Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Bom início para os brasileiros PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 30 April 2017 11:49

Na segunda etapa do Indy Lights o gaúcho Matheus Leist conquistou resultados positivos, em Barber, no Alabama (EUA). O piloto da Carlin conquistou o quarto lugar na primeira corrida da rodada dupla deste final de semana. Essa é apenas a segunda etapa de Leist na categoria de acesso à Fórmula Indy - hoje, ele foi o segundo melhor entre os estreantes. "Foi um bom resultado diante das circunstâncias e também pensando que ficar no top-5 foi importante depois de termos problemas nas duas primeiras corridas do ano", diz Leist.

 

Após largar na sétima posição, o gaúcho de Novo Hamburgo aproveitou a confusão entre três adversários que vinham à sua frente ainda antes da primeira curva, fugiu dos toques, e assumiu o quarto lugar ainda na primeira volta. Em um circuito de poucos pontos de ultrapassagens, o piloto da Carlin se manteve constante e levou o carro até o final na mesma colocação. "Com a confusão da largada, tive que frear forte e isso pode ter prejudicado o rendimento dos pneus, mas em todo caso a gente tem potencial para brigar novamente pelas primeiras posições amanhã na classificação e na corrida", diz Leist.

 

Largando da 11ª posição na corrida 2 por causa da chuva que cancelou o classificatório para a segunda corrida, que ocorreria na manhã deste domingo no Alabama (EUA). Com isso, Leist partiu da posição em que estava no campeonato e mesmo assim fez mais uma boa prova de recuperação para chegar em sétimo. "Foi uma pena o cancelamento do treino classificatório, pois os problemas que tivemos na etapa de abertura nos colocaram atrás no campeonato. Em todo caso, saindo com um sétimo lugar hoje e um quarto ontem tornou o salgado positivo em Barber", diz Leist, que agora ocupa a décima posição na tabela com 49 pontos.

 


Matheus Leist concentrado para corrida em Barber, Alabama - Foto: LLC Photo

 

Correndo também como suporte da Indy Car Series, a USF200 realizou sua segunda etapa em Barber. Kohl somou mais seis pontos no campeonato, mas não conseguiu um bom acerto do fórmula #23, da equipe Pabst Racing. “Tivemos um final de semana muito difícil, não achamos a velocidade e realmente não tínhamos nem ritmo para classificar e fazer uma volta rápida. Esperávamos na corrida ter um ritmo melhor, mas infelizmente acabamos não evoluindo, e isso prejudicou bastante nosso desempenho. Fizemos quatro pontos, então vamos continuar trabalhando para reverter esses problemas”, explicou o piloto que finalizou a segunda corrida na décima segunda colocação.

 

“Foi um final de semana um pouco difícil, mas de bastante aprendizado. Acabei cometendo um erro na primeira classificação, que me colocou no final do grid da primeira corrida. Na prova já tinha passado alguns carros e acabei tocando em outro piloto, que acabou quebrando a asa do carro e danificando a suspensão, o que causou meu abandono na corrida”, lamentou o jovem piloto.

 

Bruna Tomaselli em ação, agora na principal classe da USF2000, em Barber, Alabama - Foto: Divulgação

 

A catarinense Bruna Tomaselli (Bruna & Bia Malhas | Arms up Motorsports | JZ Racing | WNGSports) disputou, no último final de semana, a segunda etapa da USF2000, no Grand Prix do Alabama, que fez preliminar da Fórmula Indy. A corrida marcou a estreia de Bruna na divisão principal da categoria, já que na primeira etapa do ano, ela disputou a corrida na classe National Cup. "Foi um final de semana sem pódio, mas muito bom, já que foi nossa primeira corrida com o carro da categoria principal", disse a catarinense. Bruna completou as duas provas em 14° e  18°, respectivamente, somando 10 pontos na sua primeira incursão na classe principal da USF2000. A próxima etapa de todas as categorias do Road to Indy (Indy Lights, Pro Mazda e Cooper Tires USF2000) será nos dias 12 e 13 de Maio, no circuito misto da lendária Indianápolis.

Na Formula 4 Italiana, Enzo Fittipaldi iniciou bem sua trajetória. No Troféu Rookie, Fittipaldi é o líder, graças aos 68 pontos obtidos com duas vitórias Rookie e uma segunda colocação. Ele é seguido pelo italiano Leonardo Lorandi (Bhaitech), que foi penalizado 15 segundos na Corrida 2, o que significou, portanto, uma potencial vitória virar fumaça, o que por sua vez beneficiou Fittipaldi. Na geral, o neto de Emmo está em sétimo na tabela, após conquistar os seguintes resultados nas 3 provas da etapa: P11, P8 e P5. Na progressão aritmética, podemos esperar pódios logo em breve!

 

Enzo comemorando a vitória do irmão Pietro, sangue vencedor nas veias dos garotos. Foto: Divulgação
 

Felipe Branquinho, após disputar provas em 2016 na Formula 3 Brasil, partiu para a velha bota e está se adaptando as novidades encontradas, obtendo o P16 como melhor resultado na etapa, entre 28 competidores. Enquanto isso, Felipe Drugovich estaria em oitava no campeonato, se ele não fosse inelegível para pontos, porém saiu Misano com P6 e P4 na bagagem. Tanto Drugovich quanto Fittipaldi participam da primeira etapa da ADAC F4, a versão italiana do certame. Porém, esta coluna se encerra antes do final de semana do evento, portanto ficarei devendo as informações da Alemanha, que virão em conjunto com as da segunda etapa (Etapa 01 29 e 30/04 em Oschersleben e Etapa 02 20 e 21/05 em Lausitz). Ah, e a segunda etapa da F4 na terra da Ferrari será em 07 de Maio, em Adria.

 

Falando agora de Formula 3, comecemos com a versão europeia da categoria. No debute da temporada 2017, dois sobrenomes de peso estão dividindo as pistas: Piquet e Schumacher. E na primeira etapa, quem levou a melhor entre os dois fora o alemão Mick, com P8 e P6 nas duas primeiras provas, e P17 na terceira. Pedro iniciou bem, somando pontos com o P9 na primeira prova, mas teve problemas nas seguintes, não conseguindo acrescentar pontos na sua classificação do campeonato. Após as corridas em Silverstone, será a vez de Monza receber a segunda etapa, nos dias 29 e 30/04 (me cobrem para a próxima coluna, que virá também com a etapa 03, em Pau, nos dias 20 e 21/05).

 

Pietro Fittipaldi, em uma das vitórias em Silverstone. Foto: Divulgação
 

No retorno do nome World Series para a Formula V8 3.5, após a saída da Renault, Pietro Fittipaldi comemora a liderança do campeonato. Venceu as duas provas da primeira etapa da competição. Com isso, acumula 50 pontos, 24 a mais do que o segundo colocado. E o pai Max Papis deve estar muito contente, afinal seus filhos iniciaram 2017 muito bem, claro, com Pietro despontando logo de cara em dos certames. Emmerson Fittipaldi então, soma a felicidade da família a realização do sonho da fabricação do próprio super carro, com a Pininfarina.

 

“Meu avô é meu principal incentivador. Se não fosse ele, eu não teria ingressado nessa profissão e conquistado meu primeiro campeonato aos 15 anos. Ele e meu pai me presentearam com um kart aos cinco anos, quando ingressei nas categorias de base, e meu avô sempre esteve presente comigo nos campeonatos”, afirma Pietro Fittipaldi, destacando que está muito animado com seus resultados este ano.

 

“Estou numa fase única de minha carreira”, comemora. Pietro liderou a primeira prova do início ao fim. Na segunda corrida, largou na pole position e mostrou toda a sua habilidade na pista para manter a liderança, mesmo após a entrada do safety car, que paralisou a corrida. Na relargada, manteve-se à frente e venceu a prova. A próxima etapa da Fórmula V8 será realizada em 5 e 6 de maio, em Spa-Francorchamps, na França.

 

Saudações, agora em São Paulo,

 

Fabiano Esteves