Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Maio com bons resultados e jovens a serem observados PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 26 May 2016 18:23

O piloto brasileiro João Vieira, da equipe Antonelli Motorsport, foi ao pódio na primeira prova da segunda etapa da Formula 4 Italiana, ao receber a bandeirada em 2º lugar no Adria International Raceway, pista de 2.702 metros localizada na província de Rovigo, na Itália. A prova abriu a segunda rodada tripla do Campeonato Italiano de Fórmula 4, certame disputado em sete rodadas triplas, todas em território italiano, com equipamento único para todos os competidores: chassi Tatuus, motor Fiat Abarth Turbo 1.4 e pneus Pirelli.

 

Tal regulamento possibilita a maior competitividade entre os jovens que buscam a Formula 1 no horizonte, excluindo discrepâncias entre equipes e seus poderios econômicos, mas claro, havendo a variação de possibilidades técnicas e recursos, dentro do regulamentado, entre os times.

 

Além do 2º lugar conquistado, após ter obtido no Qualifying o 3º posto no grid de largada, o representante do estado do Tocantins foi 4º colocado na segunda corrida da programação. O mesmo resultado alcançado na terceira e derradeira prova da etapa. Com os resultados em Adria, João Vieira ocupa a quinta posição na tabela de classificação. Outro brasileiro na competição italiana, Giuliano Raucci (Diegi Motorsport) marcou os primeiros pontos na atual temporada, com 7° e 5° lugar nas duas primeiras provas, e está em 15° entre os 29 pilotos inscritos no campeonato.

 

João Vieira em segundo no pódio da F4 Italiana. Foto: Divulgação

 

Seguindo na Europa, Formula V8 3.5 segue buscando se reconstruir após a retirada do apoio da francesa Renault. Apesar deste que vos escrever cogitar e apostar que a Nissan, por fazer parte da aliança, seria a nova fornecedora e incentivadora da categoria, não se concretizou. Ainda bem que não apostei.

 

Por lá, quem tem dado as cartas é alguém conhecido dos fãs de automobilismo em geral, e não apenas dominical. Tom Dillmann é o líder isolado, após a terceira etapa em Spa-Francorchamps, e busca outros caminhos, assim como o próprio certame. Os brasileiros, vão na labuta de cada prova, e conquistando alguns bons resultados.

 

#22 Vitor Baptista e #2 Pietro Fittipaldi em ação, na Formula V8 3.5. Foto: Divulgação

 

Vitor Baptista (RP Motorsport), campeão no ano passado da Euroformula Open, a sucessora e ampliada Formula 3 espanhola, marcou presença no top-10, e nos pontos, 4 vezes em 6 oportunidades, sendo a melhor marca a 4ª posição, justamente na última prova até o momento (o qual redijo), e vencendo assim entre os rookies. Pietro Fittipaldi (Fortec Motorsport), também coleciona 4 top-10, mas ainda contido em relação a Vitor.

 

Vale ressaltar que há nomes com bagagem internacional e no currículo passagens em GP2, GP3 ou por mais de uma temporada na mesma categoria, casos do próprio Dillmann, Aurélien Panis, Matthieu Vaxivière, René Binder e o piloto de desenvolvimento e reserve na Force India, Alfonso Celis Jr.

 

Bruno Baptista e o seu carro na Eurocup Formula Renault 2.0. Foto: FGCom

 

Se por um lado houve o destrato entre World Series e Renault, a montadora francesa mantém o programa com as versões Eurocup Formula 2.0 e Formula Renault Northern European Cup (NEC). E ambas, até o momento a média está em torno de 24 pilotos, e alguns participam dos dois calendários. entre eles, o brazuca Bruno Baptista (Fortec Motorsport). Enquanto na versão 'nortista' ele tem sofrido e marcado poucos pontos em duas etapas, na 'geral' andou bem em Aragão, Espanha, conquistando o 6º lugar em duas das provas da rodada tripla, e está em 7° na classificação.

 

A próxima prova do campeonato será nas ruas de Mônaco, primeira experiência de Bruno no principado monegasco. Outro Baptista no Velho Continente, o terceiro desta matéria, é o Rodrigo, o qual faz parte do Audi R8 LMS #3 da Belgian Audi Club Team WRT, dividindo a condução do protótipo alemão com o piloto da Stock Car Sergio Jimenez e o português Filipe Albuquerque no Blancpain GT Series, tanto na Sprint quanto no Endurance.

 

Matheus Leist conquistou dois pódios em Rockingham. Foto: Divulgação


Quem tem andado muito bem e merece destaque é Matheus Leist. Piloto do #26 da Double R Racing, Matheus é atualmente o terceiro colocado na nova Formula 3 Britância, 23 pontos atrás do líder Ricky Collard, sendo que cada etapa tripla está em jogo nada menos do que 95 tentos. Na terceira etapa da temporada, em Rockingham, conquistou mais dois pódios (2° e 3° lugar), além de um quarto posto, subindo para atual posição na tabela. Vale lembrar que o gaúcho já venceu este ano em Snetterton e Brands Hatch.

 

Companheiro de equipe de Leist, Enzo Bortoleto está em 11° na classificação, tendo conquistado um pódio, terceiro lugar, em Brands Hatch. A rejuvenescida F3 Britânica parece ter retomado a formação de base com força lá na Terra da Rainha. Por lá, também acontece a Formula 4 nacional, e o brasileiro Rafael Martins (TRS Arden Junior) vinha batendo na trave do pódio, mas em Thruxton ... problemas nas 3 provas realizadas, válidas pela terceira etapa, tiraram o brasileiro dos pontos, porém permanece no top10 da classificação geral.

 

Bruna Tomaselli com a bandeira brasileiro no pódio da F4 Sulamericana. Foto: Divulgação

 

Fechando o giro pela Europa, a Formula 4 alemã segue sendo das mais interessantes, com grids chegando a quase 40 monopostos! E neste ambiente extremamente competitivo, Felipe Drugovich conseguiu por 3 vezes terminar no top10 e somar pontos, após duas etapas triplas. Atravessando o Atlântico, desembarcando no Uruguai vemos algo interessante no cenário do automobilismo brasileiro.

 

Bruna Tomaselli, catarinense de 18 anos tem representado bem as cores da nossa bandeira na Formula 4 Sulamericana. Em 6 provas disputadas, Bruna subiu ao pódio no terceiro lugar em 3 oportunidades e somado pontos nas outras 3. Além disso, marcou a pole-position para segunda corrida da temporada. Neste momento, ela ocupa a quarta posição na classificação. E uma marca ela já garantiu: a primeira mulher a guiar na F4 Sudam, e também a primeira a subir no pódio. Com experiência recente no kart, Bruna está na segunda temporada na categoria, no qual em 2015 fora 6° colocada.

 

Victor Franzoni em um dos dois pódios conquistados em Indianápolis. Foto: Divulgação

 

Para fechar esta matéria, uma parada na Terra do Tio Sam. No caminho para Indy, Victor Franzoni fez bonito no traçado misto de Indianápolis, conquistando pódios com segundo e terceiro lugar, e subindo para quarto na classificação. E o gaúcho Lucas Kohl deixou os problemas de lado para marcar pontos no top10, nas duas provas de Indiana, com o 6° e 8° lugares obtidos. A USF2000 retornará suas atividades novamente em Indiana, porém no Lucas Oil Raceway, Clermont.

 

Saudações, agora em São Paulo,

 

Fabiano Esteves.