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Overdose de emoções! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 11 September 2016 23:39

Olá leitores!

 

Felizmente esse foi um final de semana cheio de opções para o fã do esporte a motor, como nós merecíamos há um tempinho. Duas rodas, quatro rodas, Turismo, Fórmula, e tem até título de piloto brasileiro lá fora.

 

Comecemos com o DTM, que no sábado teve a primeira corrida do final de semana em Nürburgring e a vitória do líder do campeonato, Marco Wittmann (BMW), que largou na frente e lá permaneceu, dominando a corrida de forma absoluta. Atrás dele, claro, o couro comeu solto, inclusive com o “genial” Adrien Tambay (Audi) jogando o brasileiro Augusto Farfus (BMW) para fora da pista em uma tentativa de ultrapassagem altamente representativa do talento dele. O pai já não era grande coisa, mas o filho, que dureza... esse está correndo por conta do sobrenome, definitivamente. Foi punido pela direção de prova, claro, mas o estrago para a corrida do Farfus já estava feito, terminando em 22º. Em segundo no pódio, cruzando a linha de chegada 7 segundos atrás do Marco, chegou Tom Blomqvist (BMW), seguido por Jamie Green (Audi) em 3º. Melhor Mercedes foi Di Resta, em 6º lugar. Já no domingo, vitória obtida com uma estratégia certeira de Edoardo Mortara (Audi), seguido pelo austríaco Lucas Auer e seu Mercedes rosa clarinho – que fez a alegria da minha filha, que passou a torcer efusivamente por ele após ver o carro na pista – em 2º lugar e pelo líder Marco Wittmann (BMW) em 3º, que não teve a mesma vida fácil do sábado e conquistou o degrau mais baixo do pódio após resistir bravamente às investidas do Mattias Ekström (Audi), que teve que se contentar com o 4º lugar mesmo. Infelizmente, mais uma corrida ruim do Farfus, que dessa feita cruzou a linha de chegada em 21º lugar. Dizem que um raminho de arruda no carro ajuda...

 

Ainda no sábado tivemos a última corrida da temporada regular da NASCAR, como de costume no simpático oval de Richmond, menos de 1 milha para fazer o pessoal andar junto e ficar com os nervos à flor da pele. Tanto que tivemos a impressionante marca de 16 bandeiras amarelas e uma vermelha. Ânimos quentes... a vitória ficou com o piloto da casa, Denny Hamlin (Toyota), que já tinha sido o mais rápido na classificação e conseguiu sobreviver ao “tempo quente” na pista para conquistar mais uma corrida e se firmar como o 3º melhor colocado para o começo do Chase. Falando em Chase, grande desempenho dos Toyotas da Joe Gibbs Racing, 1º, 3º, 5º e 7º na classificação do Chase, respectivamente Kyle Busch, Denny Hamlin, Carl Edwards e Matt Kenseth. Voltando à corrida, quase grudado no Hamlin, passou Kyle Larson (Chevrolet), seguido por Martin Truex Jr. (Toyota) em 3º, Brad Keselowski (Ford) em 4º e Kevin Harvick (Chevrolet) fechando o Top-5. Agora é partir para as emoções da disputa do título, já começando semana que vem em Chicagoland...

 

Na MotoGP, confesso que para minha surpresa, vitória do Dani Pedrosa, que de vez em quando ressurge das cinzas e faz uma bela apresentação. No caso desse domingo, bela mesmo: largou em 8º, veio ultrapassando os adversários, e depois que ultrapassou o ídolo local Valentino Rossi e assumiu a ponta, não foi mais incomodado. Vitória com autoridade. Ao “Dottore” (que usou um capacete com a inscrição Sweet Home Misano e a própria imagem como Elwood Blues), restou a segunda posição e o enorme carinho dos 100 mil espectadores que lotaram as arquibancadas do circuito. Em 3º chegou o pole position Jorge Lorenzo, voltando a fazer uma boa apresentação graças ao tempo quente e seco (já vimos esse ano que com chuva ele vira um Alain Prost das 2 rodas...). Tanto Rossi como Lorenzo comemoraram terminar à frente do líder do campeonato Marc Márquez, mas como ele chegou em 4º lugar o que conseguiram descontar na pontuação acabou sendo muito pouco.

 

Também foi dia de ação em Interlagos, onde tivemos casa cheia para a Corrida do Milhão. Cheia mesmo: fui assistir a corrida da arquibancada e as filas para entrar estavam enormes. Talvez fosse hora de criar mais portões de entrada no autódromo, mas não me parece ser essa a preocupação nem do atual alcaide nem dos possíveis sucessores dele nesse verdadeiro filme de terror chamado “eleições para prefeito de São Paulo”... enfim, temos um novo vencedor para essa corrida, o garoto Felipe Fraga (Cimed), que aos 21 anos se tornou o mais jovem ganhador da Corrida do Milhão. Ele correu com maturidade de veterano, aguardando o momento certo para “dar o bote” em Rubens Barrichello (Full Time), que fez a pole position e teve um desempenho forte a corrida toda e, mesmo ultrapassado, manteve a pressão sobre Felipe até a bandeirada. Em 3º lugar chegou Valdeno Brito (TMG), que em nenhum momento teve chance de disputar a liderança mas fez uma corrida bastante consistente. Talvez o grande derrotado do dia seja o atual campeão Marcos Gomes (Cimed), que caiu da 2ª para a 6ª posição no campeonato por conta de um acidente logo na largada com Ricardo Maurício (RC). Na penúltima volta um sustinho no pessoal da arquibancada: Cacá Bueno perdeu o controle do carro na saída da chicane montada na Curva do Café e veio parar no muro do lado direito da pista, bem em frente ao público, e em um lugar perigoso – afinal, onde o carro parou os outros competidores passam acelerando forte após a tal chicane. Felizmente foi só o susto e o prejuízo material...

 

Como parte do final de semana da Stock também tivemos outras categorias: na Mercedes Benz Challenge a vitória na CLA AMG Cup ficou com Arnaldo Diniz, ao passo que na C 250 Cup o troféu maior foi para a estante do Claudio Simão. Na F-3 Brasil, com um raquítico grid de 10 carros, o pódio foi inteiro da equipe Cesário Fórmula, com Guilherme Samaia em 1º, Matheus Iorio em 2º e Carlos Cunha em 3º. Já no Brasileiro de Marcas, uma cena para mim inédita: um “Big One” em plena largada, melhor estilo NASCAR, com direito a pista bloqueada, bandeira vermelha e tudo mais, com 10 carros envolvidos. Após a nova largada (dada com a utilização de safety-car), vitória de Vicente Orige (Honda), seguido porThiago Marques (Toyota) e Nonô Figueiredo (Chevrolet).

 

Para completar, esse ano voltamos a ter a disputa da tradicional F-3 inglesa, que não foi disputada em 2015 e retornou esse ano com os carros da F-4 (chassi diferente dos que equipam a F-3 Europeia e mesmo a F-3 Brasil) por iniciativa do Clube dos Pilotos Britânicos, e voltou com uma grande notícia: o campeão da temporada 2016 é brasileiro! O caneco ficou com o gaúcho Matheus Leist. Essa coluna deixa os parabéns para o garoto, e que esse título sirva para alavancar seus passos futuros no esporte. Valeu!!!

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini