Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
As Saudosas Pistas em que corremos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 10 October 2016 22:32

Olá amigos do Site dos Nobres do Grid,

 

Como alguns de nós são pilotos experientes ou fãs do automodelismo de fenda há várias décadas, praticamente todos nós vimos algumas pistas em alguns lugares que infelizmente não existem mais.

 

Hoje vamos falar sobre algumas pistas que deixaram saudades aqui no Rio de Janeiro e outras também na capital paulista.

 

A primeira grande pista que me lembro foi a de Copacabana, a Hobby Center, pista do Menezes, na Av. Barata Ribeiro, na galeria do cinema Bruni Copacabana. Ali estive apenas uma vez assistindo a uma corrida. Ela era em plástico com 4 fendas e tinha o tape de metal. Usava o próprio trilho do Autorama Estrela. Isso foi por volta de 1965.

 

Depois veio a pista do ACB, na Voluntários da Pátria, em Botafogo, onde também estive apenas umas duas vezes, mesmo morando ali perto. Era outra pista de 8 fendas, em madeira.

 

A próxima pista foi a do Madureira Center, em 1969, pertencente ao Maeda em sociedade com o "Borel" conhecido piloto da época; desfeita a sociedade, Maeda continuou no ramo enquanto o Borel desapareceu. Era um circuito de 9 fendas, enorme, com uns 75 metros de extensão.

 

(Pista do Autorama center, no Rio de Janeiro)

 

Depois existiu uma pista que não conheci, no Clube Botafogo, onde a Estrela realizou o 1º Campeonato Nacional Estrela.

 

Houve ainda um circuito itinerante que apareceu no Pavilhão de São Cristóvão, por ocasião do anual Festival da Criança, isso de 1969 a 1972. Não cheguei a conhece-la.

 

Depois surgiu a pista da Hobby Sport, na Rua Conde de Bonfim 685, sobreloja, pertencente ao Maeda, uma pista de 4 fendas apenas, onde iniciei minha carreira de piloto, começando com os Standard e depois Classe 100. A medida em que comecei a organizar as coisas, tornei obrigatório a todos, começarem como Principiantes, com os carros Std.

 

Muita coisa sobre elas vocês vão encontrar, contado em detalhes, no nosso livro publicado no site que cuidamos: http://www.silvaramos.com.br/Livroslot.htm   Ali está praticamente a história de todas as pistas que existiram em nossa cidade.

 

Mas, aqui vamos relembrar em fotos de algumas pistas que deixaram saudades.

 

 


Esta foi a primeira pista do falecido Hans, da Oficina do Autorama, em Jacarepaguá.  Boas corridas foram realizadas naquele velho circuito remontado e remodelado por ele.

 


Aqui a Lynx-Barra, pista do Clythio instalada no empreendimento do Nelson Piquet na Barra da Tijuca e que “se dissolveu” numa chuvarada que rompeu o teto e o MDF foi atingido em cheio só restando os tapes que eram de metal.  Era uma pista tipo Grid.

 


A Pônei Autorama ficava em Petrópolis, pertencendo ao Milosky antigo entusiasta do automodelismo e automodelismo.  Vários campeonatos brasileiros foram realizados nesse circuito, um dos primeiros a ter controle de voltas informatizado.

 


Voltando a Jacarepaguá tivemos a pista da Two Brothers, um excelente circuito do tipo Grid e que sediou grandes eventos. O detalhe era o piso perfeito.

 


A Oficina do Autorama criou e montou uma nova pista que também fez grande sucesso.

 


A pista carioca top de linha era a Blue King da Top Slot, montada no estacionamento do Norte Shopping e que sediou as mais importantes provas do calendário brasileiro, inclusive em nível internacional.

 


Uma pequena pista para réplicas foi montada pelo Richard Wiegel num shopping em Vila Isabel, mas teve duração pequena e nem foram realizadas corridas no circuito.

Ainda no mesmo tema, aproveitamos para relembrar também de alguns circuitos paulistas, como se segue:

 


Uma das mais famosas pistas antigas foi a do Ibirapuera, que ficavam embaixo de uma arquibancada existente naquele parque.  Era uma Blue King enorme.

 


Pista Blue King da Red Fox, em São Paulo, onde foi realizado o campeonato mundial de 1995.

 

Abraços aos nossos leitores,

 

Jorge Silva Ramos

 


Last Updated ( Wednesday, 12 October 2016 18:32 )