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Autorama: A difícil parte técnica (Parte 2) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 09 October 2015 19:04

Olá amigos do Site dos Nobres do Grid.

 

Vamos dar continuidade sobre a difícil parte técnica que envolve as competições do automodelismo de fenda vendo o quanto cada um dos pequenos detalhes que precisam ser observadas na montagem do carro.

 

Assim como em todos os esportes, no autorama é preciso que o material de competição seja da melhor qualidade e isso envolve uma série de equipamentos para preparo do seu carro para os campeonatos que irá disputar.

 

Na coluna do mês passado apresentamos, mostramos, alguns componentes fundamentais para o seu bom acerto e como fazer este acerto.

 

Agora vamos tratar de como fazer este conjunto ser eficiente e passar todo o seu potencial para a “pista”. Assim como no automobilismo “em escala real”, usar o pneu certo é fundamental para que isso ocorra.

 

Aqui acima, um carro completo com suas peças em separado.

 

PNEUS.

As rodas e pneus são um capítulo a parte.  Podem ser nacionais ou importados ou nacionais com mantas importadas.

 

Existem rodas com cubos altos e cubos baixos; cubos mais largos e mais estreitos; de metal (geralmente alumínio) e de plástico; os pneus (mantas) podem ser duros (hard), médios (médium) ou macios (soft) e seu uso vai depender do dia, da pista, do chassi, etc.

 

Os nacionais podem ser TWP, Red Fox ou B52 enquanto os importados mais usados são Alpha, Koford, JK, PSE, etc. Quase todos são em 3/32 (medida do diâmetro do eixo) embora ainda se ache alguma coisa em 1/8, medida em desuso há alguns anos por ser mais alto e aumentar a altura do chassi ao chão além de não dar a mesma aderência ao carro.

 

Pneus B52 feitos em São Paulo para eixos 3/32; podem ser soft, médium ou hard.

Pneus da Koford para uso em carros de alto desempenho como carros-asa, também em 3/32 de diâmetro de eixo; normalmente hard.

Pneus nacionais TWP Ufra cuja manta é importada podendo ser dos três tipos, mas em 3/32 apenas.

Pneus Tuna da TSE em tamanho 1/8 de eixo. 

 

Cada loja tem sua preferência pelo uso de pneus nas suas corridas.  Em geral nos campeonatos locais são usados pneus da mesma marca e dureza que são marcados pela loja para evitar fraudes e uso de outros pneus que não os determinados.

 

Nos campeonatos importantes o uso de pneus é livre e cada um faz sua escolha.

 

Partindo do principio do pneu livre, uma vez escolhidos os que serão usados, cada circuito tem uma manta que agarra melhor e cada categoria tem uma dureza a ser usada.  Por ex. do Grupo 12 em diante (carros com motores mais potentes) são usados os pneus Hard ante a elevada transferência de torque do motor para as rodas e inclui-se nisso que as pistas estão sempre bem glubadas (o glub é uma mistura de óleo super espesso com gasolina de avião ou benzina sendo também chamado de “agarra pneu”).

 

O glub da Koford ainda é dos melhores do mundo; serve para uso direto nos pneus ou, diluído, para glubar a pista.

 

As lojas que usam muito glub na sua pista tem maior consumo de pneus Hard, pois à medida que as corridas vão acontecendo a pista vai ficando mais e mais pesada.  Quando é necessário e consta do regulamento, as retas podem ser limpas para os carros ganharem velocidade ou mesmo a pista totalmente limpa entre uma bateria e outra.

 

O glub é aplicado nas entradas de curvas e à medida em que a pista é usada vai escorrendo para as retas levado pelos pneus dos carros.  Isso torna a pista mais lenta por emborrachamento. Por isso a necessidade de uma limpeza do circuito.

 

Outro produto da TWP, chamado de “agarra pneu”  tem as mesmas características do glub importado, porém menos viscosidade. Sua finalidade é a mesma.

Essa limpeza de pista é feita com o uso de gasolina de avião ou benzina até estar tudo bem limpo e sem marcas de borracha de pneus.  A seguir é feita nova glubagem; tem-se que esperar um pouco para evaporar a parte de gasolina ou benzina;  a seguir os carros vão passando a pista até a mesma estar novamente em condições de corrida.

 

Mas, escolhido o tipo de pneus a ser usado, passamos os mesmos pelo durômetro que é uma ferramenta de medir a intensidade da dureza da manta.  Eles devem ser o mais exato possível na sua dureza.  Claro que mantas com densidades diferentes não podem dar o mesmo desempenho ao carro que mantas de igual dureza.

 

O durômetro tem vários modelos – todos importados – e vai medir a dureza da manta com boa precisão, permitindo o uso de pneus o mais iguais possível.

 

A seguir vamos rebaixa-los para a altura que se usa naquela pista, ficando em geral com 18 mm ou um pouco menos de altura.  Os mancais você já regulou para essa altura de pneus.  Cada roda é inserida no eixo da máquina de rebaixar que tem calibragem para estabelecer a altura escolhida.  As rodas são colocadas no eixo e encostam em uma lixa que gira a velocidades controladas por quem usa o rebaixador e que não vai arrebentar a manta. Daí  vão sendo acertados e rebaixados.  A máquina tem uma rotação constante. As laterais também devem ser objeto de cuidados no rebaixo e arredondamento.

 

Rebaixador de pneus da Hudy, importado, um dos melhores do mercado; seu rebolo de lixamento tem boa duração e lixa a manta com precisão.

O rebaixador de pneus da TWP também é de boa qualidade, sendo nacional e mais barato.

Eis uma velha ferramenta de desbaste de pneus – idos de 1980 – que usa uma alavanca com uma lixa sob ela para rebaixar as mantas; não tinha grande precisão sendo fabricado pela Parma.

 

Os parafusos de rodas, coroas, etc. são sempre do tipo “Allen” e para eles existe uma variedade de chaves especiais, algumas até com torque para evitar espanar a rosca.

 

Chave Allen simples em alumínio; a ponta pode ser refeita na medida em que se gasta.

A chave Allen da Scaleauto tem torquímetro que permite o aperto dos parafusos de forma precisa impedindo que sejam apertados demais e a rosca da roda seja espanada.

 

Não podemos esquecer que os rebaixadores de pneus não tem fonte de alimentação e assim precisam de uma especial como a da foto.  Essa fonte é usada também para teste e amaciamento de motor.

 

A fonte de alimentação deve permitir que se avalie amperagem, voltagem e outros detalhes importantes no amaciamento de motor ou uso como peça auxiliar; os rebaixadores de pneus precisam dessa fonte para funcionar.

Por N razões os pneus podem ficar sujos de poeira e detritos e, assim, existe uma ferramenta – um jig – especial para sua limpeza.

 

A ferramenta de limpar pneus nada mais é do que um jig adaptado com lixa em parte dele ou  mesmo algum outro tipo de material cujo objetivo é limpar os pneus do carro, sujos pela pista pouco limpa ou mesmo por cair no chão.

 

Depois de colocadas as rodas no carro um medidor especial de bitola é usado para todos estejam com a mesma bitola máxima.

 

A ferramenta mede a bitola do carro e permite que o avaliador não deixe passar carro com bitola maior do que a determinada em regulamento.

 

Assim sendo inicialmente montamos um carro e agora vimos como preparar os pneus que serão usados em corrida.

 

COMO SABER O QUE ACONTECE NO AUTORAMA?

 

É simples, basta entrar para um dos grupos de discussão ou acessar as páginas especializadas que listamos abaixo:

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it   - um dos principais grupos de discussão a nível Brasil. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1216257411734009&set=gm.1632396807016929&type=3&theater – esse grupo tem também no Facebook.

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it – um grupo de antigos pilotos de réplicas do Rio de Janeiro.

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it – o grupo da loja GTR com muita atividade no Rio de Janeiro.

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it – o grupo da pista da Guduxus também com muita atividade no Rio de Janeiro.

http://www.guduxus.com.br/ - a pista também tem site com os resultados e fotos das corridas.

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it – um grupo antigo com pouco uso.

http://www.silvaramos.com.br/  - um dos sites especializados mais movimentado e atualizado com mais de 4000 fotos.

http://www.parolu.com.br/twp321.html - site da loja Parolu uma das mais antigas de São Paulo.

http://www.monzaautomodelismo.com.br/ - também uma das mais importantes lojas de autorama em São Paulo.

http://www.autoramabrasil.com.br/Loja/ - outra loja antiga com boa pista e material, também em São Paulo.

 

 

Abraços, 

 

Jorge Silva Ramos