Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O Encontro dos Campeões nos 500 Km de São Paulo PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 19 October 2015 18:14

III Encontro de Campeões 6/9/2015 Velo Città

 

A cada ano as emoções e o prazer de reencontrar os grandes pilotos amigos e companheiros no Velo Città, aumenta.

 

Porém para mim particularmente esse ano foi e será para sempre inesquecível, pois pude ter em minha casa nesse final de semana, os grandes pilotos Luiz Evandro Águia, Fritz Jordan, e o Angi Munhoz, são pessoas que fizeram parte da minha vida pelas nossas pistas nos Anos Dourados.

 

Desde que chegamos no Velo Città a emoção tomou conta de nós. Iríamos acelerar juntos de novo, e creio que nos sentimos os mesmos jovens cheios de velocidade nas veias como nos nossos dias.

 

Embora numa prova curta e lindos carros cedidos por atuais pilotos, foi emocionante, pois sentir que ainda a adrenalina está aqui dentro de nós é qualquer coisa muito forte, aumenta até a auto estima!

 

Foi emocionante nos sentirmos como antes, mas sem explicação até agora, dentro da pista parecia que foi ontem, tudo voltou rapidamente, os cuidados, habilidade e, sobretudo, a mesma vontade de vencer.

 

Saindo dos boxes, sob os olhares do amigo de meio século, o Nobre do Grid Maks Weiser e do RP Ciro Margoni.

 

A largada “Le Mans” como sempre foi emocionante, disputas acirradas e a chegada perfeita ,foram o resultado apresentados pelos pilotos  e companheiros que mostraram mais uma vez  que ainda estão em plena forma  e o Bird na primeira acelerada, provou isso corrigindo aquela  atravessada causada por uma mancha de óleo, não fosse ele teríamos batido uns nos outros e acabava a corrida.

 

Pudemos relembrar nossas histórias juntos, já se foram mais de 40 anos, mas parece que foi ontem, a memória do que nós, veteranos, fizemos juntos não se apagará nunca.

 

À noite, já de volta aqui em casa, revivemos os detalhes da prova, foi motivo de muita alegria, brincadeiras e um reencontro sem duvida inesquecível.

 

Ao volante do Bianco Vermelho, pronto para largar com o capacete do tricampeão Nelson Piquet.

 

Agradeço aos organizadores do evento, em particular ao querido Silvio Zambello, que mais uma vez mostrou o seu grande espírito esportivo, conseguindo nos reunir. Ele me cedeu seu Bianco super competitivo e pode nos proporcionar esses Momentos Mágicos.

 

Também agradeço em nome de todos, aos pilotos que cederam seus carros de valor inestimável, os confiando as nossas mãos, numa atitude elogiável, pois afinal das contas  alguns de nós já  somos quase “setentões“, agradeço de coração a todos .

 

As fotos anexadas podem demonstrar a nossa alegria e já estamos pensando na próxima, sem duvida estaremos lá dando nosso testemunho que o automobilismo de competição que foi nosso caminho no passado ainda faz parte das nossas vidas.

 

Na transmissão para os convidados no autódromo, entrevistado pelo locutor do evento, Kaká Ambrosio.

 

Quero dessa vez compartilhar com vocês leitores Site dos Nobres do Grid as palavras e opiniões de cada um desses amigos e campeões, tenho certeza que irão gostar.

 

Valeu, Fritz, Águia e Angi. Obrigado pelos momentos que passamos juntos e até a próxima.

 

Walter Hahn Jr.

 

Fui convidado para o evento do dia 06 de setembro no Autódromo Velo Cittá.  Expectativa e ansiedade eram os meus sentimentos, entretanto, ao chegar ao autódromo esses sentimentos foram substituídos por surpresa, satisfação, deslumbramento.

 

O autódromo fica em um local com vista privilegiada, instalações, serviço de vans e pista invejáveis. Uma surpresa extremamente agradável.

 

A Mitsubishi disponibiliza simuladores para reconhecimento do traçado da pista, o que fiz imediatamente, para tentar me familiarizar com o circuito.

 

Na organização do evento cruzei com o Ingo Hoffman, Silvio Zambello e todo o pessoal da velha guarda que trabalha com paixão pelo esporte.

 

Um grande momento destes eventos é poder reencontrar os amigos (Fritz, Angi, Walter, Águia e Bird)

 

Proprietários desapegados e corajosos  emprestaram aos ”velhos pilotos seus carros dos anos  70.  Entre os  “velhos pilotos” estavam: Professor Bird Clemente que na largada tipo Le Mans,  após a chuva e sobre manchas de óleo deu um show de habilidade e maestria com um Maverick; Fritz Jordan de Porsche 550;   Walter Hahn de Bianco; Águia de Fusca; eu com um Passat e outros que agora me fogem a memória.

 

Dar uma volta e depois largar foi um retorno ao passado, onde a ansiedade e receios desapareceram como mágica. Aceleramos limitados por um “carro madrinha”, porém sentir as emoções proporcionadas por motores antigos, mas envenenados, carros ultrapassando e sendo ultrapassados, freadas fortes, correções rápidas de volante, tentar fazer melhor na próxima volta são emoções que nem a Disney proporciona.

 

Momentos antes antes da largada,Angi dá uma checada final no carro para então colocar as luvas.

 

Valeu renovar as emoções sentidas em exibição semelhante dos carros e pilotos da velha guarda, em 2014, no penúltimo 500km de Interlagos.

 

Adorei o domingo em Vello Cittá, agradeço a todos que me proporcionaram esta viajem no tempo, especialmente ao José Eduardo que pela segunda vez emprestou seu Passat e como digo sempre “o esporte faz a mágica de reunir amigos por toda uma vida”.

 

Angi Munhoz

 

Vesti com orgulho a camiseta dos Nobres do Grid, pendurei no pescoço o crachá de Benemérito e o capacete cedido pelo grande amigo Chico Lameirão. Ajeitei-me no ‘Porschinho’, gentilmente a mim confiado pelo Luis Finotti, a quem agradeço imensamente, e saí dos boxes para alinhar o carro para a largada.

 

Eu nunca havia andado por ali, tratei de identificar alguns pontos de referência... o circuito é charmoso, subidas e descidas, asfalto perfeito e curvas com traçado nada óbvio, uma delícia.

 

Foi dada a largada, estilo Le Mans... larga-se acelerando e com o volante esterçado, um convite para uma rodada se os pneus não aderirem direito ao pavimento. 

 

Havia um resto de óleo coberto por serragem, bem onde passariam os carros acelerando em curva, e nem todos os pilotos puderam perceber a “armadilha”.

 

A grande sorte de todos nós foi que o carro que mais sofreria com essas condições estava nas mãos do maior dos mestres, Bird Clemente: Maverick, V8 bravo, traseira leve, volante virado e óleo no chão... Se não fosse a incomparável habilidade do Bird, a corrida teria acabado ali mesmo para muita gente, começando por mim.

 

Foto oficial dos participantes do III Encontro dos Campeões.

 

Passado esse tenso momento inicial, mergulhei em um sonho. As sensações maravilhosas ocorriam em sucessão e a vontade era que não acabassem jamais. E a vontade foi satisfeita, vou levá-las comigo para sempre!

 

Só tenho palavras (insuficientes) para agradecer, a tudo e a todos...
Já estou em contagem regressiva para a próxima, foi o máximo!

 

Fritz Jordan

 

Um final de semana espetacular com meus amigos velozes da década de 60/70: Walter Hahn Jr, Angi Munhoz e Fritz Jordan.

 

Esporte e amizade com um pernil “Cooked by Waltinho” no sitio Hiroldelli em Morungaba-SP, dos queridos anfitriões Walter e Magnolia Hahn. Eles nos proporcionaram um final de semana maravilhoso; histórias velozes das nossas corridas pelos autòdromos do Brasil e exterior foram compartilhadas pelas esposas do Waltinho, Maggi, do Fritz, Nicky, do Angi, Aninha, e pelo Frederico Hahn, filho da casal anfitrião.

 

No Domingo seguimos para o Autòdromo Velo Città (homologado pela CBA) em Mogi Guaçu-SP  que foi construido dentro da fazenda do também amigo, Eduardo Souza Ramos, para participarmos do 3º Encontro dos Campeões, evento preliminar dos 500 Km de São Paulo, promovido pelo querido piloto Silvio Zambello do Automóvel Clube Paulista.

 

Como nos anos anteriores participamos da largada Le Mans, com carros antigos gentilmente cedidos pelos pilotos que participaram da prova Classic Cup, fui convidado pelo piloto Marquinhos Teodoro para pilotar durante as 03 voltas do evento seu VW Sedan ano 1964 equipado com um motor de 1600 cc super bem preparado pelo Stanley Wessler.  

 

Bird Clemente conversa com Reinaldo Hernandez, dono do Maverick estilizado com as cores do mítico V8 dos anos 70.

 

Dada a largada, Angi, Fritz, Walter e eu ficamos nos revezando atrás do Pace Car  e com muita vontade de ultrapassá-lo para irmos fundo numa disputa como nos velhos tempos! Mesmo assim, valeu porque nos divertimos muito! Nosso mestre e amigo Bird Clemente, hoje com 77 anos, também aceitou o convite dos promotores e juntou-se a nós para participar da largada Le Mans, pilotando um Ford Maverick  V8 cedido pelo piloto Reinaldo Hernandez e curtiu muito, dando uma largada espetacular, como nos velhos tempos... totalmente de lado!

 

Estaremos aguardando o 4º Encontro dos Campeões. Aqui vai a minha sugestão para 2016: após a 1ª volta atrás do Pace Car, somente os 05 primeiros carros que estiverem sendo pilotados pelos pilotos da velha guarda poderão ultrapassá-lo para completar mais duas voltas acelerando como antigamente!

 

Luiz Evandro Águia

 

 


Last Updated ( Monday, 19 October 2015 18:45 )