mas existe uma diferença muito grande. Mas não chegou a ser uma corrida sonolenta, como foi o GP da Espanha (zzzzzzzz...). De bom, as disputas de posição propiciadas pelos carros da Red Bull, Toro Rosso e Lotus. Mais uma vez, o pelotão intermediário salvando a lavoura, já que na frente a disputa é para ver quem faz o pit-stop mais rápido ou encontra a melhor estratégia de parada de boxe.

 

Vitória do Rosberg, 3ª seguida, que com isso vai se aproximando do Hamilton em busca da liderança do campeonato. Largou muito bem (não é comum isso acontecer), passou Lewis, abriu a vantagem necessária e em nenhum momento deixou o inglês se aproximar. Uma corrida para compensar o erro na classificação que fez com que ele perdesse a oportunidade de marcar a pole position. Seu companheiro Hamilton (2º) sonhava com a vitória, afinal largando na pole em uma pista onde as ultrapassagens não costumam ser muito fáceis, era a oportunidade ideal... só não contava com a largada do Nico Para completar, recebeu uma punição de 5 segundos por cruzar a linha branca na saída dos boxes. Ao final, reconheceu que o companheiro foi mais veloz.

 

Em 3º chegou Massa, que estava naquele dia em que tudo dá certo para ele: largou bem, conseguiu imprimir um bom ritmo de corrida, e estava suficientemente próximo de Vettel para aproveitar quando ocorreu o problema na parada de boxe. Contando com a ótima velocidade de reta propiciada pelo motor Mercedes, não deu chances reais de ultrapassagem para o tetracampeão e conseguiu seu primeiro pódio no ano e 40º na sua carreira. Seu companheiro Bottas (5º) não fez uma das suas melhores largadas, mas correu bem, efetuando algumas ultrapassagens durante a corrida. Perdeu ritmo no final, com problemas de freio.

 

Em 4º chegou Vettel, que teve um pódio certeiro desperdiçado por conta da porca que trava a roda que não saía, fazendo a equipe perder bons segundos na parada e com isso a chance de subir ao 3º degrau do pódio. No final tentou atacar Massa, mas especificamente na segunda curva do circuito cometeu alguns erros de trajetória, que a meu ver o impediram de tentar a ultrapassagem na reta que precede dois trechos onde o carro da Ferrari era nitidamente mais rápido que o Williams, superior na primeira parcial cronometrada. Seu companheiro Räikkönen teve um final de semana para esquecer: se classificou em 18º (que virou 14º por conta de punições aplicadas a outros pilotos) por falha de comunicação da equipe, depois após a saída da segunda curva o carro destracionou (de maneira estranha, já que isso normalmente acontece logo na tangência de saída, e ele já estava alguns bons metros à frente), ele perdeu o controle e foi acertado por Alonso, cujo carro subiu no bico da Ferrari, fazendo com que ambos abandonassem e que o safety-car entrasse.

 

Em 6º chegou o vencedor das 24 Horas de Le Mans, Nico Hülkemberg, o maior talento desperdiçado dos últimos tempos, mais uma vez levando a Force India ao melhor lugar que ela pode almejar: atrás dos carros da Mercedes, Ferrari e Williams. Largou bem e protagonizou boas disputas com Bottas. Seu companheiro Pérez (9º) também fez uma boa apresentação, tendo disputado bastante com os carros da Lotus e da Sauber, mas foi prejudicado por uma parada de troca de pneus lenta.

 

Em 7º veio Maldonado, que recentemente foi “homenageado” com um vídeo de cerca de 12 minutos feito por um fã de F-1 intitulado “Maldonator”, com suas “melhores” batidas, seja na F-1 seja em categoria de acesso. Assisti e é muito bom, recomendo. Dessa vez ele não bateu em ninguém, correu bem mesmo reclamando do excesso de temperatura nos pneus. Seu companheiro Grosjean (15º) vinha fazendo uma corrida honesta até o carro apresentar problema e ele ser obrigado a abandonar.

 

Em 8º chegou Verstappen, que correu no limite das possibilidades do carro e fez um belo trabalho. Definitivamente ele é melhor que o pai, apenas falta experiência para ele em alguns momentos, mas esse é um problema que apenas o tempo poderá corrigir. Seu companheiro Sainz Jr. (16º) teve problemas no motor quase ao mesmo tempo que o Grosjean teve, apesar de usarem motores diferentes. Curioso.

 

Em 10º veio Ricciardo, salvando a honra da Red Bull na pista de sua propriedade e conquistando um solitário ponto. OK, o motor Renault não ajuda, mas parece que o chassi também não é nenhuma obra prima, já que a “prima pobre” Toro Rosso vêm obtendo melhores resultados. Enfim, como dizem, é o que tinham para esse domingo. Seu companheiro Kvyat (12º) quebrou a asa logo na primeira volta (coisas que acontecem quando se larga no “pelotão do tiroteio”, de 10º para trás), recebendo danos também na carenagem, que prejudicaram a estabilidade do carro. Enfim, não foi uma corrida fácil para ele.

 

Próxima corrida será dia 05/07 em Silverstone, pista que quase não guarda semelhança alguma com aquilo que foi no passado, mas que costuma render boas corridas. Vamos ver.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini