Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Bandeira Branca... Última volta! Será? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 13 October 2017 13:17

Não foram poucas as vezes que pilotos vieram à torre reclamar que estavam no meio do treino e eu os havia mandado retornar aos boxes. Explicando que não havia chamado ninguém, perguntava por que achavam isso? - Porque você mandou o Bandeirinha apresentar a “bandeira branca”, de última volta.

 

Então, nesse momento, eu tinha certeza que este piloto, ou havia corrido nos Estados Unidos ou era originário das pistas de kart indoor.

 

O Código FIA de sinalização, determina que a bandeira branca deve ser apresentada ao piloto que encontrará pela frente um veículo mais lento que o seu. Esse veículo pode ser um carro da mesma prova, porém de alguma categoria menos potente, pode ser um veículo com dificuldades mecânicas ou ainda um carro de serviço ou resgate. Dessa forma o piloto entende que deverá ultrapassá-lo assim que o encontrar na pista.

 

Apesar do código FIA de sinalização ser mundial, por algum motivo que eu não sei qual, os Estados Unidos não o usa na totalidade. Para os Americanos, a bandeira branca é apresentada para sinalizar aos participantes que estão na última volta da prova.

 

Nos Estados Unidos a bandeira branca tem um significado diferente do que se aplica nos outros países filiados à FIA.

 

Além dos Estados Unidos, no Brasil, as pistas de kart indoor utilizam todas as bandeiras do código FIA de sinalização exceto a bandeira branca que também usam para avisar ser a última volta Então, alguns pilotos que originaram do kart indoor, muitas vezes ao receberem a bandeira branca na pista, interpretam como última volta.

 

Em nossas provas nacionais ou regionais informamos a última volta com uma placa ou apenas sinalizando com a mão apresentando o dedo indicador.

 

É isso!!!

 

Abraços,

 

Sergio Berti