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UTV, CBA, CBM e Copa Truck PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 13 June 2017 15:14

Olá, Amigos do Nobres do Grid.

 

Já estamos na metade do ano e muita coisa já aconteceu para nesses lados mais quentes aqui do Brasil, mas o que está fervendo nos bastidores do automobilismo é a indefinição quanto a homologação de provas dos UTV´s, veículo bastante difundido não somente no Nordeste Brasileiro.

 

Por muito tempo homologados pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), o UTV (Utility Task Vehicle, sigla em inglês), hoje representa a categoria que mais cresce nas provas de rally de todo o país e passam a ser homologados pela CBA.

 

A CBM, em comunicado oficial à imprensa, disse ter sido surpreendida pela CBA, quando da informação sobre homologação dos veículos em provas de rally.

 

Este é o início de uma disputa entre as duas federações pela categoria que tem registrado o maior crescimento em competições, e a CBM, por ter sido a entidade que primeiro desenvolveu trabalho junto aos pilotos que migraram do quadriciclo para o UTV sente-se no direito de permanecer à frente dessa homologação.

 

Em meio a isso, no próximo dia 18 de junho (domingo) a CBA e a Federação Cearense de Automobilismo (FCA) vão promover o Primeiro Rally Cross categoria T3 para UTV’s durante a segunda etapa do Campeonato Cearense de Automobilismo, que será disputada no Autódromo Virgílio Távora, localizado na cidade no Eusébio.

 

Uma disputa entre as confederações de duas e quatro rodas se estabeleceu com o crescimento dos UTV.

 

A pista para o Rally Cross terá trechos off road com obstáculos e vai usar trechos do circuito cearense. De acordo com informações da FCA, já estão confirmadas presenças de pilotos da Região Nordeste, com uma expectativa de 20 veículos no grid.

 

Vai ser a melhor oportunidade para vermos uma prova sob a chancela da CBA.

 

Não se trata de aqui de saber quem é mais ou menos capacitada e a CBA está respaldada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) quanto à homologação das provas com UTV.

 

Pelo que apurei, momentaneamente, os pilotos interessados em correr na prova terão isenção da taxa de filiação à CBA, já que estão filiados à CBM, e a cobrança seria algo antipático.

 

Polêmicas à parte, creio que há de se chegar a um bom termo entre as duas entidades, já que os UTV´s são presença constante em provas de regularidade realizadas em conjunto com motos e quadriciclos.

 

Quem sabe dividir a conta entre as duas confederações não seria a solução?  

 

Leandro Torres e Lourival Roldan, depois de vencer o Dakar 2017, alavancaram a categoria que já fazia sucesso.

 

Paga-se uma carteira seja CBA ou CBM e o piloto de UTV possa participar de provas homologadas pelas duas entidades.

 

Não está assim agora! Então deixa, pois o que precisamos é ter um esporte motor forte e não dividido.

 

Fica a dica.

 

E por falar em divisão, a Copa Truck, surgida pelo racha da Fórmula Truck, vai correr na região Nordeste. A Associação Nacional de Equipes de Truck (ANET) e a Sport Promotion Marketing Esportivo confirmaram a realização da Copa Truck Nordeste.

 

A primeira corrida será em Pernambuco, na cidade de Caruaru (Autódromo Ayrton Senna) dia 09 de julho, e a segunda, no dia 23 de julho no Ceará (Autódromo Virgílio Távora), na cidade do Eusébio.

 

Só o anúncio da vinda da categoria recém criada tem gerado grande expectativa, sobretudo para a nova direção da Federação Cearense de Automobilismo, que assumiu o comando do automobilismo cearense em abril deste ano.

 

O Nordeste é o próximo palco da Copa Truck e o Ceará se prepara para ter de volta uma grande categoria no Eusébio.

 

Airton Vasconcelos, presidente tem tudo para começar por cima seu mandado ao lado dos vice-presidentes Maurílio Reis (primeiro vice-presidente) Stênio Soares Jr. (segundo vice-presidente) e George Ibiapina (terceiro vice-presidente) e toda a direção. Vai ser uma oportunidade para recolocar o Ceará na rota das competições nacionais.

 

Desde que assumiu, a nova diretoria já deu nova cara ao autódromo, com limpeza, construção de zebras e recuperação de áreas danificadas no asfalto, mas ainda há o que se fazer depois de anos sem receber corridas importantes como a Copa Truck, afinal, foi em 2010 que a Fórmula Truck cá esteve.

 

Vamos torcer para que o caminho redescoberto pela nova categoria atraia os olhares de outras. Nós nordestinos agradecemos.

 

Também gostamos de corridas. Também compramos carros, pneus, colocamos gasolina.... Ou seja, um mercado a ser explorado!

 

Quem se habilita?

 

Abraços,

 

Roberio Lessa