Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O título de Lucas di Grassi. Ele escapou de ser vice de novo! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 14 August 2017 23:56

Há alguns anos – mais precisamente no início deste século – eu trabalhava na Fórmula 3, que na época ainda era sul-americana, e a grande briga era entre Nelsinho Piquet, que hoje resolveu mudar de nome e passou a ser conhecido como Piquet Jr., e Danilo Dirani. Com 17 anos completados na metade do ano, Nelsinho foi campeão em uma temporada e depois Danilo ganhou a outra com absoluta tranquilidade.

 

Mas o que isso tem a ver com a belíssima conquista de Lucas di Grassi na Fórmula E, os carros elétricos que andam pelo mundo e prometem aportar nas ruas de São Paulo, onde já correu a Fórmula Indy? É que minha recordação de Di Grassi está no fato de que ele, quando ainda tinha chances matemáticas de brigar pelo título, simplesmente desistiu de lutar.

 

Liguei para entrevistá-lo antes da última corrida do ano e ele sapecou:

 

“Eu não vou correr nesta prova, pois não quero ser vice de novo”, disse numa referência à Fórmula Renault, onde tinha terminado em segundo lugar na mesma temporada de 2002, quando o título ficou com Sérgio Jimenez.



Espero que a cabeça dele tenha mudado depois dessa declaração de um então jovem que agora, com muitos anos a mais nos cockpits nacionais e internacionais de vários tipos de carros, inclusive com uma passagem pela Fórmula 1 em 2010. Lucas sempre foi um piloto rápido e este importantíssimo título com os carros elétricos mostrou que ele é muito bom.

 

  


Ser bom não quer dizer que você vai sempre se sagrar campeão, superar todos os adversários com facilidade. Essa coisa de não dar o devido valor para o título de vice-campeão é algo bem brasileiro. Em muitos países se dá grande importância ao segundo lugar. Claro que todos brigam pelo primeiro, mas se chegar ao final lutando pela conquista também é grande mérito.


Não conheço outro lugar no Brasil onde se dê importância ao vice-campeonato, além do ginásio de Franca, cidade do interior paulista que tem uma tradição muito grande no basquete masculino. Lá, numa cobertura que eu fazia, conversava com o ex-jogador e técnico Helio Rubens e ele me alertou para os vice-campeonatos, todos gravados na parte alta do complexo esportivo. Os de vice ao lado dos inúmeros títulos. 

 

Vice também é título!! E isso é algo que somente os grandes campeões conseguem entender.

 

Milton Alves