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Semana sem corrida, mas jamais sem assunto! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 04 December 2016 22:33

Olá leitores!

 

Semana sem corrida, mas jamais sem assunto! Para começar, durante a semana deu para assistir ao VT (já que infelizmente a categoria não tem mais transmissão ao vivo para o Brasil) da prova de encerramento do WTCC no Catar, prova noturna em que, apesar da excelente iluminação da pista dispensar a utilização, todos os carros correram com seus faróis acesos. Devo confessar que deu um visual muito mais legal à prova, que teve na corrida de abertura uma apresentação absolutamente fantástica do Gabrielle Tarquini, dando uma vitória para a Lada em seu final de semana de despedida das pistas (a fábrica russa já avisou que não fará um carro para o novo regulamento de 2017) e na corrida principal a primeira vitória do marroquino Mehdi Bennani na prova principal, que marcou a despedida das pistas do experiente piloto francês Yvan Muller, que encerrou sua participação assegurando o vice campeonato na temporada desse ano. Em 2017 a categoria deve ficar interessante, com o retorno das pistas de Macau (17/11) e Monza (30/04) ao calendário, e a manutenção da prova no Nordschleife (27/05). Nas pistas de rua – ainda dependendo da aprovação do Conselho de Segurança da FIA – a intenção é copiar a invenção do Rallycross de ter um “caminho curinga” na pista, a ser usado apenas uma vez por prova, e dependendo das condições de segurança do traçado. Será possível fazer isso em Marrakesh e Vila Real, mas duvido que achem um “atalho” para fazer em Macau... e para os que (com toda a certeza) acham que o regulamento do WTCC será muito caro, existirá o WTCC-2, com carros de motor 2 litros turbo seguindo o regulamento FIA TNC2.

 

E nos EUA a Sprint Cup não se chamará mais Sprint Cup, já que a gigante da telefonia móvel ianque resolveu retirar seu patrocínio do certame. No seu lugar entra a empresa de energéticos Monster, pelo que em tese o campeonato passará a se chamar Monster Cup. Sem piadas a respeito, pelo menos por enquanto... com o tempo a gente arruma, fiquem tranquilos, leitores... de Monster por lá, por enquanto, apenas o Jimmie Johnson, que não cansa de aparecer em programas e eventos mostrando seu troféu do sétimo título, está com uma vida social atribuladíssima nos últimos dias... e impressionante como é a cabeça de torcedor: ele igualou um feito histórico, o Richard Petty o cumprimentou, o Dale Jr. disse que certamente o pai gostaria de cumprimentar o JJ pelo sétimo título alcançado, e ainda tem torcedor cornetando ele nas redes sociais. Acho que deve ser o excesso de tempo livre, infelizmente essas facilidades da vida moderna acabam gerando um tempo ocioso para o cidadão, que sem ter o que fazer vai arrumar treta na internet. É a única explicação que encontro.

 

E o Mau Velhinho disse que a chance da França voltar a ter um GP na data reservada para o GP da Alemanha é grande, e o melhor, a pista deve ser Paul Ricard. Claro que a frescurite aguda em termos de segurança dos dias atuais não permitirá percorrer os 1800m da reta Mistral sem chicanes, mas já é um alento saber que a bela pista poderá estar de volta.

 

Agora, a grande revelação bombástica da semana ficou para Nico Rosberg, que anunciou na sexta-feira que está se aposentando da F-1 após 11 temporadas. Claro que isso pegou todo mundo de surpresa, inclusive o pessoal da Mercedes, que ficou sem um “plano B” para pilotar o carro de 2017. O mais azarado piloto da atualidade, Nico Hülkemberg, claro que teve seu nome ventilado, mas claro que como o pé dele tem temperatura próxima de 50 Kelvin a Renault não o liberou do contrato para o ano que vem. Muitos e muitos nomes foram especulados, de Mad Max Verstappen a Fernando “El Llorón de las Astúrias” Alonso, mas acredito que Papai Noel vai passar adiantado na casa de Pascal Wehrlein, até por ele ser o piloto de testes da Mercedes e vir do programa de jovens pilotos da marca. Correm boatos de um piloto mais experiente pilotando, mas... quem? Alonso de volta como companheiro do Hamilton, acho que o Toto Wolff não seria tão maluco. Button se aposentou, Massa idem. Hülk seria uma excelente opção, mas a Renault não o liberou. A dupla da Ferrari é experiente mas não sei se a Mercedes pagaria a multa rescisória deles. A lógica indica apenas o Pascal. Não acredito que eles tragam Di Resta do DTM, por exemplo...

 

Tenho que admitir que foi uma decisão corajosa essa de não defender o próprio título ano que vem. Prost fez após o 4º título, não tinha mais nada a provar para ninguém, Mike Hawthorn fez, mas já sabia que estava doente do fígado, Mansell praticamente “foi saído” da Williams para a chegada do Prost e foi se divertir nos ovais americanos. Pelo que percebi, ele achou que não estava tendo tempo para a família (oi? Com os testes proibidos não tem tempo? E como seria nos anos 80, que era quase tudo liberado?), e sendo essa a justificativa tenho que respeitar, também faço sacrifícios em nome do mesmo motivo. Não quer levar um “ralo” do Hamilton em 2017, já que ele deve vir “mordido” pela perda do título esse ano? Pode ser... ou então sabe que, com a mudança de regulamento, dificilmente a Mercedes conseguirá fazer um carro TÃO dominante, correndo o risco de ficar atrás das Red Bull e Ferrari (embora não aposte muito na Ferrari), e então resolveu ficar no mais seguro, sair no topo.

 

Semana que vem teremos a última etapa da Stock Car, corrida em Interlagos valendo o dobro da pontuação (a equipe do Site dos Nobres do Grid estará lá, claro), disputa do título entre o veterano Rubinho e o novato Felipe Fraga, com vantagem na pontuação para o novato. A corrida deve ser eletrizante, e convido aos leitores que puderem comparecer na pista para prestigiar o evento. Frequente Interlagos antes que acabe, pois com as “brilhantes” escolhas do eleitor da maior cidade do Brasil a existência da pista está mais do que nunca ameaçada.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini