Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Pódios, pódios e um pouco mais de pódios PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 30 August 2016 14:02

Na terra da Rainha, o brasileiro Matheus Leist segue firme e forte na duisputa da Formula 3 Britânica. Em Snetterton, ele conquistou dois segundos e um sexto lugar na penúltima rodada tripla da temporada no Campeonato, se mantendo em segundo lugar na classificação geral. Piloto da equipe inglesa Double R Racing, Matheus Leist fez bons treinos e fechou o último deles na liderança, quase três décimos de segundo mais rápido que Ricky Collard, da equipe Carlin, seu principal adversário na luta pelo título.

 

No sábado, foi disputada a tomada de tempos e nela o piloto de Novo Hamburgo (RS) confirmou o bom desenvolvimento obtido nos treinos, conquistando o segundo lugar no grid de largada para a primeira prova, apenas 59 milésimos mais lento que Collard. E, ainda no sábado, Leist terminou em segundo a primeira das três provas previstas para o fim de semana.

 

As duas provas restantes foram realizadas no domingo e, na primeira delas, com os oito primeiros do grid invertidos em relação à chegada da prova do dia anterior, Leist largou em sétimo para terminar em sexto, uma posição à frente de Ricky Collard, que largara em oitavo. E na prova seguinte, a última da rodada, após novo duelo com o piloto inglês, Matheus Leist recebeu a bandeirada mais uma vez em segundo.

 


Matheus Leist (esquerda) no pódio de Snetterton, penúltima etapa da F3 Britânica. Foto: Site/Divulgação


“Não foi o fim de semana que nós esperávamos, mas ainda foi muito bom. Eu gostaria de ter terminado à frente dele para chegar na última rodada como líder, mas não deu. Mesmo assim, ele conseguiu abrir apenas 11 pontos e a diferença agora subiu para 15”, avaliou Matheus Leist, que prevê uma decisão extremamente disputada em setembro, na última rodada tripla do ano. Somando 423 pontos contra 438 de Ricky Collard, o brasileiro se mostra bastante otimista para as três corridas decisivas, marcadas para 10 e 11 de setembro, em Donington Park. “As expectativas são muito boas para a decisão. A diferença não é muito grande e teremos 95 pontos em jogo. Tudo depende de andarmos bem, o que eu tenho conseguido ao longo de toda a temporada e, claro, de chegar na frente dele”, finalizou Matheus Leist.

 

Aqui deste lado do Atlântico, a catarinense Bruna Tomaselli conquistou mais um pódio na Fórmula 4 Sul-Americana, na sexta etapa da categoria, realizada no Autódromo de El Pinar, no Uruguai. Em uma etapa marcada por muitos problemas com o carro, Bruna Tomaselli conquistou o quarto pódio da temporada, mesmo com todas as dificuldades. "Foi um fim de semana bem difícil mesmo. Nós trocamos de carro para essa etapa, pois o meu carro estava com problemas. Depois dos dois treinos e da tomada de tempos, eu precisei trocar novamente de carro porque havia um problema nos freios", disse a catarinense.

 

Bruna Tomaselli com mais um pódio na F4 Sulamericana. Foto: Divulgação

 

Bruna foi para a pista com outro carro, mas isso não foi problema para a piloto. Ela fez a adaptação durante a primeira corrida e na segunda conquistou o quarto pódio da temporada. "Optamos em ir com um novo carro para a corrida, mesmo sabendo que seria complicado. Usei a primeira prova para me adaptar, visando estar em condições de brigar pelo pódio na segunda corrida. Larguei em último e tinha o objetivo de conquistar o máximo de posições possíveis. Acabou dando certo, pois na segunda corrida larguei no meio do pelotão e cheguei ao pódio. Apesar de toda a dificuldade do fim de semana, o terceiro lugar veio como fruto de muito trabalho de toda equipe e também graças a Deus", finalizou.

 

A conquista do fim de semana deixou José Nascimento, que cuida da carreira de Bruna desde a época de kart, ainda mais confiante para as próximas etapas. "A Bruna andou muito bem nessa etapa, apesar de todos os problemas. O importante foram os pontos conquistados. Agora vamos focar na preparação para o dia 11 de setembro", disse Nascimento. Bruna ocupa a terceira colocação na competição, com 107 pontos. A próxima etapa da Fórmula 4 Sul-Americana será novamente em El Pinar, também no Uruguai, nos dias 9,10 e 11 de setembro.

 

Felipe Drugovich (direita) em seu primeiro pódio na F3 Alemã. Foto: Site/divulgação

 

Piloto da Fórmula 4 Alemã, Felipe Drugovich viveu um belo final de semana em Zandvoort, na Holanda, durante as disputas da sétima rodada tripla da competição. Mostrando seu talento em duas situações climáticas bastante distintas, o paranaense de Maringá subiu no pódio geral e aproximou-se bastante da disputa pelo título da divisão Rookie, para os competidores que estreiam na categoria na atual temporada. Repetindo sua costumeira boa atuação nas tomadas de tempo, o piloto da Neuhauser Racing obteve o quinto lugar em seu grupo, o que lhe fez largar em 10º lugar para a primeira das três corridas programadas. Na Fórmula 4 Alemã não existe a mistura de tempos entre os dois grupos, o que deixa pré-determinado que cada um fará uma das duas filas do grid de largada.

 

Dentre 32 competidores de várias partes do mundo, Felipe Drugovich, de 16 anos, terminou a primeira prova, disputada com pista seca, na 9ª posição, muito próximo do 8º colocado. Ainda no sábado o paranaense participou da prova 2 da rodada, também com pista seca, quando cresceu sensivelmente na pista, finalizando muito próximo do pódio, em quarto na geral e em primeiro na divisão Rookie. No domingo, agora com pista molhada, Felipe Drugovich foi ainda melhor e conquistou seu primeiro pódio na geral, finalizando a prova em terceiro e novamente sagrando-se vencedor entre os Rookies.

 

"Foi um final de semana muito bom", avaliou Felipe Drugovich. "Estou muito satisfeito com este pódio, meu primeiro na geral, e com os resultados que obtivemos aqui em Zandvoort. Estou aprendendo muito neste meu primeiro ano na categoria, ensinamento que vou levar para meus próximos passos no automobilismo europeu", afirmou. Ao término da rodada e depois de 21 provas disputadas, Felipe Drugovich ocupa a décima posição na classificação geral do campeonato em seu primeiro ano no automobilismo, à frente de mais de 30 competidores. Entre os Rookies, o brasileiro é o quarto colocado, com 239 pontos, 43 atrás do líder, quando faltam três provas para o encerramento da competição. O próximo compromisso de Felipe Drugovich pela Fórmula 4 Alemã será no início de outubro, quando disputará a última rodada da temporada, no tradicional circuito alemão de Hockenheim.

 

Sergio Mais uma vez no pódio do Masters (terceiro a partir da esquerda), em Zandvoort. Foto: Divulgação

O Zandvoort Circuit Park, na Holanda, recebeu a 26ª edição do Zandvoort Masters de F3. A competição, realizada em evento único na temporada, reuniu neste ano equipes de várias partes da Europa e teve o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara, integrante do Red Bull Junior Team, completando a corrida principal na terceira posição. A participação de Sette Câmara no evento começou de forma bastante animadora. Na sexta-feira foram realizadas duas sessões de treinos livres e, com um carro que foi evoluindo bastante o desempenho, ele conseguiu registrar a terceira posição em ambos os treinos, com diferença de pouco mais de um décimo para o mais veloz da pista. Após conversar com os engenheiros e a minuciosa análise dos dados da telemetria o piloto seguiu confiante para a tomada de tempos, que foi disputada na manhã de sábado. Animado Serginho conseguiu andar bem e registrar o tempo de 1m30s098, que comparado à sua marca do treino do dia anterior era um segundo e meio mais veloz. Acontece, porém, que seus principais concorrentes também melhoraram muito suas marcas e, com isso, Serginho acabou conseguindo apenas a sétima colocação para o grid de largada. Sabendo que tinha um bom carro em suas mãos o brasileiro seguiu confiante para as corridas. Ainda na tarde de sábado a corrida classificatória teve 12 voltas. Após excelente largada Sette Câmara teve uma grande atuação, recuperou duas posições, suportou ataques dos concorrentes e recebeu a bandeirada no quinto lugar.

 

Na tarde deste domingo, então, foi disputada a última e decisiva corrida. Serginho, mais uma vez em grande largada, ganhou uma posição e seguiu pressionando os concorrentes à sua frente. Foram várias voltas em busca de ganhar mais uma posição, porém, devido ao altíssimo nível de pressão aerodinâmica usada em Zandvoort, conseguir ultrapassagens se torna quase impossível. Mas, com sua garra de sempre, Sette Câmara esperou um momento de descuido do oponente e, numa manobra de muito arrojo colocou o carro por dentro e ganhou o terceiro lugar. A esta altura os dois primeiros já haviam aberto grande diferença, então, o brasileiro seguiu no terceiro posto e, ao final das 25 voltas, comemorou a terceira posição e, mais do que isso, a presença no tradicional pódio de Zandvoort pelo segundo ano consecutivo.

 

“Foi um final de semana de muito trabalho aqui em Zandvoort. Nosso carro começou bem e viemos melhorando bastante nos treinos. Infelizmente, na tomada de tempos, a melhora de 1,5 segundos em relação ao tempo de sexta, ainda foi menor que a dos principais concorrentes, estragando todos os nossos planos. A equipe conseguiu uma boa regulagem na embreagem do carro o que me permitiu fazer boas largadas, assim, ganhei importantes posições nas largadas e, depois, na corrida de hoje, ainda consegui fazer uma ultrapassagem. Não foi o resultado que eu esperava, sinceramente, mas estar no pódio aqui do Masters de Zandvoort é sempre especial”, comentou o piloto de 18 anos.

 

Saudações, agora em São Paulo,

 

Fabiano Esteves.

 

 


Last Updated ( Wednesday, 31 August 2016 19:49 )