Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Tio Guaraná PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 28 March 2017 22:39

Hoje quero falar de saudade. Vocês estão vendo dois karts na foto que ilustra essa coluna. Num deles está um garotinho entre 11 e 12 anos. No outro, um adulto passando instruções. O garotinho sou eu e quem estava me ensinando era o Tio Guaraná. Estamos falando de 1986/1987. Quando comecei a acelerar, ele me ensinava e eu treinava muito.

 

Depois daquela época de aprendizado, sempre que possível o Tio Guaraná ia nas minhas corridas de kart e eu ficava feliz por poder mostrar ao meu professor que o aluno dele não tinha desperdiçado aquelas aulas. Quando fui correr de Fórmula Chevrolet, em 1992, meu pai montou uma equipe e contratou o Tio Guaraná para ser o meu orientador. Ele fez parte do time também quando eu fui correr de Fórmula 3 no ano seguinte.

 

Eu sempre o chamei assim porque o conheci quando eu era garotinho de tudo e ele pilotava na equipe de Stock Car que meu pai tinha na época. Na verdade, ele não era tio de sangue, mas de carinho e coração. Para mim, sempre foi meu tio, mas para as outras pessoas era o ídolo e campeão de automobilismo Alfredo Guaraná Menezes, que foi um dos melhores pilotos de todas as épocas no Brasil.

 

Ao Mestre com carinho

 

Ele foi duas vezes campeão da Super Vê, campeão da Fórmula 2 e ganhou uma quantidade enorme de corridas com carros de fórmula, de turismo e em provas de longa duração. Foi aí que ele montou uma equipe e, assim como havia feito comigo, formou muitos pilotos.

 

Sempre tive uma admiração profunda e hoje, com o coração doendo, dedico essas linhas a ele, que nos deixou no domingo depois de uma batalha contra uma doença que atingiu o fígado. Ele sempre soube que estava no meu coração, assim como eu sempre soube que tinha sua torcida. E tenho certeza que vai continuar, só que agora lá do céu. Valeu, Tio Guaraná!

 

Helio Castroneves

 

Esta Coluna é uma reprodução da coluna publicada no Jornal Metro.

O website NOBRES DO GRID integra o grupo de veículos de comunicação, em língua portuguesa, que publica semanalmente a coluna do piloto de Fórmula Indy Helio Castroneves, sob licença da Castroneves Racing, Miami, USA. Todos os direitos reservados.

Contatos:    This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 


Last Updated ( Tuesday, 28 March 2017 22:46 )