A cena é comum em qualquer kartódromo: O piloto de trás, mais rápido que o da frente, está prestes a aplicar o bote... O piloto da frente freia, e do de trás, ao invés de frear, apóia o seu bico no pára-choque traseiro do kart da frente, que escapa da pista. Pode haver uma variação na cena: O kart de trás coloca por dentro, e apóia a sua carenagem lateral na lateral do kart que está sendo ultrapassado, com o mesmo resultado: o kart ultrapassado é jogado pra fora da pista. Some-se a isto o fato de que os comissários nem sempre conseguem enxergar os toques, e que quando enxergam, as punições são brandas, e temos como resultado pilotos que só sabem ultrapassar de maneira suja, totalmente despreparados para competir em monopostos com rodas descobertas. Algumas pessoas culpam os pára-choques e carenagens dos karts modernos, que evitam que as rodas enganchem num acidente. “Antigamente, o piloto tinha que saber ultrapassar mesmo, senão poderia capotar, se quisesse apoiar lateralmente no kart da frente. Hoje em dia, eles podem fazer isso à vontade e ficar ilesos”, argumentam. O argumento deles é correto, porém, como voltar atrás e retirar dos karts dispositivos que servem para preservar a segurança dos pilotos em caso de acidentes? Será que os pais de pilotos de 06 anos de idade concordariam com isto? Será que a CIK permitiria isto? Óbvio que não. A evolução da segurança no kartismo mundial impõe pistas mais largas e com maior área de escape, dispositivos de proteção aos pilotos melhores e karts com carenagens mais seguras. Não poderia ser diferente. Acho fantástica a obrigatoriedade do uso do Hans Device para pilotos até os 15 anos de idade nas pistas brasileiras... Muitas mortes teriam sido evitadas no passado se este dispositivo já existisse. É natural que, ao se sentirem mais seguros, os pilotos arrisquem mais. Neste ponto, faço menção de discussão entre o Jackie Stewart e o Ayrton Senna, quando este venceu o Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1990 jogando o seu carro contra o de Alan Prost na curva 1 de Suzuka. Stewart acusou Ayrton de pilotar perigosamente e disse que, se fosse em sua época, ele nunca teria agido daquela forma. Vejam a entrevista abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=pdCWDSpwv9U Até o começo da década de 80, se um piloto tomasse a atitude que Ayrton tomou contra Prost, é quase certo que os dois morreriam no acidente. O que fez a FIA? Aumentou a fiscalização em cada prova e endureceu as punições a pilotos que causam acidentes. Com relação à segurança dos carros e pistas, não se pode comparar a F1 de 1990 com a F1 atual, mas os pilotos pensam bastante antes de jogar sujo contra os seus adversários, pois as punições são severas. Penso, para concluir, que o caminho para coibir os abusos dentro das pistas e formarmos melhores pilotos para o futuro, envolve em primeiro lugar, uma reciclagem e melhor preparo de nossos comissários e fiscais desportivos; o Kartódromo Granja Viana, na figura de um de seus proprietários, Felipe Giaffone, está investindo nisto, inclusive com vídeos instrutivos bastante detalhados, como este: https://www.facebook.com/kartodromogranjaviana/videos/852475514836686/ O outro caminho é o de uma mudança de mentalidade de pais de pilotos e coaches, que ao invés de ensinar aos pupilos que devem vencer de forma limpa e honesta, ensinam o “vencer a qualquer custo”. E este caminho é o mais difícil de todos. Campeonato Sul Brasileiro de kart Foi disputada no Kartódromo Velopark (RS), nos dias 19 e 20 de junho, a terceira etapa do Campeonato Sul Brasileiro de Kart, que serviu como um aquecimento para o Campeonato Brasileiro que acontecerá na mesma pista no mês de julho. 179 pilotos, divididos em 11 categorias, brigaram palmo a palmo pela vitória nas duas baterias realizadas. Os vencedores foram: Olin Galli venceu o Sul Brasileiro na categoria graduados. Fotto: Bruno Gorski. Mirim: Enrico Martins (SP); Cadete: Ayrton Gil (MG) e João Victor Silva (SP); Junior Menor: Diego Ramos (SP); Junior: Marcel Colleta (SP); Graduados: Olin Galli (RJ); Novatos: Gustavo Justo (RS); Sênior A: Daniel Rotta (RS); Sênior B: Cleiton Zimmermann (RS); Super Sênior: Fernando Pastro (RS); Shifter: Gabriel Dias (PR); F4: Felipe Bronovski (PR). Seletiva Petrobras Os pilotos Gaetano Di Mauro, Zaiya Fontana e Bruno Bertoncello foram os primeiros classificados para a Seletiva de Kart Petrobras, em rodada tripla que aconteceu no dia 27 de junho no Kartódromo Aldeia da Serra (SP). Sobram assim mais nove vagas, das doze disponíveis para a final da seletiva, que premiará o vencedor com um valor de R$ 64.000,00, além de proporcionar aos três melhores pilotos testes de monopostos na Europa, testes em um simulador de Fórmula 1 e participação no Mitsubishi Racing Experience. Gaetano di Mauro garantiu vaga na final da seletiva Petrobras. Foto: Bruno Gorski. A final está marcada para os dias 03 e 04 de novembro, no Kartódromo Granja Viana (SP). Sul-Americano de Kart - Categorias Rotax Foi realizado nos dias 04 e 05 de julho o Campeonato Sul Americano de Kart para as categorias Rotax, no Kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis, SC. O grande destaque foi o segundo título sul-americano de Rubinho Barrichello, aos 43 anos de idade, na classe DD2. O primeiro título de Rubinho foi há 28 anos, em 1987... Barrichello mostrou que continua afiado, com uma tocada limpa e muito veloz. Rubens Barrichello, voltando às origens, venceu o sulamericano na Rotax e vai para o mundial em Portugal. Os outros campeões foram: João Vitor Barcelos (BR), na categoria Micro Max; Leonardo Reis (BR), na Mini Max; Matias Fernandez (ARG), na Junior Max; Fernando Guzzi (BR), na Max Masters; João Rosate (BR), na Max; e Leonardo Nienkotter (BR), na categoria DD2 Masters. Todos os vencedores tiveram asseguradas suas vagas para o Mundial da categoria, que acontecerá em Novembro, em Portugal. 50º Campeonato Brasileiro de Kart O Kartódromo do Velopark, localizado em Nova Santa Rita, RS, recebeu neste último mês o 50º Campeonato Brasileiro de Kart. A competição foi dividida em duas fases. A primeira aconteceu entre os dias 14 a 19 de julho, com as categorias Mirim, Cadete, Junior Menor, Junior, Sudam, Shifter, F4 Graduados e F4 Sênior. Os campeões foram: Mirim: Vinícius Tessaro (DF); Cadete: Nicolas Fabris (SP); Junior Menor: Diego Ramos (SP); Junior: Caio Collet (SP); Sudam: Olin Galli (RJ); Shifter: Gabriel Dias (PR); F4 Graduados: Daniel Cançado (MG); e F4 Sênior: Abel Reigada (SP). Olin Galli também foi dominador da 50ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart. A segunda fase, disputada entre os dias 21 a 25 de julho, contou com as categorias Sudam Junior, Graduados, Sênior B, Sênior A, Super Sênior, Novatos e Super F4. Os campeões foram: Sudam Junior: Marcel Della Coletta (MA); Graduados: Murilo Della Coletta (MA); Sênior B: Jefferson Abel (RS); Sênior A: Francesco Ventre (RS); Super Sênior: Anderson Faita (GO); Novatos: Gustavo Justo (RS); e Super F4: Marcus “Kinho” Borges (CE). O grande destaque fica por conta do pentacampeonato brasileiro do carioca Olin Galli, vencedor da Seletiva Petrobras de 2013 e um piloto que já deveria estar disputando as categorias de base do automobilismo europeu, mas que não conseguiu o apoio financeiro merecido. A CNK tratou a Vintage Kart com um status semelhante a uma categoria do brasileiro, com troféu e tudo. Foto: Bruno Gorski. Houve também uma apresentação de karts históricos, que fizeram 3 baterias de 10 voltas. O grid contava com 10 pilotos, em karts que marcaram época. Seguem abaixo dois clipes deste Brasileiro, feitos pela revista Vroom, a melhor e mais especializada neste segmento no mundo: https://www.youtube.com/watch?v=ZiyJNYpAZLM https://www.youtube.com/watch?v=5NaaQPzv7k8 Abraços a todos e até o mês que vem! Rodrigo Bernardes
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