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A primeira... e outras tantas! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 15 January 2017 23:23

Olá leitores!

 

É sempre um prazer iniciar uma coluna com uma boa notícia: Brasil campeão do rali Dakar na estreante categoria UTV!! A dupla Leandro Torres e Lourival Roldan chegou com grande vantagem ao final do difícil rali e se sagrou com méritos como os primeiros campeões da categoria na história do Dakar. Os detratores dirão que largaram apenas 8 UTVs e metade ficou pelo caminho, mas no Dakar apenas terminar a competição já é uma vitória, quanto mais vencer na categoria... merecidíssimo, meus mais sinceros parabéns para a dupla, que essa seja a primeira de diversas outras vitórias da dupla no mais importante rali raid da atualidade.

 

Apenas passando superficialmente pelo assunto (creio que nosso especialista em ralis dedicará seu precioso conhecimento do assunto a uma análise mais aprofundada da competição, e não quero invadir a seara alheia), a vitória nas motor ficou mais uma vez nas mãos da KTM, dessa vez com o inglês Sam Sunderland, mas o resultado ainda não é oficial pois a Honda recorreu da punição imposta a Joan Barreda por reabastecimento em lugar não previsto, então até o julgamento fica em suspenso o resultado. Não acredito que vá ser aceito o recurso, mas... Em 2º chegou Matthias Walkner e em 3º Gerard Guell, todos com motos KTM. Nos carros mais uma vitória do monstro do deserto Stéphane Peterhansel (Peugeot 3008 DKR), a 13ª da carreira, sendo 6 delas com motocicletas e as 7 seguintes com carros. Agora falta ele ir competir com caminhões... pódio completamente Peugeot, com a lenda do WRC Sébastien Loeb em 2º e Cyril Després em 3º. A dupla brasileira Sylvio de Barros/Rafael Capoani (Mini) terminou em 18º na categoria. Entre os quadriciclos vitória do russo Serguei Karyakin, seguido por Ignacio Casale em 2º e Pablo Copetti em 3º, todos com Yamaha. Nos caminhões mais uma vitória do Kamaz de Nikolaev/Yakovlev/Rybanov, seguido pelo outro Kamaz de Sotnikov/Akhmadeev/Leonov em 2º e pelo Iveco “bicudo” de De Rooy/Rodewald/Torrallardona em 3º.

 

Vamos mudar de assunto com uma curiosidade: eu próprio não sabia, mas na NASCAR Truck Series tinha um piloto anão, Rico Abreu. Tinha. Seu desempenho na primeira temporada completa na categoria não foi suficiente para conseguir a renovação do contrato. Se fosse no Brasil, existiram centenas de “textões” no Facebook protestando contra a saída do Rico da categoria, entrariam em cena os defensores de minorias, estaria a maior celeuma. Como é na NASCAR, apenas um fato normal de um piloto que não conseguiu renovar seu contrato.

 

E basta os carros da F-1 conseguirem um regulamento que oferece a possibilidade do espectador não morrer de sono em frente à TV que o mimimi por conta de segurança começa... Dona FIA já solicitou alterações em diversas pistas, afinal é um absurdo você não ter 500 metros de área de escape nas curvas (sarcasmo mode ON), vamos ver quantos 5 meses Interlagos ficará fechado para ampliar alguma área de escape que tenha menos de 250 metros...

 

E o Jorge Llorenzo já deve estar percebendo a “vida fácil” que terá pilotando a Ducati esse ano, o cacique Claudio Domenicali (não, não é parente daquele que fez bobagem por atacado na Ferrari, mas não vou dizer que é um sobrenome de bom agouro...) já declarou semana passada que agora a equipe tem todas as cartas na mão para disputar o título de 2017... vamos ver quanto tempo levará até o chorão espanar o parafuso com essa pressão toda. Afinal, se tem um negócio em que italiano é bom é fazer pressão.

 

Voltando para as quatro rodas, o campeão brasileiro de F-3 de 2016, Matheus Iorio, confirmou que irá correr na Europa esse ano, participando do Euroformula Open. Desejo toda a sorte para ele e que possa ser um trampolim para categorias maiores.

 

Por falar em Fórmula, a Indy renovou a parceria com a Dallara para continuar sendo a única fornecedora de chassis para a categoria. Eu espero que o próximo modelo seja menos pavoroso que o atual, um verdadeiro atentado aos olhos do espectador.

 

Confesso que estou um pouco ansioso para o retorno da temporada do WTCC, afinal será mantida a etapa no Nordschleife e voltarão as etapas de Monza e Macau. Ainda não sei como vão fazer para colocar a variante para a “volta coringa” a ser introduzida essa temporada em Macau ou Vilareal, mas admito ter curiosidade a respeito. Pena que as corridas não são transmitidas para o Brasil...

 

Aproveito para os informar que próxima semana a coluna não será de autoria desse vosso escriba, que estará em viagem de merecidas e muito esperadas férias em lugar com precário acesso à internet e demais facilidades da vida moderna, assim sendo incapacitado de lhes entregar a coluna. Na semana seguinte estarei de volta, tanque de gasolina repleto de combustível de alta octanagem, pronto para levar-lhes a resenha com o que de melhor (ou pior...) aconteceu no mundo do esporte a motor...

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini