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O maior campeonato do mundo! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 28 July 2017 23:15

Esse ano entre dos dias 10 e 22 de julho, com as finais acontecendo nos finais de semana, foi disputado o Brasileiro de  kart 2017, no Kartódromo  Internacional do Beto Carrero, em Santa  Catarina, na cidade de  Penha.

 

As baterias finais da primeira fase foram realizadas nos dias 14 e 15 de Julho (sexta e sábado), que reuniu as categorias Sudam, Shifter Graduados e Sênior (karts com marchas), Junior, Junior Menor, F4 Graduados e Sênior, Cadete e Mirim.

 

Na categoria Shifter Graduados, pilotos top e conhecidos correram, entre eles Gaetano Di Mauro, que corre ao mesmo tempo no Campeonato Brasileiro de Turismo pela equipe Shell, os irmãos Dirani correram, Dennis que é coach de vários pilotos de karts e já correu no Brasileiro de Turismo e seu irmão Danilo Dirani que compete na Copa Truck e é um piloto de nome, já correu na Europa de F3 Inglesa e nos Estados Unidos de Fórmula Toyota Atlantic e de Stock Car ele correu ano passado. Danilo correu vários anos no Campeonato da Granja Viana de Shifter, e Marcel Colletta que corre na F3 Brasil e Júlio Campos irmão do saudoso Marcos Campos e correndo atualmente na Stock Car foram alguns dos pilotos conhecidos que correram essa categoria e na final o Título ficou com Gaetano Di Mauro, que fez um excelente corrida, disputada em 20 voltas, Marcel Coleta chegou em segundo lugar e Danilo Dirani em 3º lugar. Denis Dirani chegou em 8º lugar.

 

Gaetano Di Mauro foi uma das estrelas do campeonato.

 

Na Shifter Sênior, Waldir Belizario Junior foi o campeão, seguido de Alain Sisdeli e em terceiro  lugar chegou um piloto veterano no automobilismo Wagner Ebrahin, que já correu de F3 no Japão, de GT3 no Brasil, e que vem correndo o paulista e outros campeonatos da categoria. Na categoria  Sudan estavam  vários pilotos conhecidos correndo, como André Nicastro que já correu de F-Honda no Japão, F3  Sulamericana, Stock  Light e há algum tempo corre só de kart, Arthur Leist irmão de Matheus Leist, que corre na Indy Lights esse ano e foi campeão de F3 inglesa ano passado, Murilo Colleta, irmão de  Marcel, e que corre na F3 Brasil também, e Pedro Bianchini, que depois do sucesso como kartista no Brasil correu de Fórmula BMW Alemã e Européia. Ele que tinha abandonado a carreira voltou a correr esse ano na Sudam. No final André  Nicastro foi campeão, seguido de Olin Galli e em terceiro ficou Lucas Okada. Arthur Leist foi o 4º.

 

Na Categoria dos Menores – a Mirim e a Cadete – os campeões foram: na Mirim os 3 primeiros  colocados foram, Heitor Dall Agnol Farias, Enzo Beltrão e, Gabriel D. Koenigkan. Na Cadete os 3 primeiros foram  Guilherme Quinteiro, Luca S. S. Neuenschwander e Enzo Marins. Destaque para Antonella F. Bassani, que anos atrás sofreu um grave acidente e ficou em 4º.

 

A categoria Mirim teve uma das mais disputadas finais da primeira fase do campeonato, com Heitor Farias vencendo.

Na Categoria Junior Menor os 3 primeiros colocados foram Fabricio Falcão Fardim, Lucas Machado Staico e João Pedro Maia. Enquanto na Junior, os três primeiros colocados foram Diego G. G. Ramos, José Luiz Muggiati e José Victor Adami.

 

A categoria F4 Graduados teve como campeão João Antonio F. da Cunha, seguido de André de Freitas A. Castro e André Luiz C. de Novaes. Na F4 Sênior o campeão foi Flaviano Ramos, seguido de Bruno Fagionato Lima, Paulo Farias Angelo.

 

Na semana seguinte aconteceu a segunda parte do 52º segundo Campeonato Brasileiro de Kart no mesmo Kartódromo, com a disputa das categorias Novatos, Sênior A, Super Sênior, Graduados, Sudan JR, Sênior B, Super f4, Super Sênior Master e uma categoria “convidada”: a Vintage, que são karts da década de 60/70 e 80  restaurados, tendo as finais nos dias 21 e 22 de Julho. Vamos abaixo aos resultados.

 

Experiência vale muito: André Nicastro venceu seu 8º brasileiro e Renato Russo comquistou o 9º caneco.

 

 

Na categoria Novatos, o campeão foi Ricardo Pinheiro, correndo com chassi Techspeed, após 16 voltas na bateria final. Em segundo e terceiro lugares chegaram, respectivamente, João Renato Corbellini e João Felipe Marques. Esta foi a categoria que teve o maior número de pilotos inscritos, com 36 karts correram,na categoria.

 

Na categoria Sênior o campeão foi Alain Sisdeli que correu em 2 categorias nesse Brasileiro de Kart. Ele correu de Shifter Sênior também. Em segundo e terceiro lugares chegaram, respectivamente, Danillo W. M. Ramalho e João Antonio F. da Cunha. A categoria também teve um número grande de participantes, onde 35 karts correram.

 

Alan Sisdeli deu um shou depois de largar na 14º posição para vencer na categoria Sênior.

 

Já na categoria Super Sênior o campeão foi um piloto veterano que há anos corre de kart, já foi campeão de kart várias vezes em outras categorias, o experiente Renato Russo, que começou a carreira  de kart nos anos 80  correndo junto com  Rubens Barrichelo  e hoje é coach de vários pilotos de kart. Renato Russo já correu de F-ford, F3 Sul Americana e de Stock Light e conquistou seu nono título brasileiro. Em segundo e terceiro lugares chegaram, respectivamente, Fernando Pastro e Jose Carlos Saderi. Nessa categoria alguns pilotos veteranos correram entre eles Rodrigo Piquet, que é sobrinho do Tricampeão de F1 Nelson Piquet. Ele chegou em 22º lugar à 2 voltas do campeão. 27º chegou  Alexandre Rigon, que em 1989 ele correu de F Ford Brasil, ano de estreia de Rubens Barrichelo  na categoria que deixou de existir nos anos 90. Rigon também já correu de Stock Light, que também não existe mais.

 

Na categoria Graduados o campeão foi Pedro Goulart que ganhou a prova final e o título na  última volta, após o acidente dos 2 primeiros  colocados e foi um acidente muito feio, graças a Deus os dois pilotos saíram inteiros, Murilo Coletta  estava em segundo na prova e foi tentar ultrapassar o líder, Olin Galli. Os 2 Karts se tocaram e bateram feio. Coletta capotou e por pouco seu Kart não bateu na cabeça de Olin. Com isso, Goulart herdou a primeira colocação e foi campeão. Em segundo e terceiro, respectivamente, chegaram Andre Nicastro e Lucas Faria Nogueira, sendo que Nicastro foi campeão da categoria Sudan. Outros pilotos conhecidos correram essa categoria: Arthur Leist, irmão do piloto Matheus Leist, chegou em 5º lugar e Giuliano Raucci que correu nos anos de 2015 e 2016 de F4 italiana e esse ano está correndo de F3 Brasil chegou em nono lugar na bateria final.

 

Pedro Goulart venceu na categoria graduados.

 

A categoria Sudam JR teve como campeão Felipe R. Baptista, em segundo e terceiro chegaram, respectivamente, Stefano Marins e José Luiz Muggiat. Essa categoria teve um número baixo de pilotos correndo com apenas 9 inscritos. Na Sênior B o campeão foi Marcelo Brandão, em segundo e terceiro chegaram Marcelo de Oliveira Vaz, Roberto V. Saraiva Filho. Essa categoria também teve um número grande de pilotos inscritos, 36. Na categoria Super F4 o campeão foi Marcel Colletta, com Giulliano Taino Forcolin e Erick Lutum completando o pódio em segundo e terceiro lugares, respectivamente, de um grid com 21 concorrentes.

 

Na categoria Super Sênior Master o campeão foi Jedson João Vicente. Em segundo e terceiro chegaram Doglas Antônio Pierosan e Luiz Henrique Pinheiro. Essa categoria também teve um número relativamente pequeno de pilotos participantes, 16 karts, e um  piloto conhecido que já correu na Europa de F-Ford 2000, a mesma categoria que  Ayrton Senna correu em 1982 e foi campeão. José Cordova já correu também de carros de Turismo no Brasil, de Copa Renault Clio e Super Clio. Infelizmente o kart de Cordova nem largou, teve  problemas na bateria final.

 

No kart, acidentes acontecem e costumam assustar, como o entre Olin Galli e Murilo Colleta.

 

E na categoria Vintage, que são Karts dos anos 60/70 e 80 restaurados para correr. O campeão foi  Eduardo Pimenta. em segundo e terceiro chegaram Marcel Conti e Francisco G. Thees Ribeiro. Com apenas 12 karts no grid e com um número de voltas menor do que as outras categorias, apenas 12, para preservar a durabilidade do karts, pois são modelos antigos. Todos os chassis da Vintage eram Mini, menos do piloto Pedro Luis Buchholz, que era um CLR E ele chegou em sexto lugar. A categoria Vintage está crescendo muito. Na Europa e Austrália já existem campeonatos e no Brasil há alguns anos ela vem se consolidando.

 

O Brasileiro de kart 2017 foi um sucesso, bateu o recorde de inscritos, foram mais de 500 (522 largaram, sendo 519 brasileiros, 1 argentino e 2 bolivianos) pilotos correndo nos 12 dias de motores, um recorde de inscritos se considerarmos que sã todos do mesmo país. Que Kart volte a crescer no Brasil, pois ele é celeiro de vários pilotos que estão na F1, F Indy, WEC, e a crise não afete ainda mais.

 

Os kartistas e a CBA estão de parabéns pelo evento.

 

A CBA fez um trabalho diferenciado, conseguiu colocar o campeonato em transmissão das suas baterias finais na televisão por assinatura, em um dos canais de esporte além de disponibilizar a transmissão pela internet, atingindo todo o país e mesmo os brasileiros que moram no exterior. Um caminho para voltarmos a ter um automobilismo forte.

 

Rodrigo Botana


Last Updated ( Saturday, 27 January 2018 07:40 )