Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Os Paredões do Texas PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 06 June 2017 20:49

Oi pessoal, tudo tranquilo por aí? Passei aqui em casa praticamente só para trocar de malas porque a maratona continua. Depois da corrida no misto de Indianapolis, Pole Day, Indy 500 e rodada dupla em Detroit, voltamos a acelerar já a partir desta sexta-feira, no Texas.

 

Mas quero falar um pouco de Detroit. Uma estratégia que não funcionou como a gente queria e um pneu furado complicaram a minha participação nas etapas 7 e 8 do Verizon IndyCar Series, que aconteceram no fim de semana que passou. Mas se eu não fui para o pódio e nem mantive a liderança do campeonato, que havia sido conquistada na Indy 500, o fato é que estou de cabeça na disputa pelo título e super animado para lutar com todas as minhas forças para levar para casa esse troféu, que ainda não tenho.

 

Minha diferença para o líder Scott Dixon é de apenas oito pontos – 303 a 295) –, o que significa um quase nada diante da pontuação oferecida pela IndyCar e pelo fato de termos ainda pela frente nove corridas. Então, nada melhor do que uma prova para a gente reverter isso.

 

É com esse pensamento que estou indo amanhã para Fort Worth, local da nona etapa do campeonato, no Texas Motor Speedway, onde tenho um bom retrospecto. Eu sou o recordista de vitórias nesse oval de quase 1,5 milha, com quatro escaladas no alambrado: 2004, 2006, 2009 e 2013. Essas fazem parte do meu total de 29 vitórias na Indy e, obviamente, está mais do que na hora de esse número ser ampliado, não é mesmo? Essa é a programação de sábado à noite, num oval que tem características muito específicas. Para esse ano, o traçado foi recapeado.

 

Todas as quatro curvas têm inclinações acentuadas, verdadeiros paredões. É a coisa mais comum do mundo elas serem contornadas por três – ou até quatro carros – lado a lado. É um tipo de manobra que você tem de confiar muito nos caras que estão com você. Há pilotos que você pode fazer isso com os olhos fechados, pois é gente profissional, correta e, sobretudo, responsável, pois sabe que de outro modo pode ter um acidente feio. Pena que nem todos na categoria merecem a mesma confiança, talvez por inexperiência.

 

No ano passado, como vocês se recordam, a largada foi em junho e a chegada em agosto. É que a prova começou, mas a chuva obrigou a IndyCar a transferir o complemento por motivo de segurança. Vamos torcer para que, neste sábado, tudo aconteça num dia só. A previsão, pelo menos até aqui, é de tempo bom.

 

Então, anotem aí. É no sábado agora, dia 10, tudo ao vivo pela Band/Band Sports a partir das 21h45.

 

Valeu, galera, vamos que vamos!​

 

Helio Castroneves

 

Esta Coluna é uma reprodução autorizada da coluna publicada no Jornal Metro.

O website NOBRES DO GRID integra o grupo de veículos de comunicação, em língua portuguesa, que publica semanalmente a coluna do piloto de Fórmula Indy Helio Castroneves, sob licença da Castroneves Racing, Miami, USA. Todos os direitos reservados.

Contatos:    This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it