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Filtros: o barato que pode custar caro! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 30 June 2016 17:50

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Eles são descartáveis, baratos e de fácil substituição, mas nem por isso deixam de ser importantes. Os filtros de ar, de óleo e de combustível são peças fundamentais para o funcionamento do motor do seu carro. Têm o papel de evitar a entrada de impurezas. Para quem usa carro com ar condicionado, há ainda o filtro específico do ar.

 

Todos devem ser verificados nas revisões periódicas. O período de troca depende de vários fatores como o local onde este veículo trafega, se em situação urbana, rodoviária ou rural, mas sempre é indicado seguir a recomendação do fabricante.

 

Este mês vou falar sobre estes filtros que temos nos nossos carros, mostrando qual a função de cada um deles, quando em média devem ser trocados e quais os prejuízos para seu automóvel caso você não cumpra os prazos. O filtro é um elemento vital e comparativamente muito barato para o tamanho dos danos (o que implica em custos) que a falta de cuidado com eles pode provocar.

 

Filtro de combustível.

 

O filtro do combustível é uma das peças indispensáveis para o bom funcionamento de um carro e para a longevidade do motor.

 

Tem como função principal filtrar o combustível, eliminando o maior número de resíduos sólidos, excluindo também toda a água que neles possa estar contida. Estas partículas ou impurezas podem estar presentes no depósito de combustível, ou até no próprio combustível e a sua passagem provoca danos elevados na bomba de injeção de um automóvel.

 

 

 

Fica entre o tanque e o motor para evitar que partículas acumuladas durante o transporte e armazenamento, como pó, ferrugem, água e sujeira no tanque do veículo cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor.

 

A malha do filtro de combustível vai-se estreitando à medida que as impurezas se acumulam e isso conduz à diminuição da passagem do combustível e ao aumento da emissão do dióxido de carbono para a atmosfera. É imprescindível que o filtro do combustível esteja em boas condições para que o seu automóvel seja amigo do ambiente.

 

Para não ter custos indesejáveis de manutenção, deve estar atento aos sinais que o seu carro apresenta e que podem estar indicando que o filtro de combustível deve ser substituído. Existem vários fatores que influenciam a mudança do filtro do combustível de um carro, tais como:

 

Dificuldades no arranque do carro: Quando ao ligar o carro denota dificuldades ao arrancar, sentindo falhas no motor, isso quer dizer que o combustível não está passando pelo sistema corretamente. É necessário verificar se o filtro do combustível está sujo e entupido, em caso afirmativo é necessário trocá-lo;

 

 

 

Marcha lenta ou irregular: Quando o veículo circula em marcha lenta ou com falhas na aceleração, isso indica que o combustível não está a alimentar corretamente o motor. Nestes casos é obrigatório ver em que estado se encontra o filtro do combustível para que mais tarde ou mais cedo não saia uma nuvem de fumo preto do escape do seu carro;

 

Quando no tanque de combustível de um carro é detectada ferrugem, isso não é nada de bom, na medida em que a ferrugem pode causar danos irreparáveis ao nível do sistema de injeção do carro, nomeadamente nos bicos injetores. Antes que isso suceda, é necessário substituir o filtro do combustível.

 

É aconselhável encher sempre o tanque do seu carro. Quando opta por encher a conta-gotas, parte do depósito não chega a ser utilizado e, como tal, é suscetível de enferrujar mais facilmente.

 

O combustível: um combustível “sujo”, com impurezas, pode causar estragos imensos no sistema de injeção e no motor do seu carro. Se o seu carro começa a “falhar” o “engasgar” isso pode ser fruto de um combustível adulterado, mas também pode ser problema de sujeira, que podem se acumular na câmara de combustão. A qualidade de um combustível que deixa a desejar vai antecipar a substituição do filtro da gasolina. Independente disso, leia o manual do seu veículo e veja a periodicidade que o fabricante indica para a troca deste filtro. Costuma ser entre 10 e 15 mil Km.

 

 

 

Se já detectou estes sintomas no seu carro, não espere mais! Leve já o seu carro a trocar o filtro do combustível, ou mude-o você mesmo, pois assim conseguirá poupar muito mais. Veja como já em seguida. Contudo, meu conselho é fazer a troca do filtro nas revisões periódicas, pelas mãos de um profissional. Mas caso o proprietário do veículo queira fazê-lo, siga estes passos:

 

Verifique a tampa do tubo de enchimento do motor e desenrosque-o firmemente;

Retire a tampa do tubo de enchimento de combustível e drene-o para um recipiente, inclinando o motor no sentido do rebordo de enchimento;

Em seguida, retire cuidadosamente o filtro do combustível da tubagem de enchimento de combustível, com a ajuda de uma vareta de mecânico;

Verifique o nível de sujeira acumulada no filtro do combustível. Se este se apresentar sujo lave-o cuidadosamente com um solvente não inflamável ou de elevado ponto de flamabilidade. Se o filtro estiver excessivamente sujo, substitua-o;

Por último, volte a colocar o filtro do combustível (novo ou limpo) no depósito e enrosque firmemente a tampa do compartimento.

 

Filtros de Ar.

 

Estes tem a tem a função de separar e eliminar as partículas impuras do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão, evitando desgaste prematuro de peças móveis do motor, como pistões e biela. Está para o carro como os pelos do nariz estão para as pessoas.

 

Os filtros de ar devem ser trocados de acordo com o que prescreve o manual do seu veículo – Cerca de 10 mil quilômetros, em média, mas isso varia. Os filtros do ar têm autonomia para 10 mil Km nas superfícies urbanas e 5 mil Km nas superfícies rurais. Caso seu carro nem sempre ande no asfalto e se você não tiver a noção dos quilômetros que o seu carro já percorreu, uma forma prática é fazer a troca quando trocar o óleo do motor, ou então a cada 6 meses.

 

 

 

Quando se retira o filtro do ar e o coloca contra a luz, conseguimos verificar a quantidade de impurezas que nele estão contidas. Porém, o fato de o filtro do ar estar sujo não quer dizer que a sua substituição seja imediata e obrigatória. Antes pelo contrário! Quando o filtro do ar está inquinado é positivo, na medida em que consegue ser mais eficaz ao reter partículas ínfimas que prejudicam o funcionamento do motor e que provocam o aumento do consumo de combustível.

É importante registrar que os filtros do ar não podem ser limpos com jato de ar, pois isso romperá os poros do meio filtrante.

 

Aumentos súbitos no consumo de combustível podem estar ligados ao filtro do ar. A peça retém as partículas contidas no ar aspirado pelo motor para que somente ar limpo entre na câmara de combustão. O problema não é haver sujeira, mas o excesso de sujeira. Isto faz com que o propulsor tenha que fazer mais força para puxar o ar, elevando o consumo de combustível e permitindo a entrada de impurezas que atingem o motor. Além disso, o carro perde potência nas retomadas de velocidade.

 

 

 

O filtro do ar é uma das peças automóveis mais importantes de um carro, na medida em que retém todas as impurezas do ar que entram no motor. À medida que o lixo se vai acumulando no filtro do ar, aumenta o risco das impurezas chegarem à câmara de combustão e, consequentemente, maiores poderão ser os danos provocados no motor do carro.

 

Uma das principais funções do filtro do ar é a verificação do estado do motor. Através do filtro do ar pode verificar se o motor do seu carro está a ter o rendimento esperado. Quando o motor está aquém do esperado, isso conduz, inevitavelmente, à diminuição do desempenho do automóvel e a um aumento considerável do consumo de combustível.

 

O que pode ser uma pequena dificuldade e de fácil reparação, como a substituição do filtro do ar, pode levar a problemas gigantescos, como a substituição do motor se não for detectado a tempo.

 

 

 

No funcionamento de um carro, nenhuma peça vale isoladamente, pois o automóvel vale pelo seu conjunto e pela sincronização de movimentos existente entre as peças. Previna-se e acompanhe a condição dos filtros do carro, faça deles um item da sua revisão. Os fabricantes já o fazem nas oficinas autorizadas.

 

Filtro de óleo

 

São desenvolvidos para eliminar impurezas como partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor, além de partículas derivadas da combustão. O contato das peças internas do motor, como pistões, podem deixar impurezas. Aí entra a importância do filtro.

 

Até 10 anos atrás falava-se que o filtro de óleo poderia ser trocado a cada duas ou três trocas de óleo. Muitas montadoras aconselham em seus manuais de cada veículo que seja feita a troca do filtro sempre junto com o de óleo, geralmente entre 10 mil e 15 mil quilômetros. Tal procedimento faz sentido, uma vez que um filtro com um período longo no carro pode passar impurezas para o óleo recém colocado. Basta ver a cor que o mesmo entra no motor quando trocamos e a cor que ele sai do cárter. Filtros vencidos vão deixar partículas para o motor que vão danificar peças como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais. E, em casos extremos, podem fundir o motor.

 

 

Filtros de óleo lubrificante são componentes automotivos cuja finalidade é manter o óleo lubrificante dentro dos parâmetros necessários, que atendam redução do atrito, vedação, amortecimento, arrefecimento e “detergência”, protegendo assim componentes internos do motor através da lubrificação. Por isso o que parece ser um simples filtro de óleo é tão importante para preservar a vida útil do motor.
O filtro de óleo lubrificante tem por finalidade separar partículas que contaminam o óleo.


A queima interna do combustível resulta na formação de uma grande quantidade de carbono (carvão). Este carbono é diluído pela ação da “detergência do óleo” lubrificante, contaminando o mesmo, e as partículas metálicas são arrastadas até o filtro de óleo.


Mas ao passar pelo filtro de óleo esta ‘sujeira’ é retirada, e por isso ele é o responsável por manter as características do óleo dentro da sua vida útil estimada. O meio filtrante é construído com papel especial, tratado com resina fenólica, o que lhe confere maior resistência mecânica à fadiga (rasgamento).


A indústria montadora homologa filtros de óleo lubrificante em seus dinamômetros baseada nos fatores citados, portanto, para aumentar a durabilidade (vida útil) de um filtro original da montadora, é necessário aumentar a área de filtragem, o que requer aumento da altura, do diâmetro ou de ambos, ou aumentar-se a porosidade do papel, o que ocasionará menor capacidade de retenção de contaminantes comprometendo a qualidade de filtragem do óleo. Quando o filtro de óleo lubrificante entope (satura) surge o funcionamento da válvula de segurança que, ao abrir, permite a passagem do óleo sem filtrar. Este fator, embora seja de segurança, é indesejável, pois o motor é comprometido.

 

 

Há a válvula anti-retorno de óleo, cuja finalidade é evitar o refluxo do lubrificante para o cárter do motor quando desligado. Na próxima ignição, o óleo pressurizado pela válvula anti-retorno estará pronto para seu trabalho nos pontos necessários do motor.


Estas características tecnológicas são desenvolvidas e aprimoradas através de muita pesquisa e trabalho conjunto com as fabricantes de veículos. É por isso que os filtros de óleo não são todos iguais.

 

Filtro do Ar Condicionado.

 

Este é um “opcional” que deveria ser obrigatório sair em todos os carros aqui no Brasil. Na Bahia então, devia ser crime não ter. Ele filtra não só o ar que vem da rua para dentro dos carros com ar condicionado e retira odores. Faz muito mais.

 

Não há prazo de troca por quilometragem. Vai depender de como o motorista usa o carro. Se anda mais em engarrafamentos, por exemplo, o filtro terá duração menor. Por isso, é fundamental a checagem periódica, pelo menos a cada 20 mil quilômetros. Se for fumante, ou se o carro transportar fumantes, isso também acumula sujeira no filtro, caso o usuário coloque o modo “recircular” do ar para diminuir odores externos com frequência.

 

 

O filtro vencido ou estragado não impede a entrada de impurezas e cheiros da rua no carro. Além do cheiro, o filtro velho pode impedir o fluxo de ar. Por não ter prazo de troca ou quilometragem pré-estabelecida, como os demais filtros, o motorista deve ficar atento a circulação do veículo. Não é possível fazer manutenção nestes filtros de cabine, por isso, a troca é essencial.

 

Em cidades como São Paulo, por exemplo, recomenda-se a troca em períodos de 3 meses, pois a concentração de partículas nocivas à saúde suspensas no ar chega a ser cinco vezes maior do que em outras localidades. Além das condições de tráfego dos veículos, como, por exemplo, rodar sempre em vias urbanas ou estradas de terra, o nosso clima também influencia na necessidade de troca dos filtros. Afinal, o filtro de cabine filtra o ar que vem do exterior do veículo, e, normalmente, nos períodos de seca tendem a ficar mais obstruídos. 


Outra dica para saber quando deve fazer a troca do filtro antes dessa média, é a percepção do odor. O mau cheiro que o motorista pode achar que é alguma sujeira que ficou impregnada no estofamento pode, na verdade, vir do filtro de cabine. 

 

Originalmente, foi criado para auxiliar o funcionamento do ar-condicionado. O filtro de cabine (ou antipolen) é similar ao filtro de ar do motor e são de dois tipos: poliester - que filtra apenas o particulado sólido – e carvão ativado - que filtra as partículas sólidas e aumenta a capacidade de reter gases, odores suspensos na atmosfera. O de carvão ativado é o mais utilizado na Ásia e Europa. No Brasil predominam os filtros simples de poliéster.


Um detalhe importante é que muitos veículos já saem da fábrica com os filtros de carvão ativado, mas depois são trocados por filtros de partícula normal, pois muitos aplicadores não têm esses filtros no mercado e como o usuário desconhece que seu carro está equipado com esse filtro especial, acaba passando despercebido.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça