Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Apesar das olimpíadas, tivemos corrida! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 07 August 2016 23:45

Olá leitores!

 

No resto do mundo o esporte automotor não parou, mesmo estando no auge das férias de verão no Hemisfério Norte. Já aqui na Bananalândia... Olimpíadas o tempo todo. Gostaria de saber se quando outros países sediam Olimpíadas o noticiário esportivo é 100% voltado para elas. É uma grande curiosidade.

 

Comecemos com o WTCC, que veio para o belíssimo circuito de Termas do Rio Hondo (Hondo seria a versão macho latino-americano da Honda???), espetacular construção de nuestros Hermanos argentinos, para mais uma rodada dupla do campeonato 2016. Na primeira corrida, vitória de Tom Chilton, com um Citroën privado da equipe de Sébastien Loeb, após uma largada muito boa, na qual deixou para trás o pole position John Fillipi (Chevrolet), teve uma disputa porta-a-porta com outro piloto que fez uma largada de alto nível, nosso velho conhecido Tiago Monteiro (Honda), e após algumas outras disputas acirradas na primeira metade da corrida conseguiu abrir uma vantagem suficiente para não ser incomodado nas voltas finais. Em 2º chegou Robert Huff (Honda), fazendo uma bela corrida, e o pódio ficou completo com Yvan Müller (Citroën “oficial”). A segunda corrida foi vencida pelo herói local, José Maria “Pechito” López. Aliás, se observarmos atentamente a classificação das corridas, veremos que ele é quase um especialista em vencer a segunda prova do dia, das 7 vitórias dele esse ano 6 foram na segunda prova. Em segundo chegou o simpaticíssimo Tom Coronel, que na semana anterior já estava na Argentina para participar como convidado (tipo aquela prova de abertura da Stock Car no Brasil, mas com duração maior para justificar a utilização de uma dupla) de uma prova de longa duração do Super TC 2000, com seu Chevrolet, e completando o pódio chegou Robert Huff (Honda). Como é padrão no automobilismo argentino, arquibancadas cheias, claro, afinal o argentino REALMENTE ama o automobilismo. O homem show acabou sendo Pechito, que recebeu punição por troca de motor, largou em último na primeira corrida e terminou em 5º lugar. Demonstrou o motivo de ser o maior vencedor da categoria nos últimos 3 anos.

 

E as Olimpíadas tiraram do brasileiro a chance de acompanhar na TV por assinatura (sim, não me refiro a TV aberta, estou reclamando da PAGA, que no Brasil é muito bem paga, por sinal) uma das duas corridas que a NASCAR faz em circuito misto, e por sinal a mais interessante, no tradicional traçado de Watkins Glen (desculpem os fãs, mas acho Sonoma uma pista muito travada para meu gosto), corrida essa que teve a vitória de Denny Hamlin, mais uma para o plantel da Joe Gibbs Racing, cujos Toyotas estão demonstrando ser velozes nas mais diversas situações. Como não poderia deixar de ser, prova da NASCAR em circuito misto significa um número razoável de acidentes, afinal o pessoal da categoria no geral não está muito acostumado a fazer curvas para os dois lados... foram duas bandeiras vermelhas se somando às seis amarelas. Em segundo e terceiro dobradinha da Penske, com Joey Logano à frente de Brad Keselowski. Em 4º chegou A. J. Allmendinger, mostrando mais uma vez que é muito bom de circuitos mistos, e fechando o Top-5 Tony Stewart, mostrando que não é porquê vai se aposentar que vai passar a andar devagar... a título de curiosidade, o grande Jeff Gordon, que saiu de sua aposentadoria para substituir Dale Jr. enquanto esse se recupera de seus problemas de concussão cerebral, terminou em 12º, o que deve ter feito alguns pilotos na ativa repensarem seu talento...

 

E quando a F-1 está em férias o Departamento de Fofocas da categoria trabalha a toda: falou-se de substituição de Massa na Williams (não acredito muito nisso), teve o Gene Haas reclamando que a Ferrari passa poucas informações para eles (tolinho, deve achar que está nos EUA, onde essa prática de trocas de informações entre parceiros é maior...), e até a maior decepção desse ano, Daniil Kvyat, dizendo que quer aproveitar as férias da categoria para relaxar... eu usaria as férias para pensar em como corrigir e não voltar a repetir todas as bobagens que foram feitas por ele nessa primeira metade da temporada. Ele deve saber melhor do que ninguém que o seu Marko é mais doido para demitir gente que o Trump na época em que tinha o reality show dele, não custa nada ficar esperto.

 

Uma coisa que está quase dando dó é ver o Vettel dando entrevistas tentando parecer otimista em relação à uma reação da Ferrari na segunda metade do campeonato... eu acredito que se os engenheiros da Ferrari tivessem o que melhorar no carro desse ano, já teriam feito alguma coisa desde que a Red Bull ultrapassou a Ferrari como segunda força do campeonato. Já escrevi algumas vezes, o carro da Ferrari esse ano “nasceu mal”, é um projeto que não tem muito como evoluir, e está demonstrando corrida a corrida que a equipe técnica está perdida. Espero queimar minha língua, que os engenheiros da Ferrari arranquem um coelho da cartola e façam esse carro andar decentemente, mas não apostaria dinheiro nisso.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini