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Written by Administrator   
Sunday, 30 August 2015 23:52

Olá leitores!

 

Enquanto o GP da Itália não vem, lamentamos o falecimento do Justin Wilson na noite da segunda-feira passada, poucas horas após a publicação dessa coluna. E quero fazer uma correção: na pressa em escrever após o acidente, escrevi que ele não tinha corrido na F-1... na verdade, ele participou da temporada de 2003 pela Minardi e, nas últimas 5 corridas, pela Jaguar, substituindo Antônio Pizzonia.

 

Retratação feita, rufemos os tambores e comemoremos o mais novo campeão da Fórmula Indy, Scott Dixon, que fez tudo certo na última corrida do ano no belo autódromo de Sonoma, que serpenteia pelas colinas de Napa Valley, a região vinícola da Califórnia. O final da corrida foi eletrizante, pois Juan Pablo Montoya, que era tido como virtual campeão, precisava apenas chegar em 5º lugar para conquistar o título... chegou em 6º. Empatados em pontos, Dixon ficou com o caneco de campeão por ter maior número de vitórias. Montoya não teve uma corrida fácil, tendo que fazer uma parada para troca do bico danificado por conta de um toque em Will Power após a relargada da primeira bandeira amarela, mas fez uma belíssima corrida de recuperação e quase conseguiu seu objetivo. Como curiosidade, os vencedores das duas etapas da categoria com pontuação dupla (Indianápolis e Sonoma) foram os pilotos que ficaram empatados na pontuação em 1º e 2º lugares: Montoya venceu em Indiana, Dixon na Califórnia. Foi o 4º título do neozelandês. Merecido, diga-se de passagem. Foi o 6º título da Ganassi Racing nos últimos 8 anos, o que diz bastante a respeito do ótimo trabalho desenvolvido pela equipe. Aliás, entre os 5 primeiros colocados tivemos 3 carros da Ganassi: Dixon em 1º, Kimball em 3º e Tony Kanaan (outro que fez uma bela corrida) em 4º. Fechando o Top 5 tivemos Hunter-Reay (Andretti) em 2º e Ryan Briscoe (Schmidt-Peterson) em 5º. Helinho Castroneves, que se enroscou com outros pilotos durante a prova, foi apenas 15º colocado na bandeirada.

 

Saindo dos fórmulas para os carros fechados, nesse fim de semana a corrida do DTM foi em Moscou, numa pista que definitivamente deve ser ótima para corrida de motos, mas não para carros. Muito travada para meu gosto, quando o piloto acha que vai conseguir um espaço para ultrapassar, chega a curva. Enfim, não foi meu dinheiro desperdiçado para construir aquilo. No sábado, vitória de Pascal Wehrlein (Mercedes) sobre os BMW de Marco Wittmann (2º) e Bruno Spengler (3º). Farfus foi apenas 15º lugar. Já no domingo, quebra do jejum de vitórias de Mike Rockenfeller (desde 2013 sem vencer), da Audi. Em 2º chegou Bruno Spengler (BMW) e em 3º Mattias Ekström (Audi). Dessa vez Farfus melhorou, terminando em 11º. Que fase, que fase...

 

Já no Endurance, dobradinha da Porsche nas 6 Horas de Nürburgring, com vitória do trio Mark Webber, Timo Bernard e Brendon Hartley (carro 17) sobre o trio Marc Lieb, Neel Jani e Romain Dumas (carro 18), uma volta atrás. Competando o pódio chegou o Audi de Andre Lotterer, Marcel Fassler e Loic Duval. E teve brasileiro no pódio da categoria LMP2, com o brasileiro Pipo Derani chegando em 3º na categoria.

 

Em Cascavel mais uma etapa da Stock Car, duas belas corridas para alegrar o público em um belo dia de sol. Na primeira corrida, apresentação de gala do Valdeno Brito (Andreas Mattheis), que fez a pole position, largou bem, e perdeu a liderança apenas por ocasião dos pit-stops. A famosa “vitória com autoridade”. Em 2º, fazendo uma dobradinha da equipe, veio Ricardo Zonta, com Allam Khodair (Full Time) em 3º. Já na segunda corrida do dia, vitória do Thiago Camilo (20ª dele na categoria), para alegria do pessoal da equipe RCM, mantendo a fase positiva após a vitória na Corrida do Milhão. Em 2º, fazendo uma corridaça, chegou Valdeno Brito (Andreas Mattheis), após largar em 10º lugar. Pilotou muito esse final de semana... fechando o pódio chegou Ricardo Maurício (RC).

 

E por falar em apresentação de gala, que corrida a do Valentino Rossi em Silverstone! Debaixo daquela típica chuva britânica, Il Dottore largou em 4º lugar, veio ultrapassando os adversários, assumiu a ponta, suportou bem a pressão do Marc Márquez até que esse se afobou e caiu, e no final ainda segurou um espantoso Danilo Petrucci (com Ducati 2014 da equipe Pramac) para vencer na Inglaterra 10 anos após sua primeira vitória em solo inglês, então na pista de Donington Park. Por sinal, foi sua primeira vitória em Silverstone. Fechando o pódio, outra Ducati, de Andrea Dovizioso, essa oficial de fábrica. Nem me lembro qual foi a última vez de um pódio inteiramente italiano... Lorenzo foi 4º lugar, beneficiado por alguns tombos à frente dele, e Pedrosa 5º lugar.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini