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Finalmente uma corrida boa! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 17 April 2016 23:30

Olá leitores!

 

Este ano posso afirmar com toda a certeza: o grande problema dessa edição do GP da China foi o fuso horário desfavorável aos brasileiros (para o europeu foi às 6 ou 7 da manhã, sem grandes problemas), pois a corrida em si, e descontando a corrida solitária feita pelo Nico Rosberg após o estouro do pneu do Ricciardo (que largada!!!), tanto que de vez em quando a TV lembrava que ele estava na pista e o mostrava dando volta em cima de alguma Sauber (ops...), foi bastante interessante. Até mostrou que existe vida no mundo das ultrapassagens sem utilização da asa móvel, com algumas belas manobras sendo executadas no miolo da pista. No geral, gostei, acima da média das corridas da temporada do ano passado e MUITO superior à médias das corridas nessa mesma pista.

 

Vitória tranquila do Rosberg, como já citado no parágrafo de abertura. Quando herdou a liderança por conta da explosão do pneu do australiano, não foi mais seriamente ameaçado, nem na relargada após a bandeira amarela para limpar detritos. Uma das vitórias mais fáceis que ele teve, certamente. Seu companheiro Hamilton (7º), por sua vez, não teve vida fácil: após largar em último, logo na primeira volta danificou sua asa dianteira em um toque com Nasr (que está sofrendo muito com a carroça da Sauber) e reclamou a corrida inteira de falta de equilíbrio no carro. Não vai ser um domingo do qual ele queira se lembrar.

 

Em 2º chegou Vettel, que por um lado pilotou muito bem e por outro reclamou no melhor estilo Alonso por conta de um incidente de corrida, coisa de largada: Kvyat achou uma brecha pelo lado de dentro da curva, colocou o bico do carro ali, e quando o alemão viu, tirou o carro para o outro lado para não bater no russo, só que ali estava o Räikkönen, e os dois se tocaram. Ele perdeu tempo para chegar aos boxes com o bico quebrado, e pelo ritmo geral poderia ter dificultado um pouco a vida do Rosberg caso não acontecesse a quebra do bico. Mas enfim, o “se” não entra no jogo, afinal “se” minha tia fosse homem não seria minha tia, seria meu tio. Após a relargada fez uma bela sequência de ultrapassagens, e podemos dizer que foi um dos destaques da corrida, seja pelo bem (as ultrapassagens e o desmpenho geral) ou pelo mal (o chilique com o Kvyat no fim da prova e as reclamações pelo rádio). Seu companheiro Räikkönen (5º) estava um pouco chateado com o resultado da corrida, afinal o toque o levou para último lugar, mas deve-se reconhecer que fez um belo trabalho de pilotagem.

 

Em 3º e 4º chegou a dupla da Red Bull, respectivamente Kvyat e Ricciardo. Fazia tempo que não via a Red Bull andando tão bem, e isso em uma pista que tem uma reta de 1300m, onde a falta de cavalaria do motor Renault é um problema. Mas a equipe fez um ótimo trabalho, e estou na expectativa das pistas mais travadas, onde eles devem em teoria andar melhor ainda. Realmente, esse domingo foi só de elogios para os rubrotaurinos.

 

Em 6º apareceu um – para mim – surpreendente Felipe Massa. Ele rema contra o carro desse ano, nitidamente inferior ao do ano passado, mas o que me chamou a atenção foi a combatividade demonstrada por ele. Lembrou o Massa de antes da molada. O modo como ele se defendeu do Hamilton foi de encher os olhos. Bom saber que o alinhamento planetário dele se deu em um dia de corrida... seu companheiro Bottas (10º) gostou do carro com pneus macios e não gostou com os médios. Sim, havia a opção dos supermacios, mas é mais fácil acertar na loteria que a Williams ousar um pouco mais na estratégia. O que ficou claro atá agora é que o carro não gosta de pneus mais duros, o que pode ser um problema em algumas pistas. Enfim...

 

8º e 9º mais uma dobradinha, dessa vez da Toro Rosso, pela ordem Verstappen a Sainz Jr. (aliás, no meio da semana tivemos o aniversário do Sainz pai, um dos maiores nomes do rali mundial, pé direito pesadíssimo e muita habilidade ao volante), mais dois pilotos que no meio da corrida certamente se divertiram muito com as disputas de posição. Não conseguiram muitos pontos, mas na frente deles apenas tinham carros de equipes melhores, o que significa que fizeram o melhor trabalho possível nas circunstâncias da prova. Gostaria de ver esses dois pilotos com equipamento melhor, brigando na ponta.

 

Próxima corrida em 2 semanas, GP da Rússia em Sochi. Acho meio arriscado corrida na Rússia perto do fim do inverno, mas Titio Bernie deve ter tido seus motivo$$$$ para isso. Não me espantarei com temperatura ambiente na hora da corrida por volta dos 10°C.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini