Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Mais perguntas que respostas! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 07 December 2016 22:13

Caros Amigos, passada uma semana desde a bombástica revelação da aposentadoria de Nico Rosberg, no dia da festa de premiação da FIA em Vienna, a chamada “silly season”, que estava morna como café de garrafa térmica, explodiu como um vulcão sem controle e temos aí um tsunami de especulações em torno do que irá (ou não) acontecer.

 

Depois de ler tudo o que foi escrito – pelo menos ao que tive acesso em sites do Brasil e da Europa – tirei as minhas próprias conclusões e gostaria de convidar meus estimados leitores a uma reflexão dentro de uma linha de raciocínio factível. Sem especulações absurdas, sem preferências pessoais e sem defesas de postura de nenhum das partes envolvidas.

 

É sabido que, há muito tempo na Fórmula 1, só se sabe a realidade dos fatos quando as partes envolvidas assim o querem. E, ainda assim, é faz-se necessário questionar se esta verdade é realmente a verdade ou se trata-se de uma “versão oficial dos fatos” que precisa ser confirmada por todas as partes envolvidas para que soe como verdade.

 

O “efeito surpresa” do espantado Toto Wolff e a forma como ele reagiu ao comunicado de Nico Rosberg, por mais germano-austríacos que eles sejam, jamais poderia ser algo tão ponderado como foram suas palavras e mais ainda, expressões faciais diante de um problema com o tamanho da magnitude que se apresentava naquele momento: a equipe tricampeã da categoria estava sem um piloto vencedor em um de seus cockpits e sem opções no mercado para preenchê-lo.

 

Honestamente, eu duvido que esta notícia sobre a “precoce aposentadoria” de Nico Rosberg tenha sido do conhecimento da alta cúpula da Mercedes apenas na semana passada, após a conquista do título e antes da festa da premiação da FIA na Áustria. Tudo foi “cronometrado demais”. É aqui que entrarei com as minhas teorias.

 

Após a vitória no GP do Japão, Lewis Hamilton não teria mais com derrotar seu companheiro de equipe sem que um problema mecânico ou um acidente de pista se abatesse sobre ele... e para isso, seria necessário que Nico Rosberg forçasse o carro em uma disputa com um carro tão forte quanto o seu... e só tinha um no grid com esta condição, ou se envolvesse em uma disputa de posição com outro piloto numa condição de risco “acima do normal”.

 

Àquela altura, já era sabido que todos os pilotos com “nomes de peso” estavam sob contrato para o ano seguinte ou mesmo mais tempo de contrato e que arranjar um substituto não seria uma operação simples. Para alguns casos, seria uma questão de pagamento de multas. Em outros, uma barganha com motores. De qualquer forma, seria “mexer no queijo” alheio e isso poderia trazer implicações ruins no ambiente já extremamente competitivo da categoria.

 

A única chance de Lewis Hamilton interferir nos rumos de pista do campeonato seria uma ação direta na pista, como foi tentada na última etapa, em Abu Dhabi. Contudo, diante das condições atípicas do GP do Brasil, esta seria a melhor oportunidade de colocar seu adversário na disputa pelo título em uma condição de ser atacado, ultrapassado ou mesmo abalroado. Mas ele não fez isso. Deixou pra fazer em Abu Dhabi, numa pista onde dificilmente algo daria errado. Porquê? Será que ele “já sabia”... desde a incomum troca de mecânicos do início da temporada?

 

E a indignação de Niki Lauda? Ele teria mesmo sido o último (ou um dos últimos) a saber? Teria mesmo as ideias que disse ter sobre o comportamento e as contestações sobre o ponto de vista e a decisão de Nico Rosberg? Afinal, Nico tinha um contrato assinado até 2018, assinado no meio da temporada para que então fazer o que fez? Mas logo Niki Lauda, que deixou a Brabham antes do final da temporada de 1979, deixando a equipe na mão de um novato (Nelson Piquet) por “estar cansado de guiar em círculos”?

 

Desculpem o meu ceticismo, mas tudo isso está me parecendo demasiadamente teatral, algo que funciona como uma cortina de fumaça e está servindo para esconder as perguntas sobre as reais razões de Nico Rosberg para deixar a F1, somada à enxurrada de especulações sobre quem será o novo companheiro de Lewis Hamilton na equipe alemã. E vemos mais uma camada de fumaça – densa – para mascarar algo que já poderia estar decidido: o substituto!

 

A Mercedes teve, desde o início do ano, Pascal Vehrlein na Manor e, desde o meio da temporada, Esteban Ocon na mesma equipe. Vehrlein, campeão do DTM pela marca da estrela de três pontas em 2015, ano em que Ocon venceu a GP3 e no ano anterior, na F3, derrotou o “fenômeno do grid”, Max Verstappen. Mas que no DTM teve uma atuação bastante apagada, com um 9º lugar como melhor resultado. Com a vaga aberta na Force India, equipada com motores Mercedes, porque a indicação de Ocon e não de Vehrlein, que também era o piloto de testes da equipe prateada?

 

Toto Wolff declarou que o companheiro de Hamilton para 2017 deve ser como foi Felipe Massa nos tempos da Ferrari como segundo piloto. Porquê? Talvez para compensar Hamilton por ter sido – de certa forma – levado a ter que “ceder um ano” para um agradecimento da Mercedes a Nico Rosberg, que brindado com o título, retirar-se-ia como campeão consagrado?

 

O regulamento do ano que vem terá um carro totalmente diferente e um piloto com conhecimento e experiência seria muito útil para a Mercedes. Sem patriotismos, mesmo porque ele seria o segundo piloto e certamente as ordens de equipe estariam no contrato, e não no rádio, a melhor opção de mercado para a Mercedes seria adiar a saída de Felipe Massa, que em teoria estaria pensando no DTM, em um carro da Mercedes.

 

São muitos “se” e muitos “talvez” nesta intrincada trama, mas se a Mercedes não apostar na juventude de Pascal Vehrlein, não ficarei surpreso em ler um anúncio de Felipe Massa na equipe alemã para 2017, mas é inegável que – até o momento – temos mais perguntas que respostas.

 

Um abraço e até a próxima,

 

Fernando Paiva 

Last Updated ( Wednesday, 07 December 2016 22:19 )