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WRC Polônia: Neuville vence e cresce PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 03 July 2017 21:39

O Rally da Polônia, oitava etapa do WRC deste ano teve um componente que nem todos os pilotos gostam: a chuva! Não bastassem as especiais muito complicadas e um piso que, molhado e enlameado ficou mais escorregadio do que já seria em condições normais por ser um misto de areia e argila na maioria das especiais foi o diferencial para os pilotos se manterem dentro do traçado e fora do mato, o que nem todos conseguiram.

 

No primeiro dia, o estreante finlandês, Teemu Suninen, ao volante de um Ford Fiesta, fechar o dia na 8ª posição. Foi uma grande surpresa positiva, a “não surpresa” negativa foi a questão da segurança. A multidão que acompanha as provas de Rally nem sempre tem noção do perigo e se posiciona em locais que obrigm os organizadores – quando conseguem – a tentar removê-los de onde estão, algo que regularmente acontece na Argentina.

 

O primeiro e molhado dia terminou com Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul da Hyundai I20 Coupe WRC são os líderes provisórios do 74º Rally da Polônia, a oitava rodada do 2017 WRC.

 

A dupla belga, saiu-se melhor que os outros na lama Polonesa (que este ano parecia com a etapa britânica) terminando o dia com uma pequena vantagem sobre o Ford Fiesta de Ott Tanak, de apenas 1,3 segundos e 6,6 segundos para o terceiro colocado, o piloto da Toyota Jari-Matti Latvala, após a primeira volta da manhã, que deveria ter 6 estágios, mas a questão da segurança obrigou os organizadores a cancelar a especial número 6 porque o público estava posicionado em diversos pontos de risco.

 

Desde as primeiras especiais, Thierry Neuville mostrou que estava bem para o final de semana na Polônia.

 

Na parte da tarde, a sétima especial foi onde começou a brilhar a estrela do jovem  Teemu Suninen, que inspirado fez sua primeira aparição sempre entre os “grandes”, andando no mesmo ritimo de Hayden Paddon e Ott Tanak. Mas quem não pfoi ofuscado foi Therry Neuville, que venceu duas especiais e colocou na ponta ampliando a vantagem na liderança enquanto Latvala e Tanak duelavam pela segunda posição, que terminou na mão do estoniano após a derradeira especial.

 

O Campeão do Mundo, Sebastien Ogier, terminou o primeiro dia no quarto lugar no geral, perdendo por cerca de trinta segundos de seu rival mais próximo na luta pelo título mundial. O francês, sendo o líder do campeonato, é o primeiro largar e enfrentar as estradas rápidas e traiçoeiras, obrigado a lutar com baixa aderência e rapidamente perdendo contato com a liderança. Em quinto lugar terminou o dia Hayden Paddon, a uma distância de apenas 4,8 segundos do Fiesta de Ogier; uma posição interessante para o “kiwi” para poder exercer uma pressão sobre a peça francesa da Ford e ajudar o companheiro de equipe, Neuville.

 

A Citroen continuava penando e na etapa polonesa, Kris Meekefoi substituído por Andreas Mikkelsen.

 

Quem continuou seu calvário foi a Citroen. O time francês propôs algumas alterações ao carro, que ainda parece pouco confiável e o primeiro dia terminou com grandes problemas para Stéphane Lefebvre e Andreas Mikkelsen, que terminaram a sexta-feira, respectivamente, em 9º e 12º lugares. Pior para Lappi, que deixou a competição do dia no quarto estágio após perder uma roda e Craig Breen, que terminou em 26º.

 

Os nove estágios especiais no dia seguinte com um total de 144,74 Km contra o relógio. Os trabalhos começaram às 08:08 da manhã, o segundo dia do Rally da Polônia. A disputa apertada entre os primeiros, que estavam separados por poucos segundos prometia... e não decepcionou que acompanhava este molhado e enlameado Rally.

 

Jari-Matti Latvala também andou forte ao longo do final de semana na Polônia,

 

Na primeira especial (Baranowo) do dia teve a vitória de Jari-Matti, que encurtou a distância para o líder Thierry Neuville, mesmo que por apenas 0,8 segundos. Ott Tanak fechou na terceira posição, mas a manutenção de uma separação discreta em geral. Andreas Mikkelsen, fez progressos com a Citroen, mas apesar das melhorias para o carro termina o teste especial na posição apenas em sexto.

 

O estagio seguinte (Pozezdrze) Teve algumas “ultrapassagens”. Ott Tanak encurtou pouco mais de 6 segundos para Thierry Neuville, superando-o na classificação geral. A especial foi muito escorregadia e até mesmo o vencedor desta especial saiu do traçado em um ponto, mas sem consequências e sem perder muito tempo. Foi também um excelente momento para Hayden Paddon que fez o segundo melhor tempo. Quem se deu mal foi Ogier, que danificou o para-choque dianteiro perdendo downforce e depois furando um pneu fazendo-o perder muito tempo.

 

No sábado, Thierry Neuville liderava quando teve um pneu furado e viu o risco de perder a etapa.

 

Hayden Paddon também foi bem no estágio de Goldap, que superou Thierry Neuville nesta especial, com Ott Tanak ficando a apenas 0,4 segundos do belga, mantendo a disputa acesa pela liderança. Já no estagio seguinte, em Kruklanki, Thierry Neuville recuperou a liderança, mesmo que por apenas 1,3 segundos, seguidos de Latvala e Tanak, respectivamente. Ogier continuou sofrendo com as avarias em seu carro que comprometiam a aerodinâmica.

 

A manhã terminou com T. Neuville em primeiro; Ott Tanak em segundo (+1.3); J. Latvala em terceiro (+9.5). Hayden Paddon, Daniel Sordo e Sebastien Ogier são, respectivamente, 4º, 5º e 6º.

 

Ott Tanak disputou especial a especial a liderança do Rally e chegou a liderá-lo no final do sábado.

 

Depois do almoço continuamos a ver o duelo entre Neuville (Hyundai) e Tanak (Ford) no estágio número 15, mas foi no 16º estágio que a temperatura subiu, com contornos dramáticos. Enquanto Paddon, que desde ontem à tarde começou uma recuperação improvável, ganhando o estágio 16, Neuville teve o pneu traseiro furado, fazendo-o perder um bom tempo. Quase simultaneamente, devido a problemas técnicos, Latvala também teve problemas e acabou abandonando. Para “não desequilibrar a disputa”, Tanak perdeu a asa traseira.

 

Estes três eventos levam Tanak à liderança, com Neuville caindo para o 2º lugar, tendo uma desvantagem de 14,4 segundos. A favor do belga, o fato de que o piloto da Ford terá que continuar sem a asa pelos próximas especiais. Paddon herdou terceiro lugar com o abandono de Latvala e estava 30 segundos atrás, recuperando 12 dos 42 que tinha de desvantagem depois de apenas cinco etapas especiais!

 

O campeão e líder do campeonato sofreu durante mais um final de semana, mas teve mais sorte do que na Itália.

 

Os estágios seguintes foram uma batalha derradeira para que Thierry Neuville conseguisse recuperar a liderança sobre Ott Tanak, beneficiado pela deficiência de aerodinâmica, mesmo que por apenas 3,1 segundos e com Hayden Paddon diminuindo um pouco mais a diferença. Os 12 Km da especial 17 e os mais de 20 da especial 18 foram cruciais para a definição da classificação do sábado, uma vez que o estágio 19, com 2,5 Km foi uma festa para o público e não alteraria a classificação final. 1) Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) 2:10:26.3; 2) Tänak / Jarveoja (Ford Fiesta WRC) +3.1; 3) Paddon / Kennard (Hyundai i20 WRC) +25.5; 4) Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +1:32.0; 5) Sordo / Marti (Hyundai i20 WRC) +1:43.8.

 

Ott Tanak chegou a liderar no domingo, mas um acidente o tirou da competição.

 

O domingo era o dia da decisão e depois tudo que se viu em dois dias, tudo podia acontecer. No estágio 20, o estoniano tirou o 2,4segundos da desvantagem que tinha e no estágio seguinte, a certa altura, assumiu o controle do rally. Tanak estava próximo a vencer a segunda etapa seguida quando rodou após tocar num banco de areia e acabou abandonando. A saída abriu caminho para Neuville desfilar para a vitória sem rivais para ameaçar.

 

Com Tanak fora, Neuville não teve mais ameaças à sua vitória.

 

O abandono de Ott Tanak colocou no colo de Hayden Paddon a segunda colocação, mesmo sem repetir a espetacular performance do dia anterior. Sua sorte foi a grande vantagem para quem vinha atrás. Mesmo com todos os problemas que enfrentou, Sebastien Ogier terminou em terceuro e segurou-se na liderança do campeonato com 160 pontos, 11 à frente de Therry Neuville, com grande vantagem para Jari-matti Latvala, com 112.

 

Nos vemos no Rally da Finlândia!

 

Arivederci,

 

Redação do rally.it

Last Updated ( Monday, 03 July 2017 21:59 )