Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Ninguém é Inocente PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 25 September 2009 12:20

 

 

Amigos, vergonha é uma palavra leve para definir o que aconteceu ao final do caso mais imoral da F1. O conselho Mundial da FIA deu seu veredito nesta terça-feira em Paris, sobre o caso Renault e a batida em Cingapura 2008. O resultado final foi a suspensão por cinco anos do engenheiro Pat Symonds, punição até branda já que ele colaborou com as investigações. Alonso foi declarado inocente e disse que não sabia do fato para beneficiá-lo na prova asiática. Nelsinho Piquet saiu totalmente livre, apenas porque revelou o caso e colaborou com a FIA. A Renault foi condenada a dois anos de suspensão, mas só vai cumprir se for culpada de alguma irregularidade nesse período. E, finalmente, Flavio Briatore, que está banido do esporte a motor para sempre.  

 

Sim amigos, ”for lifetime” como dizem os ingleses. A manobra foi macabra. Max Mosley, Presidente da FIA, tem como maior desafeto Briatore. Pelo menos uma década de brigas entre os dois está registrada nas páginas da F1 moderna. Bernie Ecclestone é sócio de Briatore no time de futebol inglês da 2ª divisão, o Queens Parker Rangers. Isso não impediu Ecclestone, ex-patrão de Nelson Piquet na Brabham nos anos 80, de entregar de bandeja a cabeça de Flavio a FIA. Briatore é extremamente culpado do caso. Mas Nelsinho não é? Por que? Vamos defendê-lo apenas porque é brasileiro? Imagino que se Nelson pai ou filho estiverem passando pela baixada e lerem esta coluna (obviamente improvável...) podem querer me processar. Parece que é assim que eles agem em relação as críticas. 

 

 

Flavio Briatore é um manipulador consagrado de pessoas, e não só de resultados de F1. Max Mosley é reconhecidamente um dirigente com a moral arranhada pelos mais variados fatos na vida pessoal e profissional. Nelson Ângelo Piquet tem sua carreira marcada por fatos esportivos desabonadores desde a F3 e Nelson Piquet não mede consequências para defender o filho.  

 

Quem perdeu, amigos, fomos nós, que amamos estes carros que andam a mais de 300km/h a centímetros do chão. Quem perdeu foram os mecânicos e trabalhadores das indústrias automotivas, que tiveram seu trabalho maculado por um piloto demitido e manipuladores da pior espécie. Ninguém é inocente. 

 

Mais do que nunca, oremos.  

 

Last Updated ( Friday, 25 September 2009 12:27 )