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WRC Portugal: 5 vezes Ogier PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 22 May 2017 12:49

O Rally de Portugal é um verdadeiro fenômeno que todos os anos invade o menor – territorialmente – país da Penísula Ibérica. Centenas de milhares de pessoas seguem os carros durante especiais e deslocamento com uma enorme emoção e devoção mesmo que para isso precise respirar a poeira levantada pelos carros passando no solo arenoso e pedregoso da maioria dos trechos.

 

Após a especial 1, feita em um traçado pequeno e com os carros a vista de todos em um circuito de terra montado, a disputa pra valer começou na segunda especial, que teve Sebastién Ogier sendo o primeiro a largar e fazendo um tempo de 15m49.9s, seguido Os pilotos foram largando com intervalos de 2 minutos. O excelente estado, conforme relatos dos pilotos após a prova, se tornando cada vez mais desafiador com a passagem dos carros. Jari Matti Latvala com seu Toyota Yaris WRC foi 4,6 segundos mais rápido em alguns cantos, apesar do solo é mais escorregadio e você perde um pouco de aderência.

 

Thierry Neuville com o Hyundai i20 Coupe WRC terminou 11.8 segundos atrás de Latvala, e não entendeu o porque para ter feito um tempo tão ruim. Tanak registrou o segundo melhor tempo com seu  Ford Fiesta. Mas no final Hayden Paddon surpreendeu a todos ao gravar o tempo mais rápido da especial. Kris Meeke, com seu Citroen, também conseguiu andar rápido e concluiu a especial com o terceiro tempo. A espscial teve um grave acidente com a dupla portuguesa Fontes/Inês, que capotaram seu Citroen DS3.

 

A terceira etapa (Caminha) era longa, com 18,03 km e com vista para o Oceano Atlântico. Grande parte da floresta que ali existia foi destruída pelo fogo no ano passado e este vai promover a visibilidade para os pilotos na corrida. A especial foi idêntica ao do ano passado, mas pra dificultar, começou na direção oposta em relação ao Rally de 2016.

 

Jari Matti Latvala começou liderando o Rally de Portugal, que teve sua especial 1 num "estádio" lotado.

 

Jari Matti Latvala anunciou que uma lesão nas costas quase o tirou da competição, mas felizmente conseguiu recuperar-se quase completamente. Todos os pilotos se queixam de pouca aderência. Paddon parou dois quilômetros antes da chegada com problemas de bateria, mas conseguiu fazer o carro pegar em seguida. Contudo, perdeu tempo. Quem também teve problemas foi Stéphane Lefebvre, que perdeu a roda traseira e capotou no Km 15, no mesmo trecho da especial, que também quase perdeu o traçado foi Mads Ostberg.

 

A especial segunte, Ponte de Lima era ainda mais longa, com 27,46 km foi marcado pelos incidentes com Ott Tanak e Hayden Paddon, este último com um incêndio no seu i20. O trecho tem vias largas, com subidas e descidas, trouxe uma outra dificuldade para os pilotos quando o piso mudou de areia e seixos para concreto e asfalto. O mais rápido nesta especial acabou sendo Sebastien Ogier, que conseguiu diminuir sua distância para o líder, Latvala, que tinha apenas meio segundo de vantagem para Kris Meeke.

 

Após um intervalo, a segunda parte do primeiro dia do Rally de Portugal começou a partir Matosinhos com um céu limpo e uma temperatura de cerca de 18 ° C. Após o incidente da capotagem, Lefebvre contou com sua equipe para reparar o Citroen C3 WRC, permitindo ao piloto francês permanecer na corrida, mas falham na tarefa árdua embora tenham levando 20 segundos de penalidade por ter usado mais do que os 2 minutos permitidos.

 

Stéphane Lefebvre viu o mundo ao contrário ainda no primeiro dia de competição e foi ajudado pelo público.

 

A Super especial 5 também era longa, com  26,7 km, até Viana do Castelo. Sebastien Ogier é como sempre o primeiro a ir e optou por uma combinação de pneus goma seu Fiesta com três pneus macios e um frontal de composto duro. Latvala escolheu começar com quatro pneus de compostos macios e ganhou mais de 4 segundos em relação ao francês. O Belga Thierry Neuville tentou fazer melhor do que o finlandês, mas não conseguiu.

 

Ott Tanak optou por dois pneus de composto duro na dianteira e de composto macio na traseira. No cronômetro, esta pareceu ter sido a melhor escolha. Dani Sordo, que optou por configuração cautelosa, tendo montado 4 pneus de compostos macios, fecha com o segundo melhor tempo. Elfyn Evans escolheu também montar as rodas 4 com os pneus macios em seu  Fiesta RS Mads Ostberg teve problemas com um furo de pneu depois km o pneu esvaziou e dechapou, danificando bastante o paralamas. O piloto britânico tem que parar para mudar isso, a operação leva embora pelo menos 4 minutos para a tripulação. Kris Meeke tomou a ponta, seguido por Latvala a 0.2s e Tanak, a 1.3s.

 

A especial seguinte, a segunda em Caminha, com 18,1 Km, terminou com o melhor tempo de Thierry Neuville, seguido uma curta distância do Elfyn Evans e Ott Tanak. Mas todos os carros fizeram tempos bem próximos. Do primeiro ao sétimo tempo não haviam 3 segundos. Sebastien Ogier continuou sendo o primeiro a sair, mas independente da posição de saída, quase todos reclamaram das condições do trecho e todos deram um jeito de poupar os pneus para a próxima especial que seria difícil para o composto, especialmente o macio.

 

Com o carro avariado, Latvala atrapalhou quem vinha atrás e Neuville perdeu um tempo precioso, que faria diferença.

 

A especial de Ponte de Lima 2, além de longa (27,46 km), estava bem difícil, com muitas pedras nos sulcos da trilha de terra e seixos. Um desafio duro não apenas para os pneus, nas também para os amortecedores. Jari Matti Latvala foi uma das vítimas quando os freios do seu Toyota Yaris não parecem funcionar e o piloto acabou danificando o paralama duanteiro esquerdo, o capô e o parabrisa. Os reparos fizeram-no quase cinco minutos.

 

Thierry Neuville perdeu alguns preciosos segundos atrás do pó levantado por Latvala antes de ser capaz de superá-lo. Ogier terminou o trecho em 19m22.8s. Latvala decidiu parar especialmente para deixar Ott Tanak, que vinha fazendo boas parciais. Quem também perdeu tempo foi o líder, Kris Meeke tendo que parar por uma punção no km 12, Na busca de recuperar o tempo perdido, depois de alguns quilômetros sofreu uma quebra na suspensão. Mesmo para problema Craig Breen com seus amortecedores. A especial muito difícil também vitimou Paddon, forçando-o a parar por 3 minutos para reparar o carro, mas acabou abandonando a especial. Daniel Sordo, com seu Hyundai foi o sobrevivente com o melhor tempo.

 

A Especial 7 o último trecho de estrada antes do show das especiais da noite. As Super especiais 8 e 9 foram corridas nas ruas do centro histórico da cidade de Braga, com apenas 1,9 Km, atraindo uma enorme multidão. Sebastién Ogier acabou sendo o vencedor, seguido de Mads Ostberg, mas no cronômetro, o trecho curto não faz grande diferença e no final do primeiro dia tínhamos Ott Tanak na liderança seguido de Daniel Sordo a 4.6s e, Sebastién Ogier a 6,2s.

 

Ott Tanak fez um grande primeiro dia e terminou a sexta-feira à frente de todos na tábua de tempos

 

O sábado começou com três trechos. A super especial 10, a Vieira do Minho 1, com 17,43 km tinha um pouco de tudo. Trechos de areia contraste com uma superfície de argila e estradas amplas, seguidas por trechos estreitos. Em alguns trechos a poeira subia, comprometendo a visibilidade com o vento. Alguns trechos tem o caminho entre grandes pedregulhos em outros, grandes aberturas. Um belo desafio para os pilotos.  Ogier reduziu a vantagem de Tanak para 1.1s após vencer a especial, mas o estoniano viria dar o troco na especial seguinte, impondo uma vantagem de 5.2s e sair de Cabeceira de Basto com 6.3s de vantagem para o francês.

 

A super especial de Cabeceira de Basto 1, com 22,3 Km foi a novidade do WRC português. Os pilotos fizeram um reconhecimento num trecho de 7.9 Km e outros 11.1 Km haviam sido usados em 2015. Com a maior parte do solo arenoso, com trechos de argila, o piso muda no Km 8, para uma superfície de cascalho solto e, no final, volta para a areia. Dani Sordo caiu para segundo, mas estava feliz em ser liberado do seu dever de ser o primeiro a largar. Thierry Neuvile também ganhou tempo em relação ao espanhol após as duas especiais.

 

Neuville terminou 12.6s atrás de Ogier e 3.8s à frente de Sordo. Elfyn Evans deixou Craig Breen para quinto, mas perdeu quase 90s depois de um furo de pneu, caindo para sétimo e permitindo Juho Hänninen subisse para sexto em seu Toyota Yaris. O líder da equipe Toyota Jari Matti Latvala estava exausto depois da noite anterior com muita febre. Haydem Paddon só largou depois do pessoal do WRC2, por conta de ter que ver substituídos componentes da parte elétrica do seu i20.

 

O público português é impressionante. eles estão em todo lugar e era difícil se locomover no parque de trabalho.

 

Fechando a manhã tivemos a especial 12, em Amarante, com 37,55 Km a mais longa do Rally. Um pouco mais curta que no ano passado, tem uma superfície é lisa, com uma fina camada de brita no topo, mas há também trechos curtos de asfalto e paralelepípedos. A seção do meio corre de um lado de um vale, antes de voltar até o outro lado e oferece excelente visualização para os espectadores.

 

Sebastién Ogier foi o mais rápido com seu Ford Fiesta enquanto Ott Tanak fazia um péssimo tempo, 1m23.1s mais lento e despencou para o 5º lugar na classificação devido a um problema que deixou a roda esquerda da frente fora de alinhamento Thierry Neuville ficou a 19.5s de Ogier e Dani Sordo foi 5.5s mais lento que seu companheiro de equipe, mas estava entre os três primeiros. Craig Breen Citroen C3 era o quarto 21.2s atrás enquanto Juho Hänninen manteve em sexto lugar no seu Toyota Yaris.

 

Depois da pausa, as especiais foram retomadas com a super especial 13, de Vieira do Minho 2, com 17.43 Km, que se seguiu de outra especial em Cabeceiras de Basto e seus 22,3 Km. Neuville liderou em Vieira do Minho por 1.0s mais rápido que Ogier, revertendo o que aconteceu na Especial 10, quando Ogier foi 4.5s mais rápido que o belga. Neuville optou por uma mistura de compostos da Michelin entre pneus duros e macios no Hyundai i20, que foi menos eficiente do que ele esperava.

 

O terceiro colocado, Dani Sordo, conseguiu ampliar a diferença à frente de Craig Breen para 28.6s. Juho Hänninen perdeu o sexto lugar quando seu Toyota Yaris ficou parado por quase um minuto em Cabeceiras de Basto com problemas de alimentação. Pior mesmo foi para Hayden Paddon que abandonou no início da segunda especial de Vieira do Minho com direção hidráulica quebrada.

 

Com os problemas de Kris Meeke eStéphane Lefebvre, coube a Craig Breen "salvar a pátria" para a Citroen.

 

A especial 15 apenas serviu para consolidar a liderança de Sebastién Ogier, que foi dormir tranquilo com seus quase 17 segundos de vantagem para Thierry Neuville e mais de 51 segundos para Daniel Sordo, a dupla da Hyundai. Seu companheiro de Ford, que liderou o primeiro dia estava praticamente com um minuto e meio de desvantagem e no domingo teríamos duas especiais com cerca de 30 Km a percorrer. Só um problema mecânico ou um acidente tiraria a 5ª vitória do francês em terras portuguesas.

 

A especial de Fafe (11,18 Km) é um dos locais emblemáticos do WRC. É tudo sobre a final 2 km, onde dezenas de milhares de fãs reunem-se duas seções famosos. Eles ficam no alto da colina para ver os carros que dirigem em declive em um canto esquerdo quadrado, antes de uma pequena parte do asfalto leva a um hairpin de volta para cascalho. Pouco antes de o acabamento é um de revirar o estômago saltos. Nos primeiros quilômetros os fãs têm pintados os nomes de seus pilotos favoritos em rochas que revestem o palco.

 

Ogier fez um dos maiores saltos sobre o famoso salto Fafe em seu Ford Fiesta era confortável e com a Sua paz. Neuville parecia não estar com disposição para tentar caçar Ogier, preferindo tratar Fafe como reconhecimentos de alta velocidade para segunda passagem desta tarde quando os pontos de bônus da super especial podem ajudar no campeonato.

 

Sebastién Ogier mostrou que a coroa ainda é sua. Voou longe no salto de Fafe e conquistou a 5ª vitória em Portugal.

 

Dani Sordo terceiro colocado com o outro i20 ali permaneceu, o espanhol não deu chances e frustrou esperança Ott Tanak em alcançá-lo. A diferença entre os dois era mais de meio minuto e Tanak foi outro que optou por se concentrar nos pontos de bônus da super especial.

 

A super especial de Luilhas, com 17,91 Km, é um trecho que começa com pequenos bancos estreitas em ambos os lados. Geralmente É rápido com algumas retas longas. Depois de uma seção sinuosa de 2.3 km, o palco se abre e há curvas rápidas entre pedregulhos enormes. No Km 9.5 ela cai a descer antes de uma sequência de grampos para o final.

 

Jari Matti Latvala passou a última noite no hospital para hidratar seu corpo depois de lutar o sábado com uma indisposição gástrica. O finlandês sentiu-se muito melhor no domingo, mas teve mesmo sorte de escapar um acidente com um banco na seção de asfalto em Fafe. Ele também eu uma atravessada no trecho de Luilhas.

 

Com todos os motivos do mundo para celebrar, Ogier abre frente na liderança do campeonato.

 

Sem maiores problemas, Sebastien Ogier junta-se Markku Alen com 5 vitórias na etapa lusitana. O campeão do mundo fez uma corrida perfeita, sem erros graves e o seu Ford Fiesta não deu o menor problema ao longo dos três dias de competição. Na classificação do Mundial, Ogier tem agora 128 pontos. Thierry Neuville ascendeu à segunda posição, com 106 pontos. Jari-Matti Latvala chegou a Portugal em segundo, mas caiu para terceiro, com 88, em boa parte por conta dos problemas de saúde enfrentados.

 

Nos vemos novamente na Sardegna, no nosso Rally. Arivederci!

 

Redação do rally.it


Last Updated ( Monday, 22 May 2017 13:22 )