Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Ninguém errou, mas deu (quase) tudo errado! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 11 June 2017 23:56

Sobre o acidente de Thiago Camilo na reta de Curitiba em 2015...

 

Na verdade, nem tudo deu errado, afinal ninguém se machucou gravemente, mas me lembro que na semana seguinte ao acidente, escutamos várias críticas, principalmente contra os oficiais de competição e até algumas críticas contra o Thiago Camilo.

 

Vamos aos fatos: Na 10ª volta da prova, o Thiago Camilo teve problemas no carro e fez a coisa certa. Levou seu carro lento para o lado da pista que não é o “traçado ideal”, chegou a ser criticado por não ter parado o carro assim que percebeu o problema, mas nenhum piloto pararia naquela condição e muitas vezes parar o carro pode gerar mais riscos do que andar lento até um local mais seguro.

 

Porém um pelotão de aproximadamente 6 carros que vinham numa disputa pela 6ª posição, entrou na reta e obviamente sem imaginar que encontrariam um carro lento e que este carro só seria visto pelos pilotos que estavam à frente do pelotão.  Foi o que aconteceu, o piloto Rapha Matos, ao perceber o carro lento desviou abruptamente e os pilotos que vinham atrás, no vácuo, sem condições de perceberem o carro do Thiago, colidiram no carro dele e também entre si.

 

 

Outra crítica que se ouviu à época, foi sobre a sinalização e a direção de prova, porém todos agiram corretamente e no tempo certo, notem na imagem que o bandeirinha do PSDP está apresentando uma bandeira branca, que significa “carro lento na pista”, criticaram que não havia uma bandeira amarela no posto anterior e realmente não havia, pois a bandeira amarela só pode ser apresentada no “pós acidente”, se ela fosse apresentada “preventivamente” nenhum piloto poderia ultrapassar naquele setor, já que bandeira amarela proíbe as ultrapassagens.

 

 

E quanto a direção de prova? Agiu rápida e corretamente, entrando com o safety car de imediato neutralizando a prova e logo em seguida, ao avaliar uma situação mais grave, entrou com a bandeira vermelha, interrompendo a prova.

 

 

Portanto meus amigos, não houve nenhum erro de procedimento, porém deu tudo errado para os pilotos envolvidos no acidente.

 

 

Há de se ressaltar o excelente trabalho do resgate, com uma ação proativa muito boa, notem no vídeo e nas fotos que são muito bem treinados, enquanto alguns estavam envolvidos diretamente no resgate dos pilotos e dos carros, outros já faziam a limpeza da pista para uma eventual relargada.

 

Link para visualização do acidente:

 

https://www.youtube.com/watch?v=Li5fGWm34dg&t=178s

 

É isso!!!

 

Abraços,

 

Sergio Berti