Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
WRC Espanha: Meeke está vivo! Neuville está morto? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 09 October 2017 15:49

Chegamos! Passadas seis longas semanas de motores desligados, vamos começar o Rally da Espanha, sob o peso do conturbado ambiente político do país ibérico neste final de semana seguinte ao plebiscito de separação da região da Catalunha e o Rally ocorre justamente nesta região. Um tempero extra para os competidores que estarão focados na disputa pelo título, que ainda está aberta, apesar da vantagem de Sebastien Ogier.

 

As atividades começaram na quinta-feira, com o trecho curto para então na sexta-feira ter início as especiais de estrada. Quem saiu na frente foi Ott Tanak com seu Ford Fiesta. O estoniano foi o mais rápido na fase especial de Caseres antes de reivindicar o segundo mais rápido na especial seguinte, de Bot, para manter uma vantagem de 2,2 segundos sobre o Ford Fiesta de Mads Ostberg.

 

O sol glorioso e as condições secas significavam que as trilhas de terra nas colinas a oeste de Salou estavam cobertas de cascalho solto. As condições melhoraram à medida que a passagem de cada carro desprendia pedras da linha de condução, mas o efeito de “limpeza” não foi tão pronunciado quanto o esperado.

 

Ostberg foi o segundo em Caseres e o quarto em Bot, o norueguês se beneficiou de começar mais abaixo do pedido de corrida. No entanto, tudo não estava bem dentro de seu Fiesta. A vedação estava deficiente e tanto o piloto quanto o navegador se queixaram de ter muita poeira dentro do carro, comprometendo a boa condução.

 

Andreas Mikkelsen trocou de equipe nesta etapa, da Toyota para a Hyundai... e começõu andando bem.

 

Apenas 0.1sec atrás em terceiro lugar foi Kris Meeke, que ganhou Bot em seu Citroën C3. O motorista da Irlanda do Norte foi 0,4 segundos antes do Hyundai i20 da Thierry Neuville, com o novo companheiro de equipe Andreas Mikkelsen e Dani Sordo completando os seis primeiros.

 

Menos de seis segundos cobriram o sexteto líder e o líder do campeonato, Sébastien Ogier, estava escondido logo atrás em seu Fiesta.

 

Não podemos chamá-lo de surpresa, mas nem todos de nós poderia esperar para ver no comando no Rally da Catalunha Andreas Mikkelsen, estreante no Hyundai i20 WRC (substituindo Hayden Paddon, que volta na próxima etapa), e Mads Ostberg (Ford Fiesta WRC). Os três primeiros estágios de cascalho, embora a última havia longos trechos de asfalto, favoreceu aqueles que saíram mais para trás, os dois noruegueses são tão espaçadas no comando, em geral, apenas 6/10.

 

Neste ponto, é bem conhecida a escolha da Hyundai de apontar para a Noruega, e o belga Therry Neuville poderia encontrar um ótimo aliado na mesma equipe. Apesar do surpreendente ótimo desempenho de Mikkelsen, os rivais aparecem logo atrás na classificação. Em segundo, mesmo tendo começado de forma discreta, ficou o líder do campeonato, Sebastien Ogier, a apenas 1s4 do norueguês.

 

Um dos melhores no asfalto, Kris Meeke voltou a andar em alto nível e tomou a ponta ainda na sexta-feira.

 

Kris Meeke, que andou oscilando muito na temporada, acertou a mão com o carro e fechou o dia em terceiro, 3s3 na frente do estoniano Ott Tänak, que ainda sonha em ser campeão. A quinta posição é ocupada por Mads Ostberg, que vem exatamente na frente dos outros dois pilotos da Hyundai: Dani Sordo e o postulante o título Thierry Neuville. Juho Hänninen vem em oitavo, seguido por Stéphane Lefebvre e Esapekka Lappi, que completam o grupo dos dez primeiros colocados após o primeiro dia.

 

A 53ª edição do Rally da Catalunha teve reviravoltas no seu segundo dia de competição. A começar pela punição de 30 segundos tomada por Therry Neuville, deixando-o ainda mais longe da liderança e da briga pelo título deste ano. O belga fez o que pode para recuperar um tempo precioso, com o título mundial quase um passo. Mas ele tem que superar Sebastien Ogier, pra começar, e embora o francês também tenha seus problemas de “entendimento” com seu Ford Fiesta, ele ainda Fechou bem na classificação deste sábado.

 

O desastre esteve para os lados da Hyundai, teve um dia de terror no sábado. A equipe teve problemas com Dani Sordo e com o então líder Andreas Mikkelsen, ambos com um problema de direção na especial 12, ficando para trás na classificação geral. Quem aproveitou as sessões conturbadas foi Kris Meeke, que saltou com a Citroën para a liderança. Ostberg, o Norueguês a bordo do Ford Fiesta, provavelmente atingiu a mesma vala em que Dani Sordo caiu, com o mesmo resultado de uma direção quebrada.

 

Juho Hanninen mostrou consistência e andou entre os primeiros com seu Toyota Yaris.

 

Correndo de forma segura e pensando no campeonato, Sebastien Ogier, que lidera a classificação geral do mundial, terminou o dia em segundo, 13 segundos atrás do agora líder Kris Meeke. Em terceiro lugar, bem próximo, vem Ott Tänak, companheiro de equipe de Ogier, mas que tem chances matemáticas na briga pelo título, 1,5 segundos atrás do companheiro de M-Sport e tendo uma confortável distância de 19,5 segundos para Juho Hanninen, com um Toyota Yaris. Fechando o top 5 vem Thierry Neuville, 19,2s atrás do finlandês.

 

O último dia do Rally da Catalunha reservou mais emoções do que o último dia costuma reservar. A começar pelo número de especiais e ao conjunto de possibilidades. Tantos traços e ritmos improváveis, com muito tempo de cronômetro para decidir. Tivemos um desafio incrível para decretar o vencedor de hoje. Mas certamente foi um fim de semana para esquecer de Thierry Neuville, onde a sorte ultimamente virou-lhe as costas.

 

Correndo com o regulamento no porta luvas do carro, Sebastién Ogier evitou riscos maiores e andou em 2º.

 

Com o início da primeira dos seis trechos cronometrados começando antes das sete horas da manhã, onde o sol ainda não havia surgido, descobrimos que eles estavam girando sobre o asfalto para mais de 190 km/h. Cada segundo era importante e Kris Meeke mostrou a eficácia do C3 no asfalto, o que parece não ter rivais. No meio da manhã, vimos o número 7 do Citroen em execução, com 23,9 segundos de vantagem sobre Ogier, que optou por um dia de controle para coletar pontos preciosos e não arriscar a vantagem obtida sobre seus adversários mais diretos.

 

Atrás dele, o companheiro de equipe da Estônia, Ott Tanak, distante apenas 1,8 segundos, o que é muito pouco depois de dezesseis especiais. A suspeita de um evidente trabalho de equipe para manter o francês na frente e com a maior vantagem possível na pontuação do campeonato era algo interessante. Certamente, com este duplo no pódio, Malcolm Wilson pode ter pensado em um fantástico título de construtores e duvido que alguém tebha questionado sua atitude.

 

Com um final de semana repleto de problemas, Thierry Neuville terminou sem pontuar e vê o título mais distante.

 

Na 4ª posição Toyota, e apenas um permaneceu na corrida Tendo em conta o acidente Lappi ma especial 15, sem maiores problemas para a dupla, garantiu Juho Hanninen, no entanto, muito distante, precisamente 42,8 segundos, do líder Meeke. Ostberg, depois de levar a penalidade, conseguiu subir para o 5º lugar.

 

A decepção espantada no rosto de Thierry Neuville após o abandono no domingo, visivelmente irritado na especial número 17, pelo mesmo problema que afligiu seus companheiros de equipe no sábado. Será difícil perseguir o título mundial para o belga, mas não tenho dúvidas de que Neuville não desistirá da luta até a etapa da Austrália.

 

Kris Meeke comemora a vitória, mas a Ford comemora a liderança nos campeonatos de pilotos e construtores.

 

O resultado final do Rally da Catalunha foi a confirmação da vitória de Kris Meeke, com um ótimo segundo lugar para Sebastien Ogier, 28 segundos atrás. No terceiro degrau do pódio, vimos um Ott Tanak feliz, a 5 segundos do companheiro de equipe e com a vice liderança do campeonato. Juho Hanninen foi o 4º, trazendo o único Toyota restante no top 5, com Mads Ostberg para segui-lo em 5º lugar apesar da penalidade.

 

Nos veremos novamente na etapa britânica, no país de Gales.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it