Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
WRC França: Ogier com uma mão na taça PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 10 October 2016 21:31

Faltando apenas três etapas para o encerramento da temporada de 2016 do WRC, o Francês Sebastien Ogier deu mais um importante passo em direção a conquista de seu quarto campeonato mundial após vencer pela primeira vez o rally realizado na paradisíaca ilha da Córsega, no Mediterrâneo.

 

Tratando-se de um prova realizada em asfalto, sua especialidade, Ogier não deu qualquer chance aos seus adversários e sem cometer erros, mesmo quando a chuva apareceu em alguns trechos da prova, dominou a etapa do início ao fim.  Além de sua já conhecida competência, Ogier também contou com a sorte, visto que alguns dos adversários que poderiam ameaçá-lo, acabaram tendo problemas ao tentar acompanhar o forte ritmo imposto por ele desde o inicio da prova.

 

Daniel Sordo apesar de andar bem neste tipo de piso, acabou prejudicado por um furo de pneu.

 

Uma das baixas foi a do também especialista neste tipo de piso, o espanhol Dani Sordo, que acabou sofrendo com um furo em um dos pneus de seu Hyundai,  enquanto o vencedor de duas etapas no ano, Kris Meeke de Citroen, acabou rodando na saída de uma curva com seu DS3, sem maiores consequências é verdade, mas perdendo algum tempo quando estava andando no mesmo ritmo de Ogier, e posteriormente teve um pneu furado, o que jogou por água abaixo suas pretensões de vitória.

 

Os trechos longos foram o grande destaque da prova, sendo que um deles possuía  49 km e um outro chegava a absurdos 53 km, o que exigia cuidado redobrado por parte dos competidores com o  desgaste de pneus e freios.

 

A Hyunday com o modelo HB20 continua surpreendendo e obtendo bons resultados para o pouco tempo de WRC.

 

O único que continuou acompanhar a certa distância o líder foi Thierry Neuville, que manteve o mesmo ritmo de Ogier nos dois últimos dias, mas mesmo que tenha se esforçado, não conseguiu reduzir a vantagem de 46 segundos construída por Ogier logo no primeiro dia.

 

Mesmo chegando na segunda colocação, Neuville foi muito elogiado pela equipe Hyundai, a mesma que acabou o rebaixando para sua equipe satélite em um passado não muito distante devido ao seu fraco desempenho.  Mas o Belga não se abateu, conseguiu superar a desconfiança da equipe, e mostrar que tem potencial para ser um dos destaques da próxima temporada.

 

Especialista em asfalto, o líder do campeonato, Sebastien Ogier, "espantou a zica" e emplacou mais uma vitória.

 

Já na contramão de Neuville, quem não conseguiu um bom desempenho durante toda e etapa foi Jari Mati Latvala da VW, tendo um desempenho bastante modesto, situação esta que vem se repetindo ao logo da temporada, bem distante do que se espera dele, tanto pelo seu reconhecido talento, quanto pelo equipamento, pois sabidamente o VW Polo é o melhor carro da atualidade, a "Mercedes do rally", quando se traça um paralelo com o que ocorre atualmente na F1.

 

E Ogier só não colocou definitivamente a mão na taça devido à terceira colocação de seu companheiro de equipe Andreas Mikkelsen, o único que ainda possui remotas chances matemáticas de conquistar o titulo da temporada.

 

Kris Meeke acabou errando ao tentar acompanhar Sebastien Ogier.

 

Em se tratando de equipe, mais uma vez a decepção ficou  por conta da  Ford, representada pela M-Sport, pois o melhor Fiesta ficou apenas na oitava colocação com o francês Eric Camilli, imediatamente a frente de Ostberg e Tanak, seus companheiros de marca.

 

O grande temor é que diante de uma interminável sequência de resultados decepcionantes, a marca desista de participar da competição, e justamente no momento em que a categoria vive a expectativa pela chegada da Toyota e o retorno da Citroen, além de um novo regulamento, assunto este que tratarei em uma próxima coluna.

 

Com a vitória na Córsega, Sebastien Ogier coloca uma mão na taça do WRC de 2016.

 

Aliás, às especulações em torno da próxima temporada estão a todo vapor, creio que em breve teremos a confirmação de quem serão as duplas titulares tanto da Toyota quanto da Citroen, mas em breve deveremos ter a divulgação de algumas mudanças de bancos para a próxima temporada.

 

Até a próxima,

 

Marcos Tokarski