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Alguns Modelos dos Carros de Automodelismo de Fenda de Hoje e de Ontem. PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 06 August 2015 20:54

Quando vemos imagens das corridas de carros do passado, com aquelas “baratinhas” desafiando as curvas – e o bom senso – tamanha era a intensidade dos riscos que os pilotos se expunham.

 

Com o passar do tempo, os carros foram evoluindo, chegando aos revolucionários carros dos dias de hoje, com tecnologia de ponta, segurança ao extremo para os pilotos, meios de propulsão e sistemas de movimento dos carros com diversas opções.

 

Assim como os carros de competição das pistas, os carros de autorama vieram evoluindo ao longo dos anos assim como a humanidade. Vamos tentar contar alguma coisa dessa história com fotos legendas de alguns carros usados em competições no Rio de Janeiro.

 

Lembramos que os carros de autorama são dispostos em dois tamanhos, quais sejam 1/24 e 1/32.

 

01 Classe 100 1/32.


Começamos com um carro símbolo de uma era que foi o Classe 100 na escala 1/32 usado nos idos dos anos 70 que com o mesmo chassi podia usar motor Estrela, Parma ou Trinity altamente preparado de fábrica. A evolução na qualidade dos pneus também ajudou muito a aumentar a performance desses carros, muito difíceis de guiar e, por isso mesmo, maravilhosos. A melhor carroceria desse protótipo era a Sigma, da Hobby Sport.

 

02 Cucaracha 1/24.


Esse protótipos foi usado na era de 1968 sendo um chassi de alumínio com motor Champion “Barriquinha” (era gordinho) em linha e pneus Riggen na escala 1/24.  As carrocerias eram sempre de protótipos.

 

03 Transversal 1/32.


Também em 1/32 usava chassi metálico com motor transversal de força livre.  Eram carros rápidos e bem difíceis, pois o conjunto potencia do motor com estabilidade do chassi era complicada.  As carrocerias podiam ser de protótipo ou de turismo. Carros de 1970.

 

04 Carros 1 32.


Aqui mostramos alguns carros de 1/32 que disputaram o campeonato americano; Os chassis são de 1/32 nas diversas categorias usando motor transversal salvo um deles com motor atravessado 90º especial para Eurosport. Havia grande diferença entre os chassis construídos no Brasil e os norte-americanos; os nossos eram bem mais acabados embora réplicas desses modelos.  As carrocerias também eram copiadas no Brasil. Carros anteriores a 1970.

 

05 Lola 1/32.


Esse carro em 1/32 usava chassi Standard com motor Estrela Standard (como vem de fábrica) e era bastante difícil de ser acertado, mas muito gostoso de guiar. Carro de 1974.

 

06 F 1 1/32.


Os chassis usavam motor em linha e variavam as carrocerias de Fórmula de acordo com o gosto de cada um. Eram carros rápidos e bem complicados de guiar. Carros de 1974.

 

07 Fórmulas.


Aqui estão vários carros de fórmula: o primeiro dos anos 60, o do meio dos anos 70 e os da direita dos anos 70 e 80 da Estrela. O chassi mais antigo era de latão com motor transversal; depois em linha, mantendo o latão. Os da Estrela tinham carroceria de plástico duro injetado e motor Oxford em linha. Há ainda uma Ferrari Jr dos idos 50 ou 60 na cor amarela. Os carros de hoje são de fibra de carbono ou material similar com motor transversal da Falcon preparado na fábrica, não sendo permitido mexer. O motor mais antigo era tipo Grupo 20 da Mura; o do meio era motor Oxford nacional standard; os da Estrela eram Oxford standard;  As carrocerias também mudaram, pois eram de acetato ou lexan; plástico duro injetado e hoje lexan 0.7mm ou 0.10mm.

 

08 Nascar.


Esses famosos carros americanos sempre tiveram réplicas no Brasil. Inicialmente se usava chassi JK com motor transversal e carroceria de lexan.  Carros difíceis dos anos 90.  Com o Nascar de nº 5 Pedro Silva foi campeão brasileiro pela primeira vez.  Hoje com o surgimento das réplicas da SCX vieram os novos Nascar com motores SCX e com poucas especificações de preparo.  Carros duros, sem qualquer molejo ou facilidade, exigindo condução impecável para não sair da pista.  Estes são dos anos 2000.

 

09 Réplicas.

  
Tanto a SCX como a NSR e outras marcas vieram para o Brasil com suas réplicas quase perfeitas.  São carros atuais com motores em linha feitos pelas próprias fábricas, salvo os NSR que usam motor transversal .  A esquerda uma Ferrari SCX GT tendo ao lado protótipo NSR; embaixo à esquerda um Audi DTM  e à direita vários GTs da SCX como Ferraris, Corvettes,  Aston Martin, etc.  São provas bem disputadas e os pequenos carros 1/32 não permitem erros.

 

10 Protótipos 1/24.


Na era moderna, hoje em dia, os carros de 1/24 são muito rápidos e detém elevada dose de tecnologia.  O carro da esquerda é um Grupo 12 com o qual Pedro Silva conquistou outro campeonato brasileiro.  Ao lado um protótipos com chassi Parolu e motor Parma;  embaixo à esquerda o Força Livre com o qual o Alexandre Muniz foi 2º colocado no campeonato da USRA nos EUA este ano.  Os carros de Força Livre sempre foram os mais caros e de maior desempenho.  No meio um carro de Grupo 27 Euro com motor atravessado, diferentes dos motores em ângulo usado nos anos 80; à direita chassi e carroceria de Grupo 12 com o qual Pedro Silva conquistou mais um campeonato brasileiro.

 

11 Porsches 1/24.

Atualmente no Rio de Janeiro, os carros da categoria Porsche 1/24 são os que mantém o maior grid com média de 20 pessoas por corrida.  Inicialmente esses carros que tem chassi de fibra, usavam carroceria de Turismo com ímã de 4mm na traseira.  Depois os carros da categoria Pró passaram a ter ímãs de 3mm o que os tornou mais nervosos e mais difíceis de conduzir. A ficha técnica é chassi TWP 1/24 de Fibra; motor Falcon 7 original sem nenhuma modificação;  bolha Porsche 917 – 0,10” ; relação #64 livre; pneu  JK Wonder Médio, cubo pequeno; peso mínimo 80g; bitola máxima: 82,6mm; altura mínima: 0,7mm.

 

Abraços,

 

Jorge Silva Ramos


Last Updated ( Friday, 07 August 2015 09:01 )