Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Nobres do Grid - Hyperlink (Julho 09) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 29 June 2009 20:49

TRÊS VIVAS À JUVENTUDE BRASILEIRA!

Mario Romancini, Bia Figueiredo e Alberto Valério fizeram a festa Brasileira no exterior.

  

Por onde começamos: rimos ou choramos? Ou será que devemos rir para não chorar... ou mesmo chorar de tanto rir? Isto vai depender muito do estado de espírito de cada um e de como ele viu os festejos juninos onde saltar as fogueiras (especialmente as da vaidade) não foi propriamente uma arte ou questão de habilidade. Melhor se fosse como a chamada da coluna deste mês. Que a festa, os sorrisos e os vitoriosos fossem sempre e somente aqueles que fazem o espetáculo nas pistas, trilhas, estradas, ovais...

 

Mas vamos para a pista que é de lá que todos nós gostamos.  

 

 

Num frio e chuvoso final de semana paulistano tivemos mais uma rodada tripla da GT3 ∕ Trofeu Maserati ∕ Copa Clio. Infelizmente com menos público do que se gostaria, mas com muita emoção na pista. Ricardo Maurício e Miguel Paludo venceram a segunda prova da etapa paulistana, mas como a dupla Claudio Ricci e Rafael Derani venceu a prova do sábado, a liderança do campeonato continua com os pilotos da Ferrari 430. No Troféu Maserati, Cléber Faria manteve a liderança, apesar da vitória de André Posses e na Copa Clio Rolf Gemperli venceu, mas Jose Vitte, que terminou em 3º segue liderando o certame. Em julho a disputa segue para o difícil circuito de Londrina, onde ultrapassagens são mais do que atos de bravura. 

 

 

 

Ainda nos carrões, mas do outro lado do mundo, João Paulo Oliveira segue liderando o campeonato da Super GT 500 com seu parceiro Seiji Ara. Na prova de Sepang eles terminaram apenas com a 5° colocação, mas ficaram à frente seus perseguidores diretos. Difícil mesmo foi terminar atrás do Yuji Ide... aquele mesmo que dispensado da Fórmula 1. A próxima prova será em Sugo, dia 26. 

A Peugeot quebrou o domínio da Audi na mais charmosa prova do endurance mundial.  

 

 

Na Europa tivemos as famosas 24 horas de Le Mans, que após anos de domínio da Audi, viu uma dobradinha “da casa” vencer a mítica prova. Os Peugeot 308 impuseram 6 voltas de diferença sobre os R-15 da marca alemã. Para boa parte dos brasileiros, foi dia de festa. Jaime Melo venceu na categoria GT2 com sua Ferrari 430 da Risi Competizione e impôs 2 voltas sobre o outro carro da equipe. Alguns não ficaram tão felizes assim, uma vez que Bruno Senna e seu trio abandonaram a prova.  

Na categoria GT2, Jaime Melo (em parceria com Mika Salo e Pierre Kaffer) com a Ferrari 430. 

 

 

Terminado o evento, os competidores americanos voltam para o seu continente e voltam as pistas já neste mês. Dia 17 eles correm em Little Rock. Os Europeus só retornam em agosto. 

Novamente tivemos confusão na largada da WTCC. Ao menos - desta vez - o Safety Car foi "poupado"!

 

Passando para as categorias de turismo, talvez os organizadores já devam estar chamando o WTCC de “World Tourism Crashing Championship”. Mais uma vez a confusão foi a estrela da etapa, desta feita realizada em Brno, República Tcheca, com 5 carros “misturando as tintas”. Pior para Augusto Farfus Jr, que largava na pole e ficou de fora na primeira prova por conta da confusão. Com isso ele viu o líder do campeonato (Yvan Muller, da SEAT) ampliar a diferença para 12 pontos e ainda ser superado pelo seu companheiro de BMW, Gabriele Tarquini. A próxima etapa será no Porto (Portugal) num circuito de rua. 

Em Rio Hondo, Brasileiros foram destaque na 1º Etapa de Endurance da TC 2000. Cacá e Camilo no pódio.

 

No complexo sistema de pontuação da TC 2000 que o nosso Capitão dos sete mares tentou explicar e que eu não entendi bulhufas, o mal resultado na primeira etapa do endurance derrubou José Maria “Pechito” Lopez do topo da tabela, agora liderada por Juan Manuel Silva, seu companheiro de equipe. O campeonato tem sido um verdadeiro “passeio” para a equipe Honda-Petrobras. A se destacar nesta etapa onde os pilotos correm em dupla com um convidado foi a performance dos Brasileiros. Cacá Bueno e Thiago Camilo foram ao pódio em rio Hondo na vitória da FIAT com Omar Martinez (que fez dupla com Mariano Altuna).  Em julho teremos duas etapas: Em resistência dia 5 e em Santa Fé, terra de Carlos Reutemann, dia 26. 

 

 

Se no campeonato dos hermanos o equilíbrio tão buscado está longe da realidade, no Brasileiro da Stock Cars temos o campeonato mais equilibrado dos últimos anos. Se as corridas tem sido um tanto quanto sonolentas, a luta pelo título não deixa ninguém “dormir no ponto”. Neste próximo final de semana teremos a “etapa de inverno” em Interlagos, mas o destaque do mês vai para a confirmação da etapa de Salvador para o dia 9 de agosto, sendo a primeira a se realizar no Nordeste e a primeira em circuito de rua. 

 

 

A NASCAR continua seu campeonato com vitórias e algumas surpresas como a vitória do mais jovem piloto a triunfar na categoria, Joe Logano, de 19 anos. Tony Stuart lidera o campeonato e neste ano a famosa prova de Daytona será realizada no feriado mais importante do país: o 4 de julho! Festa em dose dupla na terra do tio Sam. Alem de Daytona, teremos as provas de Chicago e a “Brickyard 400”, no oval de Indianápolis. E na Europa, a DTM vem, após o baile da primeira etapa proporcionado pela Audi, apresentando uma recuperação da Mercedes Benz que venceu as duas últimas etapas. Timo Scheider ainda lidera o certame, mas seus três mais próximos perseguidores ostentam a estrela de 3 pontas. 

 

 

A Fórmula Truck fez mais uma festa. Desta vez em Goiânia onde preparou o autódromo e realizou mais uma etapa do seu campeonato que, neste ano, vem fugindo a regra em termos de equilíbrio. Tudo aponta para uma disputa entre os pilotos da Wolksvagen, que já ocupam as três primeiras posições no certame. E atenção pessoal de Sampa: Dia 19 a corrida é em Interlagos e – além dos caminhões – terá uma etapa do campeonato da Top Race V6, Campeonato Argentino de carros esporte. Não dá prá perder. 

A Wolksvagen não tem dado chances para os adversários nos carros nesta edição de 2009 dos Sertões. 

 

 

Vamos por as rodas na terra...Estão rolando as emoções do Rali dos Sertões. Mais de 5000 Km cruzando o país. Contudo, a disputa parece mesmo que vai ficar entre os carros oficiais da equipe Wolksvagen. O piloto do Qatar, Nasser Al-Attiyah e o espanhol Carlos Sainz vem se alternando na liderança (até o fechamento desta coluna Sains liderava com Al-Attiyah em segundo). Jean Azevedo vem em terceiro, mas os brasileiros Maurício Neves e Eduardo Bampi, da montadora alemã, que tiveram um problema de quebra na suspensão logo no segundo dia, avançam rapidamente, tentando recuperar o atraso. A “surpresa” nos caminhões é a liderança cada vez mais consolidada de Edu Piano. André Azevedo, nos Caminhões, que sempre disputa o Dakar vem apenas em terceiro. 

Hirvonen voa para a liderança... e a próxima etapa vai ser "em casa". Só vai faltar a neve! 

 

Mas a surpresa mesmo está no WRC. Sebastian Loeb, que parecia inalcançável, foi superado na pontuação após mais um abandono e mais uma vitória do finlandês Mikko Hirvonen, o nórdico assumiu a liderança do campeonato. Julho será um mês sem disputas. Tempo para a Citroen repensar suas estratégias e reencontrar o caminho das vitórias. 

Largada da F3 SUDAM em Brasília: Por enquanto, todos estão correndo atrás do Formigão! 

 

 

Nas categorias de monopostos, a Fórmula 3 Sulamericana vem mostrando um domínio da equipe Cesário Fórmula, com Leonardo Cordeiro liderando o certame após as quatro primeiras etapas. Agora em Julho a caravana segue para o Rio de Janeiro para mais uma rodada dupla nos dias 11 e 12 em Jacarepaguá, que mesmo correndo em “meia pista”, continua sediando provas importantes.Na Europa os brasileiros seguem no bloco intermediário da pontuação. 

Romancini: vice lider e um favoritismo ao título e a possibilidade real de subir para a IRL. 

 

 

Agora, festa mesmo estão fazendo os jovens brasileiros da Indy Ligths. As úntimas duas provas foram vencidas por Mario Romancini e Bia Figueiredo. Mario é o vicelider do torneio e a próxima prova é em um misto, Watkins Glen, dia 4 de julho. Prova que, em teoria, favorece os nossos pilotos. Pelo lado da Bia, depois de uma prova fora por motivos financeiros, voltou em grande estilo e mostrou que não está morta no campeonato. 

Bia, felicidade após os problemas que a impediram de correr em Milwaukee. O campeonato está aberto.

 

 

Já na categoria principal, os brasileiros vem sofrendo com a inconstância de resultados. A última etapa foi bem o retrato disso e assim, lentamente, Helio e Tony vão se afastando da disputa do título. Como a pontuação é farta e ainda tem muita volta pra se dar nos ovais, uma reação é possível.

 

Valério nos braços da equipe Piquet Sports após a vitória no sábado em Silvrestone.

 

 

Na GP2, Alberto Valério levou a Piquet Sports de volta ao alto do pódio para alegria de toda a equipe. A vantagem inicial da equipe Addax aparentemente foi dissipada e com tantas rodadas duplas pela frente, uma mudança de destino da liderança não é impossível.Lucas Di Grassi fez uma grande primeira prova mas um problema no sistema de largada acabou por deixá-lo sem chances de diminuir a distância para o líder do campeonato, Romain Grosjean. 

GP da Inglaterra: Vettel dispara para a vitória! Talvez o campeonato não esteja perdido... 

 

Juventude por juventude, o prodígioso jovem alemão, Sebastian Vettel, venceu de forma incontestável o GP Britânico. A sua equipe – a Red Bull – mostrou-se superior as antes imbatíveis Brawn e com isso dar uma esperança de emoção para um campeonato que tem mais holofotes virados para os bastidores e gabinetes do que para as pistas. 

 

Para quem não lembra, depois da queda do Balestre, o nome do Mosley foi articulado por... Adivinhem!

 

 

Sinceramente, era preferível não falar sobre este assunto... mas não tem como se evitar. Ao longo das últimas semanas uma verdadeira guerra de poder instalou-se na Fórmula 1.

Diante da firmeza da FOTA, os sorrisos sumiram e deram lugar as preocupações... o racha era real! 

 

 

O rompimento entre a maior parte das equipes e a FIA era iminente e foi preciso um enorme trabalho de bastidores (onde nunca temos todos os detalhes revelados) com interferência direta de Bernie Ecclestone. Pareceu selar a paz... que durou menos de 48 horas!

A paz não durou dois dias... e o Pres. Mosley voltou a ameaçar o futuro da categoria. 

 

Rojões foram soltos, palavras foram tomadas como insultos e lá vamos nós – mais uma vez – ficar sob o risco de termos um campeonato paralelo ao organizado pela FIA.

 

 

É comum ouvir-se que a Fórmula 1 foi feita pelos apaixonados e pelos abnegados. Contudo, basta olharmos para as primeiras temporadas e vermos quais eram as equipes da categoria. Maserati, Alfa Romeo, Ferrari, Mercedes Benz... Nos anos 60 e 70 houve o domínio das equipes privadas. Mas, de alguma forma, alguma ligação entre as montadoras e a categoria sempre existiu.Nos dias de hoje é praticamente inviável se fazer um carro “na garagem de casa” e querer vencer alguma coisa, seja em que categoria for. Sendo assim, entre cartões vermelhos, bilhetes azuis, bandeiras brancas e sorrisos amarelos, estes senhores apenas afastam o público daquilo que eles gostam – as corridas – e ficam sendo os protagonistas desse dramalhão que poderia perfeitamente ser chamado de “The United Colours da Confusão”! 

 

 

Até o mês que vem.

 

P.S. Quase esqueci! Que mancada... Desculpa Willy. Este mês ganhamos mais um colaborador. Willy Möller vai engrossar as fileiras da coluna Grand Prix Legends com artigos especialíssimos. Estamos ficando chiques... agora temos até correspondente internacional!

 

 

 

Last Updated ( Monday, 29 June 2009 23:25 )