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Written by Administrator   
Sunday, 01 May 2016 22:54

Olá leitores!

 

Quanta diferença do GP da China para o GP da Rússia! A emoção ficou concentrada nas primeiras voltas, a partir de um pouco menos da metade da corrida em diante a prova foi chata, muito chata. Digna de uma ressaca de vodca, a bebida nacional da Rússia. E evidentemente, como a corrida estava muito chata, os locutores que transmitiam a corrida pelo rádio (não, eu não tenho a menor paciência de acompanhar pela TV o Galvão Bueno) ficaram relembrando à exaustão os 22 anos da morte do Senna... foi difícil acompanhar a prova até o final. A expectativa para uma grande corrida era real, com Vettel largando em 7º e Hamilton em 10º, o que significava que ao menos esses dois iriam partir para cima e realizar ultrapassagens. Mas que nada, Vettel ficou na primeira volta e com o necessário acionamento do safety-car para recolher os detritos de fibra de carbono da pista Hamilton rapidamente se viu em 4º lugar. Ali foi selado o destino da corrida.

 

Vitória muito fácil de Nico Rosberg, 7ª seguida, igualando pilotos melhores que ele como Alberto Ascari, Schummy e Vettel. Nem deve ter transpirado no macacão de tão fácil. Claro que lembraram que ele venceu em seguida mais corridas do que o pai dele venceu na carreira inteira... agora, antes que digam que o Nico é melhor que o Keke, NÃO. Ter na estatística mais vitórias que o pai não o faz melhor que o Keke, assim como ter sido campeão NÃO faz o Jacques Villeneuve ser melhor do que o Gilles. Enfim, mais um (belo) troféu para a prateleira. Em 2º chegou seu companheiro Hamilton, que foi para o pódio com uma cara de pouquíssimos amigos... pura frescura, o resultado para quem largou em 10º foi ótimo, coisa de criança mimada. Depois reconheceu que foi o melhor resultado que, objetivamente, ele poderia alcançar nessa corrida, lembrando que na classificação ele teve problemas de motor.

 

Aliás, falando em classificação, peço licença para um aparte: a corrida ainda possui opções de se ouvir a narração pelo rádio. A classificação não tem esse tipo de prestação de serviço, e realmente é difícil, muito difícil, pagar uma TV por assinatura para escutar o narrador repetindo que a situação para o piloto X “está tranquilo, está favorável”. Para escutar esse tipo de comentário, eu ligo em programa de futebol na TV aberta, não preciso pagar por uma TV por assinatura. Infelizmente o vírus da “Galvãozite crônica” infectou os estúdios do Sportv, única explicação que encontro para a qualidade da transmissão de F-1 deles ter despencado TANTO. E antes que digam que sou chato, basta acompanhar a PROFISSIONAL narração da MotoGP para entender o abismo existente entre um e outro exemplo.

 

Em 3º chegou Kimi Räikkönen, finalmente chegando ao pódio em uma corrida que não seja noturna ou iniciada ao entardecer – e para felicidade dele, em um país onde o álcool não seja proibido. Largou bem, protagonizou alguns duelos com Bottas (dessa vez, felizmente, não se tocaram...), não conseguiu segurar o ritmo de Hamilton, e depois se acomodou na pista já que Bottas não o ameaçava e ele não conseguia chegar na Mercedes do Lewis. Seu companheiro Vettel não passou da 3ª curva, após receber a segunda batida pela traseira do menino Daniil Kvyat, que sendo russo e correndo na Rússia resolveu pilotar como os russos dirigem. Inclusive tivemos imagens da barbeiragem pela dashcam, ops, câmera on board, na melhor tradição russa, daqui a pouco entra nas compilações de acidentes captados por câmeras de painel na Rússia que encontramos de monte pela Internet.

 

Em 4º e 5º a dupla da Williams, respectivamente Bottas e Massa. Bottas largou bem, duelou com o Kimi, mas perdeu em definitivo a posição para o compatriota na metade da corrida e aí não teve como acompanhar a Ferrari. Seu companheiro Massa também extraiu do Williams o que era possível, pelo que acredito que a equipe deve ficar feliz com o resultado da corrida, que lhes foi bastante favorável na disputa pela condição de terceira maior força da F-1 contra a Red Bull, que acabou não pontuando.

 

Em 6º a grande surpresa, Fernando Alonso conseguiu marcar seus primeiros pontos com a McLaren Honda, que finalmente esteve competitiva em uma pista. É sabido que o caminho dos japoneses para entregar um motor com potência ao menos próxima da Ferrari é longo, mas dessa vez o carro andou relativamente bem para os últimos padrões, e mais importante, não quebrou. Para grande alegria da equipe o companheiro Button chegou em 10º e também debutou na tabela de pontuação de 2016. Vamos ver nas próximas corridas...

 

Em 7º chegou Kevin Magnussen, com o trator Caterpillar, digo, carro da Renault, pela primeira vez na temporada. Até acho que podia ter chegado em 6º, mas perdeu um tempo razoável com aquele enrosco pós largada, e mesmo acelerando forte o restante da corrida acabou ficando atrás do Alonso. Gosto muito desse garoto, quando ele consegue ficar focado e não perder a concentração, é dos melhores que temos no grid na atualidade. O mesmo não dá para dizer do companheiro de equipe dele, o Palmerzinho (não, preciso treinar mais antes de conseguir escrever o nome dele. Pior que o dos russos), que definitivamente não tem uma pilotagem de encher os olhos.

 

Em 8º chegou Grosjean, levando a Haas aos pontos em mais uma corrida. Reclamou um bocado do comportamento do carro, mas demonstrou grande habilidade desviando das rodadas na primeira volta. No tocante às reclamações sobre o carro, previsível, equipe nova, e mesmo fazendo um bom trabalho inicial aparecerão pistas em que simplesmente eles não têm uma base de acerto para o carro. Seu companheiro Gutiérrez se envolveu nos enroscos da 1ª volta e teve e abandonar.

 

Em 9º chegou Sérgio Perez, garantindo 2 pontinhos para a equipe (quando se está em grave crise como eles estão, cada ponto deve ser comemorado como uma vitória...) e apresentando um bom desempenho a prova toda. Seu companheiro Hülkemberg abandonou após ser atingido pelo Gutiérrez.

 

Próxima prova será em Barcelona, outra pista no geral soporífera. Preparem a cafeteira.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini