Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Não desistir jamais, Felipe! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 13 January 2017 19:50

Olá fãs do automobilismo,

 

Feliz 2017 para todos os meus queridos leitores. Este período de festas, entre o natal e o ano novo foi bem diferente para mim. Pela primeira vez não fui para minha cidade natal, no interior do Paraná, mas trouxe uma parte dela aqui para San Diego. Meus pais, um dos meus irmãos, minha cunhada e dois sobrinhos fizeram uma deliciosa bagunça na minha rotina e no nosso minúsculo apartamento. Foi diferente e maravilhoso!

 

O início do ano trouxe também um novo desafio: a partir agora de janeiro sou a nova editora adjunta do Site dos Nobres do Grid. Uma grande demonstração de confiança dos meus chefinhos amados e uma enorme responsabilidade, uma vez que passarei a ter que lidar com todos os colunistas e fazer o planejamento junto com o Paulo do que iremos publicar.

 

Janeiro, a partir da segunda semana, é hora de retomar a agenda de consultas de boa parte dos pilotos que são meus clientes, além, claro dos outros esportistas que fazem terapia comigo. Alguns “esticam” as férias, voltando na segunda quinzena ou mesmo apenas em fevereiro. Outros, pelo contrário, telefonam e conversam comigo. Coisas do meu trabalho.

 

Entre os primeiros pacientes que vieram até San Diego este ano está um dos que mais veio me preocupando no final do ano passado e que tem me deixado até certo ponto angustiada: a quase definição de que Felipe Nasr estará fora do grid nesta temporada da Fórmula 1 é algo bastante negativo para ele e para o nosso automobilismo de uma forma geral.

 

Felipe Nasr passou o ano de 2016 sem ter condições de repetir a performance do ano anterior.

 

Felipe esteve aqui na última semana, na quarta-feira pela manhã, como costumam ser suas consultas. Sempre bem vestido, sempre cheiroso e sempre muito educado, trouxe uma lembrançinha para a minha secretária, um artesanato de Brasília, mas trouxe junto com ele uma expressão de preocupação que traduzia com exatidão o momento que ele está vivendo.

 

O final do ano para Felipe teve apenas uma alegria: a excelente apresentação no GP Brasil em Interlagos em que, sob aquelas condições de extrema dificuldade e onde o piloto faz a diferença, ele conseguiu os únicos pontos da equipe Sauber na temporada. Um nono lugar que, além dos dois pontos para a tabela do campeonato dos construtores, tirou a equipe da última posição no campeonato e trouxe, como benefício, um bônus em dinheiro e a isenção para o transporte entre as etapas. Algo que daria para os cofres da equipe algo em torno de 40 milhões de dólares.

 

A falta de recursos da Sauber foi um problema tão sério que temeu-se ver os carros não alinharem em certa altura. 

 

Este dinheiro aliviou as contas da equipe, que passou um ano terrível e 2016, mas não foi garantia para que Felipe continuasse no time para 2017, mesmo com seu histórico do primeiro ano na Sauber, com um carro melhor projetado, conquistou 27 dos 36 pontos da equipe. A necessidade da equipe seria a de ter que continuar com o forte patrocínio do Banco do Brasil que garantiu o cockpit de Felipe e, para isso, até conversar diretamente com o presidente da república ele foi.

 

O grande problema é que, a situação de fragilidade econômica do país por conta dos escândalos financeiros que vem sendo divulgados pela imprensa praticamente todos os dias levaram governo a encolher a estrutura do banco, fechar agências, aposentar funcionários e enxugar a folha. Como poderiam garantir um patrocínio de 40 milhões de reais por temporada? Dois diretores do banco chegaram a ir até Interlagos durante o GP Brasil de Fórmula 1, conversando com dirigentes da Sauber, mas nada havia sido definido... e nem foi.

 

Dependente do patrocínio do banco do Brasil para continuar na categoria como titular em 2017,teve o mesmo reduzido.

 

Felipe sabe que não tem milagre. Que é necessário se conseguir uma “moeda de troca” para tentar um lugar no grid, se ainda houver algum, uma vez que a Manor, a décima primeira equipe do campeonato pode fechar as portas a qualquer momento e, mesmo que venha a alinhar seus carros para esta temporada, com que estrutura vai fazer isso é uma incógnita, uma vez que não a construção e o desenvolvimento de um projeto requer investimento e sem dinheiro nós vimos o que foi o ano que passou para a Sauber. Além disso, sem um piloto da Mercedes como foram no ano passado onde Esteban Ocon e Pascal Wehrlein ocuparam seus carros, o motor Mercedes permanecerá? Em que condição? Uma versão defasada?

 

Estes anos de convívio me fizeram ver em Felipe uma pessoa que se mostra calma diante das adversidades, mas não uma pessoa resignada. A possibilidade de colocar-se como piloto de teste para andar em algumas eventuais sextas-feiras neste ano pode ser a forma de se manter dentro do circo e junto com seu empresário e seu tio, Amir, buscar uma alternativa para 2018.

 

Felipe é um lutador persistente e não pretende desistir de seus objetivos.

 

Felipe disse, na volta de retorno aos boxes que ele é brasileiro e não desiste nunca... e foi assim que ele deixou meu consultório: com as mesmas palavras e a mesma determinação de sempre, mas ele é um homem maduro... maduro e realista.

 

Beijos do meu Divã,

 

Catarina Soares


Last Updated ( Saturday, 14 January 2017 08:18 )