Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Roger Penske: Patrão e Sócio PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 31 January 2017 23:26

Alguém aí quer comprar um carro? Eu tenho para vencer e faço um bom preço. É só escolher os modelos da Chrysler, Dodge, Ford, Jeep, RAM, Toyota e caminhões Isuzu. Só tem um probleminha. Para comprar tem de ir lá em New Holland, no estado norte-americano da Pensilvânia. Não estão entendendo nada, né? Então, vou explicar.

 

Como vocês sabem, corro na equipe de Roger Penske desde 2000 e de lá para cá, mais do que simplesmente patrão, ele se tornou um grande amigo. Pude conhecer, de perto, um pouco dos seus negócios que o tornaram um dos maiores empresários dos Estados Unidos. Hoje, a Penske Corporation é diversificada, mas o carro-chefe continua sendo formado pelas concessionárias de carros, o mesmo negócio que ele começou há mais de 50 anos e justamente na Pensilvânia.

 

O fato de a gente ter se aproximado bastante fez com que ele me convidasse, tempos atrás, para me tornar sócio dele e de seu sobrinho, o Geoff Penske, numa concessionária multimarca em New Holland.  O convite veio numa época em que eu já estava pensando no que iria fazer depois de parar. Não me entendam mal, não estou pensando em parar tão já de correr, mas um dia isso vai acontecer e, então, preciso estar preparado.

 

Pensei bem, dei uma olhada no cofrinho para ver se tinha algum dinheirinho para entrar na jogada e aceitei o convite. Vou ser honesto com vocês, eu não entendo nada de vender carros, tanto que estou me esforçando para aprender. Mas resolvi aceitar porque não seria nada inteligente recusar um convite para ser sócio de um dos caras que mais entende de vender carros nos Estados Unidos.

 

Nessa balada, já está fazendo um ano que essa parceria está rolando e estou adorando ir para New Holland, aprender como a coisa funciona, entender todo o sistema que envolve a pré-venda, a venda propriamente dita e, principalmente, o pós-venda. Sabe aquela loja que você foi uma vez, mas nunca mais voltou porque o pós-venda não foi legal?

 

O cliente, quando entra na loja, não pode ser encarado somente como aquele cara que vai deixar um dinheirinho ali. Nada disso, tem de ser valorizado e bem tratado para se tornar um cliente permanente, um parceiro para a vida toda. Nas concessionárias do Roger tem famílias que há várias gerações só compram carros com ele.

 

Por essas e outras, estou super entusiasmado e tentando aprender tudo o que posso. Uma oportunidade dessas aconteceu na semana passada, em New Orleans, quando participei do National Automobile Dealers Association, que acontece de 26 a 29 de janeiro. Conheci muita coisa e, no sábado, o Roger e eu falamos para uma plateia de duas mil pessoas. Foi demais!

 

É isso aí, pessoal, se estiver nos USA e quiser comprar um carrinho, bate lá no New Holland Auto Group.

 

Forte abraço e até semana que vem, quando vou falar dos primeiros testes da pré-temporada.

 

Helio Castroneves

 

Esta Coluna é uma reprodução da coluna publicada no Jornal Metro.

O website NOBRES DO GRID integra o grupo de veículos de comunicação, em língua portuguesa, que publica semanalmente a coluna do piloto de Fórmula Indy Helio Castroneves, sob licença da Castroneves Racing, Miami, USA. Todos os direitos reservados.

Contatos:    This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it