Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Campeonato Brasileiro de Rally: Uma abertura na contramão da crise! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 16 March 2016 10:40

Nos dias 11 e 12 de Março o campeonato brasileiro de rally deu sua largada para a temporada 2016 com 23 carros alinhados no grid na simpática Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Brasil.

 

Ao contrário dos anos anteriores, em que, inclusive, o campeonato teve sua realização ameaçada, e na contramão da situação econômica do país, o rally nacional só tem a comemorar, assim como os entusiasmados torcedores da região. Por ter provas de rally à mais de 10 anos, a cidade já virou um polo regional da modalidade, e suas estradas estão entre as preferidas de várias duplas.

 

No total a prova contou com mais de 250 km, sendo 122 km  de trechos contra o relógio. E mesmo com a etapa sendo realizada em Santa Catarina, a prova também foi válida para o campeonato paranaense da modalidade devido a um acerto entre os organizadores.

 

A competição teve seu início na noite de sexta feira dia 11, com a realização de um super prime noturno disputado em uma pequena pista localizada dentro do parque onde é realizada a tradicional festa Pomerana e que serviu também como definição da ordem de largada para o dia seguinte.

 

No charmoso pórtico de entrada da cidade de Pomerode, o desfile dos competidores.

 

Mas quando a corrida começou prá valer pelos seletivos e técnicos trechos da região, os quais não permitem erros, o que chamou a atenção de todos foi o grande número de abandonos por parte de algumas duplas consideradas favoritas.

 

Na categoria RC2N para carros com tração 4x4, a dupla formada pelo experiente Maurício Neves/Leandro Ferrarini, acabou escapando da pista e danificando seu Peugeot 207 XRC de modo irremediável.

 

Já o piloto estreante na categoria, campeão de 2015 na categoria RC5, Toninho Genoin, também enfrentou problemas com seu Subaru Impreza WRX e de adeus a prova logo nos primeiros quilômetros.

 

A dupla estreante na RC2N, Larossa/Arnone enfrentou problemas após bater em uma pedra no trecho.

 

Com isso, a briga pela vitoria ficou entre o multicampeão brasileiro e sul americano, o gaúcho Ulysses Bertholdo e o representante do Paraná, Ricardo Malucelli, ambos com Mitsubishi EVO X. E no final, quem subiu ao lugar mais alto do pódio foi Ulysses Bertholdo e seu navegador Marcelo Dalmut.

 

Na categoria RC2N, o Multicampeão Ulysses Bertholdo levou mais uma.

 

Mas às maiores surpresas estavam reservadas para a categoria RC4, para carros  4x2  e motor 1.6 com preparação. Os favoritos Rafael Tulio e Cesar Valandro tiveram problemas com o cambio de seu Peugeot 207 logo no primeiros trecho.

 

Quase que simultaneamente, outra dupla favorita à vitória, formada por Luis Tedesco/Raphael Furtado, a bordo de um Fiat Pálio davam adeus a prova devido a quebra do suporte do motor. Com isso, a liderança ficou com a dupla formada por Felipe Mueller e Felipe Costa, os quais acabaram sendo penalizados em 3 minutos devido a um erro em um controle, e a liderança ficou com Emerson Cavassin e Rafael Frasson, mas por pouco tempo, pois a exemplo de Rafael Túlio também  foram forçados a abandonar após a quebra do cambio do Peugeot 207. E com isso, a vitória ficou mesmo com a dupla Mueller/Costa, também com um Peugeot 207, seguidos pela dupla paulista formada por Tiago Reijers e Rodrigo Konig.

 

O favoritismo de Tulio/Valandro acabou após problemas no câmbio.

 

E na categoria RC5, para carros 1.6, 4x2, e preparação limitada, a disputa não foi menos acirrada. O número de abandonos nesta categoria foi pequeno, com somente duas duplas deixando a prova. E para comprovar o alto nível da disputa, basta dizer que cinco carros desta categoria, mesmo sendo teoricamente os mais fracos de todos devido a restrição de regulamento, estavam entre às dez duplas mais bem colocadas na classificação geral ao final da competição.

 

E pela primeira vez no lugar mais alto do pódio ficou a dupla formada pelo piloto catarinense Fábio Simsen e pelo experiente navegador Gilson Rocha. Já na segunda colocação tivemos um piloto estreante, o prata da casa Michel Mueller, que surpreendeu a todos com um ritmo forte e constante durante a prova.

 

E para completar o pódio, outro piloto estreante no rally de velocidade mas com experiência em provas da Mitsubishi Cup, Carlos Scheffer Jr, mais conhecido como Juba.

 

Devido a regra do super rally, a qual permite que  competidores que tiveram algum tipo de problema voltem a prova, sofrendo uma penalidade em termos de tempo, 17 das 23 duplas que largaram a etapa chegaram ao seu final.

 

O interessante é que com quebras ou não, o rally brasileiro iniciou a temporada com caras novas no pódio, o que é louvável, visto que desde o final da Copa Peugeot em 2012, a qual revelou pilotos de talento como Fábio Dall Agnol e Luccas Arnone entre outros, praticamente não tivemos a revelação de jovens pilotos na categoria.

 

Mas finalmente em 2015, surgiram curiosamente nas provas do campeonato paranaense de rally, o excelente piloto carioca Felipe Marra, o qual infelizmente enfrentou problemas elétricos em Pomerode e não pode mostrar seu talento, e o catarinense  Fábio Simsen, que migrou do Cross Country para o rally de velocidade recentemente e já se candidata ao título da categoria RC5 neste ano.

 

Um ótimo publico prestigiou a competição a longo dos trechos.

 

A grande torcida é que nesta temporada, a qual promete grandes provas, o rally brasileiro volte a viver dias de glória, pois apesar de não estar presente na grande mídia, essa modalidade consegue arrastar  um grande número de aficionados por onde passa, e merece uma melhor atenção tanto por parte da mídia, quanto de nossos dirigentes.

 

Até a Próxima!

 

Marcos Tokarski  

 

  
Last Updated ( Wednesday, 16 March 2016 18:21 )