Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
E assim o ano começa! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 08 January 2017 23:00

Olá leitores!

 

Espero que tenham começado bem o ano. E por falar em começar, essa coluna se inicia com o evento mais “brochante” do final de semana, uma corrida de Fórmula E... virtual, no simulador. Tá, eu sei que aquela asa dianteira que parece pinça de caranguejo é medonha, sei que os carros da categoria fazem barulho de furadeira, mas aí também já é um pouco demais da conta. Modernidade sim, avacalhação não. E muito me espanta pilotos oficiais da categoria se prestarem ao papelão de pilotar nessa corrida contra os jogadores profissionais de videogame que participaram da disputa. Enfim, vale a velha máxima, pagando bem, que mal tem...

 

Vou dar algumas pinceladas a respeito do Dakar, já que a matéria mais aprofundada eu tenho certeza que será escrita pelo especialista do Nobres do Grid na modalidade. Nos carros, a grande surpresa foi a saída logo na primeira semana de dois favoritos a vencer a competição, Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah, ambos por acidentes que deixaram seus veículos fora de condições de prosseguir. Com isso a disputa está entre dois monstros do rali, Sébastien Loeb e Stéphane Peterhansel, ambos pilotando carros da Peugeot. A propósito, o 3º colocado até esse domingo também é da mesma equipe, Cyril Neveau, que também tem chances de disputar a vitória mas, na modesta opinião desse vosso escriba, não é páreo para os dois outros companheiros de equipe. Claro que o Dakar é o tipo de competição cheia de surpresas, mas na lógica, não dá para enfrentar. Na estreante categoria dos UTVs (uma espécie de quadriciclo anabolizado, com dois tripulantes), liderança até agora da dupla brasileira Torres e Roldan, nas motos (outra categoria em que o favorito ficou pelo caminho, já que o atual campeão Toby Price está fora após cair e fraturar o fêmur) o líder é Sam Sunderland, nos quadriciclos a liderança (razoavelmente folgada, 8 minutos) está com Simon Vitse, e nos caminhões o atual campeão Gerard de Rooy está na liderança com seu lindo Iveco “bicudo”. Como a competição termina próximo sábado, ainda tem um bocado de emoção para acontecer, basta acompanhar...

 

No mundo da F-1, semana passada lembramos mais um aniversário de Michael Schumacher, lamentando a completa falta de informações prestadas pela senhora Corinna Schumacher, que poderia ao menos soltar um release com a seguinte informação: “Michael está vivo, mas em estado vegetativo”. Pronto, todo mundo ficaria triste, lamentaria profundamente, e a (nossa) vida seguiria em frente tranquilamente. O que “mata” é essa falta de informações, mesmo que ruins.

 

E o mau velhinho (Titio Bernie) continua disparando contra os motores híbridos. Essa semana disse que se não mudarem a regra dos motores, a Mercedes continuará sendo hegemônica. Não sei se só o motor adiantaria, mas a mudança nos pneus e na parte aerodinâmica para esse ano, EM TESE, deve trazer um pouco mais de competitividade. Que fique muito bem ressaltado o “em tese”. Se o motor não atrapalhar, acho que a Red Bull tem boas possibilidades de surpreender. Titio Bernie também reclamou do regulamento muito complexo... ué, aquela pontuação do campeonato com descarte dos piores resultados no início dos anos 80 era simples? Acho que a idade está afetando ele...

 

Nessa sexta-feira a Manor abriu falência. A vaga de pior equipe da temporada 2017 está aberta, será que dessa vez a Sauber vai atingir seu “target” de ser a primeira colocada no campeonato olhando a tabela de baixo para cima? Creio que a possibilidade é real...

 

E após muitos anos, finalmente o senhor Ross Brawn assumiu o óbvio ululante, que ordenar a troca de posições entre Rubinho e Schummy no GP da Áustria de 2002 foi um erro. Pessoalmente discordo, foi mais que um erro, foi uma burrada (para não usar outro termo) monumental, coisa digna de hipopótamo mesmo (lembrando, o hipopótamo faz suas necessidades girando a cauda com uma hélice). Enfim, antes tarde do que nunca...

 

E Robert Kubica, em seu intento de morrer ao volante de um carro de corrida, agora correrá de Endurance, estreando nas 24 Horas de Dubai com um Porsche GT3. Não sei se agora ele aprendeu a maneirar com o pé direito, mas não acho que o estilo de pilotagem dele se adeque a provas com mais de 6 horas, enfim, que ele tenha boa sorte.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini